Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2009 - 10:35

XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro terá livros acessíveis aos deficientes visuais

Uma programação cultural rica e diversificada espera pelos 600 mil visitantes estimados para a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre 10 e 20 de setembro, no Riocentro. Novos formatos, incluindo livros em braille disponibilizados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e a presença de importantes escritores brasileiros e autores internacionais conceituados vão formar a grade, que nesta edição homenageia os EUA e contará com um total de 67 sessões de debates e 84 apresentações voltadas para o público infanto-juvenil. A organização da Bienal do Livro inova, oferecendo ao público uma grade mais dinâmica, diversificada e especialmente desenvolvida para atender a todas as faixas etárias e perfis.

Uma das principais apostas desta edição é voltada para o público infanto-juvenil. A Floresta de Livros será o maior espaço da Bienal 2009, oferecerá diariamente uma experiência única de contato com os livros, aliando tecnologia e informação. No espaço interativo patrocinado pelo Instituto Pró-Livro, os visitantes poderão ter contato direto com livros e com as narrativas que eles disseminam por todo o mundo há séculos. Na Floresta de Livros, os livros "saltam" das prateleiras para as mãos, para os olhos e ouvidos dos visitantes, que poderão com eles interagir de diversas formas.

Os livros em braille disponibilizados pela Fundação Dorina possibilitarão às crianças e jovens cegos as mesmas experiências daquelas que enxergam. Além disto, mostra aos visitantes e editores participantes do evento, que os deficientes visuais também podem ter acesso ao mundo da leitura, além de orientar os educadores, os pais e os professores sobre o valor das obras literárias para a educação e cultura das pessoas cegas e com baixa visão. Entre os títulos estão: As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, Harry Potter e as Relíquias da Morte, de J.K. Rowling, A Felicidade das Borboletas, de Patrícia Secco, A Bruxa Mais Velha do Mundo, de Elizete Lisboa, Dorina Viu, de Claudia Cotes, entre outros.

Os livros ficarão em um espaço denominado "Sala Secreta", lugar de descanso e de encontro do leitor com o livro. Neste espaço com um grande totem de livros e sofás, as narrativas e imagens descobertas nos outros espaços da Floresta de Livros poderão ser manuseadas pelo visitante. Uma cabine da Sala Secreta permite que cada leitor faça sua própria voz ecoar, ao ler trechos de histórias ao microfone.

De acordo com os organizadores do evento, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Fagga Eventos, a Bienal 2009 foi desenvolvida pensando na qualidade e diversidade do conteúdo. "A cada edição buscamos novas formas para estimular ainda mais o hábito da leitura. Vamos apresentar propostas diferentes, que vão aproximar ainda mais os leitores do universo literário", conta a presidente do SNEL, Sonia Machado Jardim.

Até 20 de setembro de 2009, no Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555 - Barra da Tijuca, Fundação Dorina Nowill para Cegos

.Floresta dos Livros | Livros infanto-juvenis em braille produzidos pela instituição.: Floresta de Livros: A descoberta do prazer da leitura através dos sons, imagens e tato. Com 800 m², a Floresta de Livros vai misturar informação e entretenimento de forma lúdica, utilizando a tecnologia, durante os 11 dias de evento. Nela, o público juvenil e escolar vai vivenciar ciclos de histórias diferentes enquanto exploram o lugar: uma instalação multi-sensorial, cenografada com árvores "falantes" que narram trechos de livros e que têm copas formadas por letras, que criam palavras de acordo com o ângulo de visão; um livro-mágico, que a cada toque das crianças, páginas de obras importantes aparecem; uma sala secreta, onde eles poderão pegar livros e ler para os colegas com direito a palco e microfone; por fim, a floresta termina em uma clareira, local que será palco de oito apresentações diárias.

"Vamos botar a garotada para interagir com os livros", explica o curador João Alegria. A Floresta de Livros tem capacidade para receber simultaneamente até 600 crianças e contará com um acervo de gravações de trechos de diversas publicações infanto-juvenis. Segundo ele, "o objetivo é que as pessoas criem suas próprias histórias a partir desses pedaços de várias outras". O espaço, que conta com o patrocínio do Instituto Pró-Livro, ainda oferecerá apresentações de 15 minutos no fim da visita. "Serão oito entradas por dia, onde trabalharemos com formas animadas e mímicas", explica Daniela Chindler, da Sapoti Eventos, responsável pelos espetáculos.

João Alegria - João Alves dos Reis Júnior, ou melhor, João Alegria é um filósofo e historiador que também atua como roteirista e diretor de TV, do canal Futura. Ele uniu as duas áreas, e se voltou cada vez mais à comunicação de massa, com foco especial para a educação.

Fundação Dorina Nowill - Há mais de 63 anos, a Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de produtos e serviços especializados. A produção de livros e revistas acessíveis permite às pessoas cegas e com visão subnormal acesso ao mundo do conhecimento e informação. Com uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, paradidáticos, best-sellers e obras literárias em áudio e no sistema braille, livros acadêmicos e de referência no formato digital acessível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira