Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2009 - 10:37

‘Mundo do faz e conta’ Na Bienal do Livro

Projeto da rede Mundo Verde fará contação de história no estande da Editora Record, marcando início da parceria para distribuição de livros durante visitas a crianças carentes.

O projeto Mundo do Faz e Conta, desenvolvido pela rede Mundo Verde para promover noções de ecologia e cidadania entre crianças carentes por meio de contações de histórias, estará presente na 14ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A contadora de histórias Tia Dulce e seu ‘Mundinho Verde’ – um simpático bonequinho de pano que dá nome ao gibi editado pela rede e distribuído gratuitamente nas lojas – vão interagir com as crianças no estande da Editora Record.

Tia Dulce vai contar a história “O desmaio do Beija-Flor”, livro de autoria da filósofa e educadora Tania Zagury. As apresentações serão realizadas na terça e quinta-feira, dias 15 e 17, às 15h. Nesta última, a autora estará presente. A ação marca o início da parceria entre a rede Mundo Verde e a Editora Record, que prevê distribuição de kits de livros infanto-juvenis nas instituições visitadas pelo projeto. A primeira ação conjunta será em Salvador (BA), no dia 22 de setembro, onde o Mundo do Faz e Conta estará pela primeira vez (veja programação completa abaixo).

Mais sobre o projeto - Criado em 2005, no Dia Nacional do Livro (18 de abril), o projeto Mundo do Faz e Conta já contemplou mais de 20 mil crianças em cerca de 300 instituições em todo o Brasil, entre escolas públicas, orfanatos, creches e hospitais. Em 2005, a iniciativa conquistou o Prêmio Valor Social 2005, do jornal Valor Econômico.

Somente em 2008, foram visitadas 65 instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, beneficiando 9,2 mil crianças em bairros e regiões onde estão instaladas lojas Mundo Verde. A previsão para este ano é bater novo recorde de atendimentos – cerca de 10 mil crianças deverão ser atendidas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina, e em algumas cidades da Região Nordeste.

A iniciativa consiste em sessões gratuitas de contação de histórias, música, brincadeiras, oficinas de arte com material reciclável e distribuição do Gibi Mundinho Verde, com objetivo de incentivar o hábito da leitura e despertar o interesse do público infantil pela preservação do meio ambiente.

“De forma lúdica e divertida, a contadora de histórias Tia Dulce salta das páginas da ficção para levar uma verdadeira lição de ecologia, cidadania, alimentação natural, solidariedade e responsabilidade social a crianças de 3 a 11 anos”, explica Isabel Maria Antunes Joffe, fundadora do Mundo Verde e idealizadora da iniciativa. Tia Dulce – na vida real, a assistente social e voluntária Dulce Eugênia Oliveira da Silva Marinho, 52 anos – vive a personagem no gibi Mundinho Verde.

Em suas apresentações, Tia Dulce atua como uma verdadeira “ilusionista”, que tira da “cartola mágica” os conceitos e princípios do Mundo Verde, as crenças e valores da rede, em um desenrolar de surpresas que envolve as crianças em imaginação, mistério e sabedoria. Segundo Isabel Antunes Joffe, a expectativa é ajudar a promover o bem-estar e a qualidade de vida, o desenvolvimento pessoal e sócio-cultural e a resgatar a auto-estima das crianças.

O livro - Em Desmaio do Beija-Flor, Tania Zagury conta a história verídica da ave que perdeu os sentidos por hipoglicemia, para desespero das crianças que brincavam no pátio interno de um edifício, e foi salva por um endocrinologista - seu marido, Leão Zagury. O beija-flor é símbolo da International Diabetes Federation (IDF) e se utiliza apenas de glicose para o perfeito equilíbrio do meio interno de seu organismo. Reconhecida pelo trabalho dedicado a pais e educadores – 13 livros publicados e mais de 1.100 palestras em todo o Brasil –, Tania escreve, pela primeira vez, diretamente ao público infantil. Desmaio do Beija-Flor faz parte da Coleção Ecológica, da Editora Galerinha, selo da Record, que contará com 10 volumes para crianças de 4 a 12 anos. (Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – SBD)

Mundo Verde - O projeto Mundo do Faz e Conta está alinhado com a missão do Mundo Verde – "oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade” – e com o seu lema – "Preserve o Verde, o Mundo é seu”. “Acreditamos num MUNDO mais VERDE, justo e solidário! Queremos ajudar a despertar o interesse pela leitura, motivando as crianças a novos tempos e desafios, além de buscar a formação de um leitor crítico, atualizado e criativo”, acrescenta Isabel.

Atualmente o Mundo Verde é considerado a maior franquia de lojas especializadas em produtos naturais e orgânicos e outros voltados para o bem-estar e a qualidade de vida da América Latina, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). São 142 unidades em 16 estados e no Distrito Federal, além de master franquia em Portugal. O segredo da rede não está apenas na grande variedade de produtos (cerca de 5 mil itens em cada loja), mas em vender um “conceito completo em vida saudável e bem-estar”.

Pelas ações de responsabilidade social e ambiental, a rede Mundo Verde conquistou, por três anos consecutivos (2003 a 2005), o Prêmio Valor Social, oferecido pelo jornal Valor Econômico. A empresa também já recebeu o certificado de Mérito Ambiental, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza durante a 6ª Conferência Latino-Americana de Preservação do Meio Ambiente.

Projeto Mundo do Faz e Conta: http://www.mundoverde.com.br/InstitucionalResponsabilidadeMundoDoFazEConta.asp Gibi Mundinho Verde:http://www.mundoverde.com.br/InterativoGibi.asp | [email protected] | www.mundoverde.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira