Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2009 - 09:45

Em Barretos, guardas trocam a farda para defender a paz no trânsito


De 18 a 25 de setembro agentes municipais de Barretos vão trabalhar com a camiseta da campanha Paz no Trânsito.

Os trinta agentes municipais de trânsito que atuam em Barretos estarão trabalhando com um traje diferente a partir desta sexta-feira, dia 18. Eles vão trocar a farda por uma boa causa e vestirão a camiseta da campanha Paz no Trânsito que a cidade está promovendo em uma união de forças públicas e privadas visando a diminuição da violência no trânsito. A ação com os agentes vai acontecer de 18 a 25 de setembro, Semana Nacional da Educação no Trânsito.

“Resolvemos ‘tirar’ a farda dos agentes para chamar bastante a atenção de toda população para o nosso projeto que difunde a paz no trânsito”, explica Galbas Ruy Fernandez, diretor de Trânsito da cidade. Os guardas também estarão distribuindo folhetos e orientando condutores e pedestres com relação à prevenção da violência no trânsito.

Além da ação direta com os agentes, o projeto Paz no Trânsito de Barretos também abrange diversas outras ações como a distribuição de 12 mil cartilhas para os alunos do ensino fundamental. As cartilhas trazem ilustrações, jogos interativos e lições que pregam a educação no trânsito e combate a violência. As crianças também receberão folhetos educativos que têm como objetivo atingir toda a família.

A campanha também contará com uma intensa campanha publicitária com outdoors, busdor, adesivos de carro e mídia nas rádios, jornais e TV locais que serão propulsoras de mensagens de segurança e comportamento adequado no trânsito. “Queremos atingir o máximo de pessoas possível para que consigamos de fato diminuir a violência no trânsito de Barretos”, diz o diretor.

Números do trânsito - A violência no trânsito no Brasil faz aproximadamente 3 mil vítimas por mês, com um índice de fatalidade quatro vezes maior do que o registrado nos países desenvolvidos. 64% destes acidentes são causados por falha humana, ou seja, erros que poderiam ser evitados como dirigir sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes, excesso de velocidade, inexperiência, falta de atenção e falha de observação.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil tem o quinto maior número de mortes no trânsito de todo o mundo. A OMS utilizou dados de 2007, com o objetivo de comparar todos os países. Segundo dados oficiais naquele ano, houve 35,1 mil mortes causadas por desastres com automóveis no Brasil. Especialistas acreditam que esse número pode ser bem maior, pois só são contabilizadas as mortes que ocorrem no local do acidente. Em termos absolutos, o número brasileiro só é inferior ao de outros quatro países: Índia (105,7 mil), China (96,6 mil), Estados Unidos (42,6 mil) e Rússia (35,9 mil).

Estima-se que o prejuízo anual no país por conta dos acidentes de trânsito seja de cerca de R$ 105 milhões.

Empresas apoiadoras do Projeto Paz no Trânsito: O Projeto Paz no Trânsito de Barretos conta com o apoio das seguintes empresas privadas e instituições: Porto Seguro, Pé Pneus, DePaschoal, Panorama Veículos, Mack Color, Viasa, Danúbio Azul, Posto Berrantão, Unifeb, Os Independentes e Associação Comercial e Industrial de Barretos. [ Foto: Campanha "Paz no Trânsito" | Outdoor traz mensagens "chocantes" para chamar a atenção da população ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira