Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2007 - 08:29

ExxonMobil Anuncia Recorde de Perfuração de Poço

Irving, Texas-A Exxon Mobil Corporation (NYSE:XOM) divulgou hoje que a sua subsidiária, Exxon Neftegas Limited (ENL), finalizou a perfuração do poço Z-11, o poço perfurado de maior profundidade (ERD) do mundo. Localizado na Ilha Sakhalin no mar do Leste da Rússia, o recorde alcançado do Z-11 foi uma profundidade de 11.282 metros (37.016 pés ou mais de sete milhas).

O Projeto de multifase Sakhalin-1 inclui o campo de Chayvo localizado entre 8 e 11 quilômetros (5 a 7 milhas) no mar. O Z-11 foi perfurado no reservatório de Chayvo com a plataforma Yastreb, a maior plataforma de perfuração terrestre do mundo. No total, o campo de Chayvo alcançou o seu pico de produção de 250.000 barris (34.000 toneladas métricas) por dia em fevereiro de 2007 após sua entrada em produção dentro do programado em outubro de 2005.

O Z-11 é o 17º. poço de produção ERD do Projeto Sakhalin-1 a ser finalizado. Ele foi perfurado em 61 dias, mais do que 15 dias antes do programado, com um custo inferior e sem incidentes de segurança e de meio ambiente.

Desde a perfuração do primeiro poço do Sakhalin-1 em 2003, o tempo necessário para a perfuração desses poços foi reduzido em mais de 50%. Comparado com os padrões da indústria, os poços do Sakhalin-1 são os poços ERD perfurados mais rapidamente do mundo.

"A ExxonMobil, através da operadora Exxon Neftegas Limited, está muito contente do Consórcio de Sakhalin-1 ter batido este recorde tão importante", disse Neil Duffin, presidente da ExxonMobil Development Company. "O nosso consórcio se dedica ao desenvolvimento contínuo do Projeto Sakhalin-1, e isso exigirá um significante investimento, planejamento, execução, experiência operacional e utilização de tecnologia de ponta".

A equipe do projeto aplicou as tecnologias proprietárias da ExxonMobil, incluindo a tecnologia Integrated Hole Quality (IHQ - Qualidade Total do Orifício) e a de Fast Drill Process (Processo de Perfuração Rápida), no poço Z-11.

"Com a física das validações de modelagem e experimental da nossa tecnologia IHQ pudemos desenhar e perfurar com sucesso o Z-11", disse Steve Cassiani, presidente da ExxonMobil Upstream Research Company. "Com esta tecnologia, pudemos levar em consideração vários fatores interdependentes, incluindo a resistência da rocha, a tensão e a hidráulica do poço, antes da perfuração".

Em conjunto com a tecnologia IHQ foi usado também um processo de otimização chamado de Fast Drill (Perfuração Rápida), uma ferramenta de análise de energia e processo de trabalho que permite que o pessoal do local e de engenharia de perfuração da plataforma possa maximizar a performance de cada metro perfurado.

O Projeto Sakhalin-1 trará uma economia substancial para a Rússia, incluindo uma receita direta de mais de US$50 bilhões para o estado russo, grandes melhoras de infra-estrutura, transferência de tecnologia e o fornecimento de gás natural para clientes do Khabarovsk Krai no lado mais oriental da Rússia. Devemos destacar que mais de 80% das perfuradoras do Projeto Sakhalin-1 são russas e os contratos concedidos para companhias russas chegaram a aproximadamente US$3.8 bilhões.

A Exxon Neftegas Limited (30% de participação) é a operadora do projeto que conta também com a participação da companhia japonesa Sakhalin Oil and Gas Development Co. Ltd., (30% de participação); afiliadas da Rosneft, a companhia estatal de petróleo russa RN-Astra (8,5% de participação), Sakhalinmorneftegas-Shelf (11,5 de participação); e a companhia estatal de petróleo da Índia, ONGC Videsh Ltd. (20 de participação). | www.exxonmobil.com.| Por: AE | Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira