Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2009 - 10:20

Franquias internacionais buscam investidores brasileiros para iniciar seus negócios no Brasil

A americana It’s Just Lunch cadastra solteiros interessados em encontrar parceiros e agenda encontros. Hartcouts, nascida na Nova Zelândia, é uma das maiores imobiliárias do mundo.

São Paulo – Duas franquias internacionaisestão em busca de parceiros brasileiros que se interessem em iniciar suas operações no Brasil.Quem apresenta as propostas de negócio éPaulo César Mauro, presidente da Global Franchise - empresa especializada no desenvolvimento de franquias no Brasil e no exterior. “São franquias especiais e interessantes com muitas chances de sucesso”, alerta.

Uma delas é a It´s Just Lunch. “Trata-se de um negócio de integração de pessoas de alto nível que procuram parceiros para relacionamentos duradouros e estejam cansadas dos métodos convencionais”, define Mauro. A It’s Just Lunch cadastra solteiros interessados em encontrar parceiros e, de acordo com o perfil desejado pelas partes, agenda encontros que propiciem uma futura relação a dois.

Fundada em 1991, nos Estados Unidos, mantém 85 unidades em mais de 40 estados norte-americanos, além de 12 unidades no Canadá, República Dominicana, Irlanda, Inglaterra, Austrália, Tailândia e Singapura. Para expandir-se na América do Sul, a It’s Just Lunch está vendendo uma Franquia Unitária, tendo o Brasil como território e a Global Franchise como intermediária. “O valor de US$ 150 mil inclui os direitos de uso da marca e do sistema”, relata Mauro. “Será apenas uma unidade, já que o serviço é essencialmente virtual, com atendimento por telefone ou pelo site. A função da Global é apresentar o negócio ao candidato, acompanhá-lo aos Estados Unidos para conhecer seu funcionamento e dar todo o suporte de implantação.”

Segundo o consultor, as expectativas são bastante positivas, já que existem poucas empresas sérias que atuem nesse mercado e a maioria realiza serviços automatizados, preocupando-se mais com o lado tecnológico e com a quantidade, do que com seleções personalizadas. “Mais adiante, esse mesmo franqueado pode sentir a necessidade de montar escritórios em outros locais, considerando-se o tamanho do país e as exigências de um público tão amplo”, destaca.

Imobiliária - Tradicional franquia do ramo imobiliário, a neozelandesa Harcourts está em busca de um máster franqueado no Brasil. Paulo César Mauro afirma que o mercado é promissor. “Nos Estados Unidos, 60% do setor de imobiliárias é representado por franquias. No Brasil, o índice é menos de 1%. O mercado deve mudar rapidamente nos próximos anos e quem souber visualizar esta oportunidade sairá na frente”.

A Harcourts é uma das mais tradicionais imobiliárias do mundo. Foi fundada em 1888 na Nova Zelândia e, atualmente, conta com 600 franquias e 4 mil corretores em países como Austrália, China, Ilhas Fiji, Indonésia, África do Sul, Boswana e Zâmbia, além de atuar em seu país de origem. “A rede possui, ainda, escritório próprios, por meio do órgão “The Leading Real Estate Companies of the World” e participa da rede “Luxury Portfolio Fine Property Collection” – por meio da qual aciona aos líderes do mercado de residências de valores acima de U$ 1 milhão em todo o mundo.”, completa Mauro.

Na visão do consultor, o grande diferencial da Harcourts não é só sua capilaridade, mas sim, um poderoso sistema de gerenciamento de vendas e de publicidade inédito no Brasil. “É um recurso que facilita a venda de imóveis de forma significativa”, ressalta o consultor.

A Harcourts quer entrar no Brasil por meio de franquias Máster instaladas em regiões já determinadas – que terão o direito de explorar o mercado abrindo outras unidades franqueadas. A marca dá preferência a empresas que já atuem no setor.

O valor de investimento nas franquias Máster variam de acordo com o tamanho do território, com valores a partir US$ 200 mil. Os royalties são de 1% sobre o faturamento dos franqueados.

Global Franchise - No mercado desde 1987, a Global Franchise é uma das mais expressivas empresas de desenvolvimento de canais de distribuição por meio do sistema de franquias. Desenvolveu diversos projetos no Brasil e no exterior, colaborando para o crescimento do sistema de franchising na América do Sul. É pioneira na introdução de franquias internacionais no Brasil e na exportação de marcas nacionais. Atualmente, participa do projeto de expansão internacional de franquias assinado entre a Associação Brasileira de Franquias e a APEX - Agência de Promoção e Exportação do Ministério do Desenvolvimento.

Oferece a seus clientes – empresas nacionais e internacionais – soluções práticas e inovadoras a fim de levá-los a atingir plenamente suas metas empresariais: divulgação do sistema de franchising para shoppings em fase de inauguração e promoção de rodadas de negociação(Franshop); consultoria na busca por pontos comerciais mais adequados para cada tipo de franquia (FranRealty); consultoria para franqueadoras internacionais que querem expandir-se no Brasil (FranImport) bem como para as empresas nacionais que querem levar suas marcas ao exterior (FranExport); formatação de novas franquias (FranStart) e seleção de franqueados (FranMatch); A Global Franchise também oferece aos clientes espaço em seu portal internacional de intercâmbio de negócios em franquia (FranWeb) e estuda a viabilidade de associar-se a empresas franqueadoras, uma maneira de reverter mais de duas décadas de experiência com o sistema em bons negócios (FranVenture).

Em se tratando de expansão de franquias, a Global conta com um departamento comercial altamente profissional, comandado por Eládio Toledo, que oferece os serviços FranExpand e o FranShow, neste caso, um criativo modelo de feiras itinerantes que apresenta negócios, nas mais diversas regiões, para interessados em franquias.

À frente da Global Franchise estão os consultores Paulo Cesar Mauro e Wagner Lopes D'Almeida. Mauro é autor do livro "O Guia do Franqueador" e recebeu o prêmio "Empreendedor do Novo Brasil", concedido pelo Endeavor em parceria com a Revista S.A. D’Almeida é um profissional com grande experiência na implantação e administração de sistemas de franquias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira