Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2009 - 10:14

Fórmula Truck corre em Buenos Aires


A Fórmula Truck irá acontecer em solo argentino no próximo dia 20 de setembro. Será a primeira vez que a categoria terá uma prova fora do Brasil. As carretas contendo os F-Truck e parte da estrutura da organização já estão na Argentina e entraram no autódromo Oscar Galvez nesta segunda feira (14/09).

Em 2000, o criador da Fórmula Truck Aurélio Batista Félix anunciou para as equipes e pilotos que deveria fazer em breve a primeira corrida fora das fronteiras brasileiras. O ano prometia mesmo com a evolução precoce em que a categoria de caminhões brasileira passava e se posicionava no cenário nacional. Mas até aí, acreditar que os F-Truck estariam correndo no tradicional circuito Oscar Valdez em Buenos Aires, muita água tinha que rolar. E rolou como previu e trabalhou o fundador da F-Truck. O encontro acontecido mais tarde entre Aurélio e o piloto argentino Gaston Mazzacane evoluiu rapidamente para um acordo que iniciou com a participação em algumas provas da Truck do consagrado piloto argentino.

Levado a frente por Neusa Félix após a morte de seu marido Aurélio no início de 2008, a parceria com o automobilismo argentino foi confirmada neste ano, com a Top Race correndo em Interlagos junto com a F-Truck no dia 19 de julho. Agora é a vez dos caminhões correrem junto com a Top Race em Buenos Aires. Será no Racing Day preparado pelos organizadores argentinos como "A corrida do ano”.

Os F-Truck foram totalmente revisados mecanicamente e com suas pinturas refeitas para a etapa de Buenos Aires. “É um marco para a categoria que já tem o sucesso reconhecido no Brasil e vai mostrar um desenvolvimento tecnológico e estrutural único no mundo em termos de corrida de caminhões”, diz com entusiasmo o mais antigo piloto da categoria, Renato Martins, também dono da RM Competições Volkswagen. Ele carrega no vasto currículo a primazia de ser o maior vencedor da categoria – 27 vitórias, além de duas vezes campeão, 1996 e 2006.

O tetra campeão da F-Truck, o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) também se mostra animado para essa prova no circuito número 8 do tradicional circuito Oscar Valdez. Cirino junto com o Aurélio foi o responsável pela escolha do traçado de 3.380 metros de extensão. "Vai ser um grande evento e o traçado foi escolhido por ter uma largura que possibilita ultrapassagens e duas retas onde os F-Truck devem andar acima de 200 km/h. Ficaria muito feliz de vencer a prova no circuito que eu mesmo escolhi”, conta Wellington Cirino.

Para Roberval Andrade (Scania), além da novidade de correr pela primeira vez fora do Brasil, o lado do campeonato continua inserido em seus planos para a sétima etapa. Afinal ele vem de uma vitória em Interlagos, São Paulo e um segundo lugar em Londrina, no Paraná que o colocou em terceiro na tabela de classificação com 93 pontos. "Agora é para valer e trabalhamos para chegar à frente. Sem contar que, se eu vencer em Buenos Aires, vou ficar para a história”, lembra o campeão da F-Truck de 2002. A sua frente estão dois fortes concorrentes da RM Competições Volkswagen, o líder Valmir Benavides com 128 pontos e Felipe Giaffone, segundo colocado, com 109.

"O público argentino é tradicionalmente um amante de corridas de automóveis e motores preparados. Eles gostarão muito de ver a preparação dos motores da F-Truck com a velocidade e o som de equipamentos de competição de primeira”, lembra Felipe Giaffone. Mesmo concentrado na disputa pelo título, o atual líder Valmir Benavides reconhece o grande evento em Buenos Aires para a F-Truck e mostra sua visão pelo lado do campeonato. "Não vou correr preocupado com o campeonato, a diferença de pontos é pequena e vou tentar marcar mais um pódio e fechar o ano com pódio em todas as corridas. Ou quem sabe ser campeão”, comenta Benavides, que subiu ao pódio em todas as provas da temporada, com uma vitória, um segundo, dois terceiro e um quarto lugares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira