Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2009 - 10:44

Alstom reforma caldeiras da usina Presidente Médici

A Alstom assinou um contrato de cerca de 30 milhões de euros com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) para a recuperação das unidades 3 e 4 da Usina Termelétrica Presidente Médici - UTPM - Candiota, situada perto do município de Candiota, no Rio Grande do Sul.

O escopo do contrato da Alstom, assinado em 1º de setembro, envolve a concepção, construção, desmontagem e montagem de componentes modernos nas caldeiras das duas unidades de 160 MW. As modificações na usina serão implementadas no primeiro semestre de 2011.

Em 2008, a Alstom havia realizado um levantamento da usina e fez recomendações para a CGTEE sobre como melhorar a produção da planta e restaurar suas unidades. A Alstom é a fabricante original das caldeiras, que entraram em operação pela primeira vez em 1986. A assinatura deste contrato é mais uma oportunidade para as duas companhias darem continuidade a esta parceria de longa data.

A recuperação das duas caldeiras vai promover a utilização do carvão brasileiro como fonte de energia alternativa para a rede elétrica nacional. O Brasil gera mais de três quartos de sua eletricidade por meio de hidrelétricas, no entanto, em 2001, foi necessária uma revisão nacional dessa geração, apontando para a necessidade de reservas de eletricidade por outras fontes. As melhorias para as unidades 3 e 4 da usina Presidente Médici vão reforçar a promoção de fontes alternativas para atender ao potencial de geração nacional.

A Alstom forneceu equipamentos para mais de 50% da base instalada no Brasil e é líder na área industrial de produção de máquinas para hidrelétricas no País. Nos últimos dez anos, a empresa produziu mais de 100 turbinas e geradores para projetos de energia no Brasil.

Perfil: A Alstom é líder mundial em geração de energia e infraestrutura ferroviária e é referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo e também fornece usinas integradas para a geração de energia, além de serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica. O Grupo emprega 81.500 pessoas em 70 países e registrou encomendas de 24,6 bilhões de euros em 2008/2009.

Perfil: A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) foi criada em julho de 1997. Em novembro de 1998 seu controle acionário foi transferido para o governo brasileiro. Em 31 de julho de 2000, a CGTEE tornou-se uma empresa do Grupo Eletrobrás. A CGTEE possui os direitos de exploração e produção de energia através de suas usinas termelétricas instaladas no Rio Grande do Sul: Usina Termelétrica Presidente Médici - UTPM - Candiota (446 MW), Usina Termelétrica São Jerônimo - UTSJ (20 MW) e Nova Usina Termelétrica Porto Alegre - NUTEPA (24 MW).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira