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17/09/2009 - 10:45

PUC-SP abre matrículas para curso que trata da observação do bebê no primeiro ano de vida

Curso pretende aprofundar e atualizar conhecimentos teórico-clínicos para os profissionais que atuam ou pretendem atuar no atendimento clínico à primeira infância.

O curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) e ministrado pelo prof. Victor Guerra (Asociacion Psicoanalitica del Uruguay), visa aprofundar e atualizar conhecimentos teórico-clínicos para os profissionais que atuam ou pretendem atuar no atendimento clínico à primeira infância.

Instrumento primordial de formação do profissional da pequena infância, a observação como experiência de contato com o mundo emocional de um bebê e de seu ambiente, forma parte de um momento fundamental para quem deseja trabalhar com a primeira infância nos dois espaços de trabalho - o clínico e o educacional. Com esta integração, pretende-se acolher as questões que os profissionais que estão inseridos nestes contextos vêm se fazendo já há algum tempo e que podem ser respondidas tanto à luz da teoria psicanalítica quanto a partir de um espaço que privilegia a interlocução interdisciplinar para se pensar a primeira infância. Observar um bebê e seu entorno implica, portanto, uma forma particular de aproximação da construção do psiquismo, como também implica uma forma de participação de experiências primárias que acarretam uma mobilização emocional, ao colocar em suspenso os mecanismos de pensamento próprios do processo secundário e ao facilitar uma impregnação emocional e sensorial da experiência.

Os elementos não-verbais da comunicação, que correspondem ao discurso ancorado no corpo através do qual a mãe (ou outro adulto) escreve seu próprio alfabeto pulsional no corpo do bebê, implicam em si mesmo uma "co-escritura", já que também o bebê funda sua própria caligrafia, sendo ao mesmo tempo sujeito passivo e ativo na construção de sua subjetividade. Este "circuito de co-escritura" persiste ao largo de toda a vida já que na relação com os outros tanto o que corresponde aos elementos supra-segmentares da linguagem como à gestualidade, têm tanto valor como o conteúdo verbal da comunicação.

Desta maneira, a sensibilização ocasionada pela observação do bebê nos abre um caminho para o reino do não-verbal presente em todo ato comunicativo e/ou terapêutico.

Neste curso serão trabalhados os elementos básicos de quatro formas diferentes de observação de bebês: Método E. Bick, modelo de observação de M. David e G. Apel (Pykler-Loczy), a perspectiva intersubjetiva e a presença do outro e a observação em creche e a prevenção de dificuldades.

Dirigido a profissionais e estudantes de Fonoaudiologia, Medicina, Pedagogia e outros profissionais que atuam ou pretendam atuar no atendimento clínico à primeira infância, o curso acontece no dia 25/9 das 15 às 22 horas e no dia 26/9 das 8 às 16 horas na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo. [ Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e [email protected]].

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