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16/09/2009 - 09:30

3º Seminário Potiguar Prazer em Ler promove debate sobre a importância da leitura literária nas escolas

Inscrições vão até dia 18 de setembro; evento reunirá educadores e escritores, como Ana Maria Machado e Pedro Bandeira. Na ocasião também serão lançados o manifesto “Por um Brasil Literário” e o concurso “Escola de Leitores”.

São Paulo - Com o objetivo de estimular a troca de experiências entre escritores, educadores e instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Norte e promover a leitura literária nas escolas, será promovida a terceira edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, entre os dias 28 e 30 de setembro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), em Natal. O evento é resultado de uma parceria entre o Instituto C&A, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (Seec) do Rio Grande do Norte, a Secretaria Municipal de Educação de Natal e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN.

Participarão da cerimônia de abertura do seminário o diretor-presidente do Instituto C&A, Paulo Castro; o secretário estadual de Educação e Cultura do RN, Ruy Pereira; a coordenadora de Projetos do IDE, Cláudia Santa Rosa; o secretário municipal de Educação de Natal, Elias Nunes; a vice-presidenta da UNDIME/RN, Tercília Maria Batalha; e o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura, José Castilho.

A programação foi estruturada a fim de promover o compartilhamento de experiências, o debate qualificado e a ampliação do repertório de quem atua na gestão de políticas públicas, de sistemas de ensino e, sobretudo, na mediação de leitura. O evento contará com as presenças dos reconhecidos escritores de literatura infanto-juvenil Ana Maria Machado e Pedro Bandeira, e de autores e pesquisadores dedicados à literatura e à formação de mediadores de leitura, como o escritor indígena Daniel Munduruku, os autores Élie Bajard (SP), Nilson José Machado (SP), José Castilho Marques Neto (Brasília/DF) e Salizete Freire Soares (RN), e os educadores Tercília Maria Batalha, Mirian Dantas de Araújo, Lúcia Maria Souza da Silva e Glícia Azevedo Tinoco.

Também serão lançadas, na abertura do evento, duas importantes iniciativas de incentivo e de debate sobre a leitura literária: o manifesto “Por um Brasil Literário” e o concurso “Escola de Leitores” (ver detalhes abaixo).

O 3º Seminário integra a proposta do projeto “Escola de Leitores”, implementado a partir de 2007, com cerca de 160 educadores das escolas estaduais de Natal e Parnamirim. Este projeto é vinculado ao programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, e à política de leitura da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

O programa Prazer em Ler visa promover a leitura entre crianças e adolescentes por meio de ações em espaços institucionais diferentes, da disseminação da importância da leitura e de boas práticas nesta área e da articulação de agentes sociais que possam atuar na promoção da leitura. Trata-se de um momento de mobilização para que a Lei Estadual nº 9.169, de 2009, que dispõe sobre a criação de uma política de promoção da leitura literária nas escolas públicas, se materialize.

Incentivo à leitura literária - Duas participações aguardadas no 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler são os escritores de literatura infanto-juvenil Ana Maria Machado e Pedro Bandeira, os quais abrem e fecham o evento, respectivamente. Ana Maria fará uma sessão de autógrafos para comemorar seus 40 anos de literatura na abertura e participará da palestra “Livros infantis e mediação de leitura na escola”, no dia 29. Crianças de escolas estaduais também farão uma homenagem à escritora e exibirão uma exposição de trabalhos inspirados em sua obra.

O autor de literatura infanto-juvenil mais vendido no País, Bandeira encerrará o evento com a palestra “Da papinha do nenê à sopinha do bisavô”, no dia 30/09.

Manifesto “Por um Brasil Literário” - Outro destaque é o lançamento do manifesto “Por um Brasil Literário”, no Rio Grande do Norte. O documento será lido no dia 28, a partir das 19h.

De autoria do escritor e poeta mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, o manifesto de incentivo à leitura foi apresentado na Festa Literária de Paraty (FLIP), em julho deste ano. A ação foi idealizada pelo Instituto C&A, a Fundação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e tem como elemento principal destacar a importância da literatura e de políticas de promoção da leitura. O objetivo é acolher propostas e engajar o maior número de pessoas em torno dessa causa, primeiro passo para mobilizar o país em busca da construção de um Brasil literário.

Trata-se da primeira iniciativa em prol de um movimento nacional de incentivo à leitura de literatura no Brasil. Atualmente, há mais de 2 mil adesões ao manifesto, que podem ser feitas pelo site www.brasilliterario.org.br .

Perfil- O concurso “Escola de Leitores” será lançado no dia 28, durante a abertura do seminário. Trata-se de uma iniciativa do Instituto C&A em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e o Instituto de Desenvolvimento da Educação.

Destinado à rede estadual de ensino de Natal e Parnamirim, escolas que já integram o projeto Escola de Leitores, o concurso selecionará cinco das escolas participantes, que receberão recursos financeiros e acompanhamento técnico para implementar seus projetos de leitura. As escolas também poderão conhecer iniciativas exemplares sobre o tema no Brasil e na Colômbia, onde a política de promoção da leitura é referência mundial.

O concurso está baseado no princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”. Ele visa reconhecer a leitura como prática social que ocorre em distintos tempos e espaços, situações e modos de realização; promover o pleno exercício do direito da criança e adolescente de acesso e uso do livro; estimular a coesão de forças da comunidade, bibliotecas escolares, bibliotecas comunitárias, organizações educativas e grupos organizados para a promoção da leitura, estabelecendo parcerias para o desenvolvimento de projetos.

Além disso, busca incentivar a participação de famílias e comunidades em espaços de leitura e assegurar a visibilidade pública e busca de aprendizagens com a ação em parceria, por meio de mecanismos de monitoramento e avaliação.

O concurso integra o programa Prazer em Ler, do Instituto C&A. Os resultados serão divulgados pela SEEC no dia 15 de janeiro de 2010.

Prazer em Ler - O programa Prazer em Ler foi criado pelo Instituto C&A em 2006. Suas ações estão organizadas em torno de três frentes: desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros); disseminação da importância da leitura e de boas práticas na área; e articulação de agentes sociais que podem atuar na promoção da leitura. Atualmente, 37 instituições sociais participam do Prazer em Ler, em todo o Brasil. O programa conta com orçamento de R$ 7,2 milhões para o biênio 2008-2009.

A implementação do Prazer em Ler também contempla o envolvimento de voluntários, que são associados da C&A e acompanham as ações do programa nas instituições sociais parceiras. Eles são preparados, por meio de oficinas pedagógicas e de formação, para trabalhar na promoção da leitura. Os associados também são incentivados a ampliar seu repertório literário, por meio do acesso à biblioteca disponível em cada loja da C&A.

Perfil - O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto C&A abrange organizações sociais que atuam em 83 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário; Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.

IDE – Instituto de Desenvolvimento da Educação: O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) é uma entidade civil, sem fins econômicos, laica e apartidária, fundada no dia 01 de novembro de 2004. Tem origem nas inquietações de um grupo de profissionais, predominantemente, da área de educação, com história de luta para fazer valer os direitos da criança e do adolescente. A sua missão consiste em "promover e realizar ações que contribuam para garantir uma educação escolar de qualidade e que favoreçam o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, criando condições fundamentais para a inclusão social”. Em 2006, o IDE começou a atuar na área de promoção da leitura literária, através de projetos vinculados ao "Prazer em Ler", programa do Instituto C&A (IC&A). Em agosto de 2007 a organização aceitou o convite do IC&A para conduzir a formação de educadores (as) mediadores (as) de leitura, mediante parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), ampliando a experiência em andamento na Escola Estadual Hegésippo Reis, localizada em Natal. A primeira fase do projeto foi implementada até dezembro de 2008, envolvendo ações de formação de educadores das 79 (setenta e nove) escolas públicas estaduais de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, destas, 74 (setenta e quatro) unidades localizadas no município de Natal e 03 (três) em Parnamirim/RN. A segunda fase encontra-se em execução com previsão de ser concluída em dezembro de 2010. Foi um marco para a equipe do IDE, a organização ter se responsabilizado pela minuta do projeto de lei que d eu origem à Lei 9.169, de 15 de Janeiro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte, elevando programas e projetos da SEEC, dos seus parceiros e de outras instituições ao patamar de ações que integrarão o Plano Estadual de Leitura Literária nas Escolas (PELLE), dispositivo previsto na Lei.

3º Seminário Potiguar Prazer em Ler, de 28 a 30 de setembro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), Avenida Coronel Estevão, 3705, Bairro Nossa Senhora de Nazaré – Natal/ RN | Telefone: (84) 3232-3384 | Inscrições: pelo telefax (84) 3611-0968 ou e-mail: [email protected], até o dia 18/09/2009.

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