Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2007 - 08:14

Tecnologia da informação: ferramenta estratégica na gestão empresarial


Para o consultor em Tecnologia da Informação Miguel Ruiz, para gerar resultados positivos nas grandes corporações, a tecnologia deve ser vista como um todo e não por partes.

As grandes corporações vêm sofrendo mudanças há décadas. Os processos internos já não são os mesmos de 20, 30 ou 40 anos. As atividades que mantinham as empresas vivas naquela época, caso fossem utilizadas hoje, sem o suporte da área de Tecnologia da Informação (TI), não teriam mais do que dias de sobrevida, face à globalização dos mercados.

Para Miguel Ruiz, fundador da MR Consultoria, a TI não deve ser vista apenas como um suporte para os processos e atividades internas. Segundo o consultor, deve-se considerá-la como uma ferramenta estratégica para a eficiente gestão corporativa. “Estamos tratando de negócios que envolvem milhões ou bilhões de dólares, sendo assim, os processos, as atividades e a segurança da empresa devem estar acima de tudo. A tecnologia deve ser vista como um todo e não por partes”, ressalta.

Dados recentes do IDC informam que os gastos com TI crescerão 12,8% em 2007. Para Ruiz, que atua há 28 anos com Gestão de Tecnologia, esses investimentos só trarão o retorno esperado se estiverem alinhados aos negócios da empresa. Sempre que a empresa passa por alguma dificuldade ou mesmo quando as coisas vão bem é fundamental ter uma TI bem estruturada e alinhada com a estratégia da empresa para que se possa analisar o que está ocorrendo hoje, planejar investimentos futuros e ainda prever possíveis erros de administração ou até do próprio corpo funcional”, comenta o consultor.

“A implementação da TI nas empresas deve ocorrer sempre de uma forma planejada e estruturada, os investimentos precisam ser realizados de forma estratégica visando atender as áreas de negócio que possam tirar o melhor proveito possível da tecnologia, não é aceitável a utilização das tecnologias por si só, por modismo ou outros fatores que representem retorno à corporação”, complementa Ruiz.

Para o consultor, “a TI é atividade correlata aos negócios da organização para melhorar o atendimento ao cliente, ganhar tempo e tentar dirimir qualquer erro humano, otimizar processos e maximizar resultados”, justifica.

Segurança da Informação - A pesquisa do IDC também indica que ao final deste ano, 75% das empresas serão infectadas com códigos maliciosos não detectados, motivados financeiramente e que entrarão por vias alternativas ao perímetro principal da rede e suas defesas.

Para Ruiz, a questão da segurança da informação nas grandes organizações será solucionada pelo monitoramento contínuo. “Somente a vigilância constante fará com que as empresas se livrem das invasões”. Segundo ele, o trabalho não é reativo e sim pró-ativo. “A solução passa pela antecipação aos intrusos, bloqueando qualquer acesso antes de qualquer invasão. O que para um usuário comum não significa nada ou quase nada, pode prejudicar muito as atividades internas da empresa”, salienta Miguel Ruiz.

Preocupar-se com a gestão da TI em grandes empresas, exige expertise, demanda tempo, hardwares e softwares adequados, compartilhamento de redes, servidores bem dimensionados, uso de ferramentas que melhorem a auxiliem na produtividade das empresas - Internet, utilização de VoIP (Voz sobre o Protocolo da Internet - IP) e segurança das informações. “A falha em qualquer um desses pontos, pode comprometer a empresa. A questão está aí, gerir tudo com eficiência e manter a TI como geradora de valor para o negócio”, finaliza Ruiz.

MR Consultoria - A MR Consultoria nasceu em 1999, inicialmente, para atender a terceirização do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes de porte como: Sogefi, Blue Life, Crown Petropar, JHT, Metal 2, Bunge, Solving, Austex, Fiamm, FITESA, e mais recentemente Oxford University Press do Brasil, entre outros. A empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia da Informação (TI), fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet, voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Instalada na rua Geraldo Flausino Gomes, no Brooklin, em São Paulo, a empresa tem crescido a uma taxa de 52% ao ano, muito além das metas alcançadas pelo mercado nacional.

A estrutura da empresa é enxuta, conta com 70 profissionais, todos altamente qualificados. Miguel explica a razão do sucesso: “faz parte de nossa missão entender claramente as necessidades do cliente e fornecer serviços que possam atender tais necessidades. Utilizamos as melhores e mais atualizadas ferramentas e nossos profissionais são os mais capacitados existentes no mercado. Excelência operacional e dinamismo são os nossos diferenciais.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira