Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2009 - 10:22

Rachel Marques de Sá Arquitetura & Construção


Ambiente Foyer e a arquiteta Rachel Marques com o design Hans Donner

Ambiente Foyer volta ao passado e acessa o futuro, levando o visitante a refletir sobre o tempo.

Em um dos pontos mais acessados do Casa Cor Rio 2009 – o hall do segundo andar –, o espaço Foyer convida o visitante a refletir sobre o tempo. À concepção tradicional de foyer (espaço de passagem e de encontro com uma mesa no centro), a arquiteta Rachel Marques de Sá acrescentou a história de um colecionador de relógios. Exemplares raros e históricos estão expostos em duas estantes estrategicamente separadas pela moderna concepção de relógio criada pelo designer Hans Donner, o Timension. O conceito de Hans parte justamente da alternância de luz e sombra, de dia e noite, e serviu de inspiração para Rachel Marques resgatar a identidade visual do homem com a hora.

Para atingir o objetivo, Rachel Marques harmoniza as modernas tecnologias sustentáveis com o conceito de ‘ecotempo’ – o tempo ligado à natureza através de imagens em transição. Opções de materiais não agressivos ao meio ambiente estão em cada detalhe, assim como o contraponto entre o ontem, o hoje e o amanhã.

O ambiente conta com duas estações, uma de trabalho e outra de descanso, cada qual com um painel da artista plástica Lívia Buriti trazendo imagens do cotidiano que remetem à visão histórica do relógio, com ênfase no Pop Art. Nas estantes, 30 exemplares de colecionadores brindam o visitante, que pode apreciar verdadeiras obras de arte, a maioria criada há mais de 180 anos. Entre as raridades, destacam-se um relógio com mais de 300 anos de história, que passa de geração em geração de uma mesma família, e três do acervo da família do ex-presidente João Figueiredo, sendo dois deles com mais de 80 anos de idade.

Nas paredes do foyer, lançamentos da Suvinil em sintonia com a sustentabilidade: mármore (sem extração), aço escovado (sem minério) e jeans (sem algodão) – as novas texturas feitas à base de água.

A iluminação desenvolvida pelo light designer Jorge Oliveira, traz lâmpadas de alta eficiência, que aliam benefícios na manutenção, consumo e na função da luz. Por exemplo, a moderna fluorescente T5, que dura 16 mil horas, garante 30% a mais de fluxo luminoso e consome 65% de uma lâmpada tubular comum. A lâmpada de vapor metálico, além da durabilidade, permite que quatro exemplares substituam 30 das antigas.

O espaço apresenta também a luminária suspensa ‘Zoom’, que traz no nome sua maior virtude, a flexibilidade. A peça alemã explora o conceito pantográfico, permitindo que mude de tamanho, pois a sanfona de malha flexível em aço inoxidável pode ser estendida e empurrada para trás novamente. Desta forma, Zoom é capaz de se adaptar às circunstâncias específicas do momento, assumindo diversos diâmetros com leveza e excelência.

O ambiente conta ainda com a cadeira ergonômica da Zody, 100% reciclável e que se ajusta ao corpo do usuário, e com móveis Celmar fabricados com madeira de reflorestamento.

“O tempo hoje é uma das palavras mais pronunciadas pelo homem moderno. Nossa proposta convida à reflexão justamente em um ponto de passagem, onde as pessoas terão de lidar com o tempo para visitar o evento”, explica Rachel Marques.

Produtos com tags, um novo conceito de mídia: Rachel Marques apresenta no Foyer do Colecionador um novo conceito de mídia sustentável: tags associadas aos produtos, permitindo que os visitantes capturem e armazenem as informações através de seus aparelhos de celular. O sistema dispensa o uso de papel e tinta para a impressão de folheteria.

Os tags prometem revolucionar a maneira de se obter informações sobre peças, objetos e produtos em geral. Para o Casa Cor, os tags estarão em displays que poderão ser usados como porta-copos. Sobre o uso das Tags, a arquiteta enfatiza: “A utilização desta mídia favorece os projetos de arquitetura e decoração de forma totalmente sustentável, ao não utilizar fiação em geral, normalmente fabricadas com cobre. Diminuímos o consumo, e protegemos o meio ambiente e a sociedade”. [ Site: www.rachelmarquesdesa.com] | Por: Tânia Martins F. de Miranda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira