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17/09/2009 - 11:00

Como será o carro do futuro? Delphi destaca tecnologias que reforçam a conectividade dos veículos


Frankfurt, Alemanha – Aproveitando à edição 2009 do IAA, Salão do Automóvel de Frankfurt (na Alemanha), a Delphi, destaca as tecnologias relacionadas à conectividade que irão equipar o carro do futuro.

Atendendo à crescente demanda dos consumidores pela variedade de opções de entretenimento e comunicação, os veículos de hoje e do futuro não só transportam passageiros, mas também os entretêm, informam, protegem e conectam. Como líder mundial no fornecimento automotivo, a Delphi oferece diversas inovações que ajudam a manter os usuários conectados.

- Sistemas aprimorados de conectividade de dados – Os consumidores cada vez mais demandam opções e variedades para que se mantenham conectados enquanto estiverem dentro de seus veículos. Com os sistemas de conectividade de dados da Delphi, as alternativas são realmente ilimitadas. Os sistemas, que incluem entradas auxiliares, conjunto de cabos, sistemas de conexão e hubs, permitem aos passageiros acessar dispositivos pessoais tais como iPods e pen drives, além de buscar e efetuar download de arquivos de músicas para a reprodução no sistema de áudio do veículo. Essas entradas também permitem que os passageiros visualizem imagens armazenadas em cartões de memória como fotos, joguem vídeo games, carreguem a bateria de aparelhos como o celular, entre outras funções. As interfaces entre o sistema de dados do veículo e o dispositivo do passageiro podem ser alocadas convenientemente para fácil acesso. Essas conexões incluem entradas padrão USB, conectores RCA para vídeo games, entrada analógica para fones de ouvido, entrada SD para cartão de memória – qualquer opção que satisfaça as necessidades e desejos dos consumidores. O hub USB automotivo da Delphi permite que múltiplos dispositivos sejam conectados ao veículo e a recentemente lançada Porta Combo pode ser configurada em qualquer combinação de portas avulsas oferecidas.

Expectativa para as estradas: uma grande montadora norte-americana escolheu a Delphi como a única fornecedora de conectividade para modelos com início de produção em 2010.

– Sistema de conectividade de dados digitais em alta velocidade (High-Speed Digital Data - HSDD) – O conjunto de cabos e conectores HSDD da Delphi são projetados para estabelecer conexão dos vários sistemas de dados do veículo ao motorista. Essa tecnologia remove uma importante barreira para a implementação de uma vasta gama de conectividade dentro do veículo, ao oferecer um único sistema econômico que se comunica por meio de vários protocolos de alta velocidade incluindo USB, 1394, LVDS, FlexRay, eMOST e Ethernet.

Expectativa para as estradas: iniciando com o modelo 2009, o HSDD da Delphi foi incluído nos novos veículos da GM na Europa.

– Visor Dual-View (Dupla Visualização) – O visor de informação central do veículo tem sido normalmente utilizado pelos motoristas para informações de navegação, entretenimento e ajuste dos sistemas, porém as pesquisas de mercado demonstram que os passageiros gostariam de utilizá-lo para ver televisão ou filmes, ou ainda navegar na Internet ou responder e-mails. Todas essas funções estão se tornando possíveis com os progressos tecnológicos. O visor Dual-View da Delphi já atendeu ao desejo dos passageiros do banco da frente de assistir a conteúdos diferentes dos visualizados pelos motoristas, utilizando um inovador sistema eletrônico que permite que cada um veja diferentes imagens na mesma tela. A tecnologia reconhece se o passageiro ou o condutor utiliza o controle do sistema e habilita ou desabilita o conteúdo apropriadamente.

Expectativa para as estradas: a tecnologia dual-view foi recentemente lançada no Japão e Europa.

- Conectividade Bluetooth™ - Os pesquisadores prevêem que em 2010 70% dos usuários de telefonia móvel na Europa e 65% nos Estados Unidos terão Bluetooth. A interface para Bluetooth da Delphi já torna possível a utilização do celular dentro do veículo sem a necessidade das mãos. Em um futuro próximo, novos recursos como Message Access Profile (MAP) e Personal Navigation Profile (PNP) serão integrados dentro do receptor e permitirão que e-mails e mensagens de texto sejam enviados através do sistema infotainment do veículo. Com o tempo, o Bluetooth de alta velocidade (Bluetooth 3.0) permitirá a implementação de aplicações adicionais, incluindo vídeos de alta qualidade para telas localizadas atrás dos assentos, por meio de conexão sem fio (wireless). Aproveitando o conhecimento de sua subsidiária - a Mecel - a Delphi está definindo a tecnologia de seus produtos utilizando uma plataforma completa de Bluetooth automotivo, que inclui um programa de compatibilidade global projetado para simplificar a implementação desta conectividade nos veículos. Esse programa assegura compatibilidade mundial para os telefones móveis e reduz os custos de desenvolvimento para aumentar o valor ao cliente.

Expectativa para as estradas: espera-se que a conectividade Bluetooth se torne padrão para a próxima geração de sistemas infotainment.

– Próximas Gerações de Sistemas de Recepção – As próximas gerações de sistemas de recepção incluirão a Multiple Input Multiple Output Antenna (MIMO) da Delphi, uma nova tecnologia esperada para 2011. As capacidades da antena MIMO melhoram a recepção de sinal, além de fornecer excelente escalabilidade de rede e adaptação de link para acesso sem fio. Espera-se que a escalabilidade e a adaptação de link sejam essenciais para possibilitar futuras aplicações, que possuam requerimentos de alta eficiência espectral como conectividade de Internet móvel, produtos de multimídia em tempo real e vídeos streaming. Caracterizada como altamente confiável, a tecnologia da antena MIMO ajudará a preparar o caminho para aplicações de comunicação V2V (veículo-para-veículo) e integração de aparelhos móveis.

Expectativa para as estradas: espera-se que a tecnologia MIMO da Delphi esteja pronta para produção em série em 2011.

– Entretenimento Digital – A introdução de tecnologia digital está modificando significativamente as opções de áudio e vídeo para clientes no mundo todo. A Delphi já levou as tecnologias de rádio e vídeo para o mundo digital, permitindo a recepção de alta qualidade, som superior e serviços de dados inovadores. Tecnologias especializadas em áudio, vídeo e de sintonia estão sendo utilizadas para fornecer sistemas de entretenimento distintos e compatíveis com diversas regiões e padrões internacionais, incluindo rádio High Definition, DRM/DRM+, DAB/DAB+, DMB ou SDARS.

Um grande sucesso na América do Norte, espera-se que o rádio por satélite seja disponibilizado na Europa dentro de poucos anos. A Delphi está auxiliando a indústria automobilística a oferecer centenas de canais de esporte, comédia e atualidades em todo o continente. A transmissão via satélite é recebida em qualidade digital e, com a ajuda de repetidores terrestres, os usuários podem manter a recepção ininterrupta por onde quer que se dirijam. A tecnologia receptora patenteada da Delphi tem resultado em mais capacidade de dados dentro de uma alocação de frequência anteriormente utilizada somente para transmissão de rádio via satélite. Essa tecnologia permite a recepção de televisão em veículos, ao mesmo tempo que preserva a infraestrutura existente de rádio via satélite.

Expectativa para as estradas: fornecedores de serviços via satélite na Europa prevêem a introdução de entretenimento via satélite dentro dos próximos anos.

- Sistema de Recepção de TV Mundial – O Sistema de Recepção Mundial Fuba™ da Delphi utiliza múltiplas antenas, amplificadores integrados e tecnologia ScanDiv™ para fornecer a recepção de TV em veículos com alta performance. A tecnologia patenteada ScanDiv seleciona automaticamente o melhor sinal de áudio e vídeo das quatro antenas do sistema para fornecer aos passageiros alta qualidade de áudio e vídeo. O receptor multipadrão é compatível com sinais analógicos NTSC, PAL e SECAM, bem como os sinais digitais - MH, DVB-T e ISDB-T.

Expectativa para as estradas: esse sistema está disponível atualmente em alguns veículos BMW, Daimler, GM, SGM e Porsche.

– Interface de Condutor Integrada ­ – Uma das mais novas soluções para veículos da Delphi, a interface de condutor integrada está auxiliando os motoristas a se manterem focados em um campo de visão de 20 graus enquanto mantêm os olhos na estrada e as mãos no volante. A interface de condutor integrada, conforme demonstrado pelo protótipo de veículo do futuro ICP da Delphi (sigla em inglês para Informação, Conveniência e Proteção), ajuda o condutor a administrar o alto conteúdo e o complexo ambiente em que o veículo se insere, com informações consistentes e de fácil acesso.

Expectativa para as estradas: essas tecnologias devem estar disponíveis a partir de 2012.

– Painel de Instrumento Reconfigurável – A Delphi oferece uma vasta gama de instrumentos eletrônicos desde painéis de instrumentos híbridos destinados a veículos de alto valor, a painéis de instrumentos totalmente reconfiguráveis. A arquitetura do visor reconfigurável da Delphi permite que os fabricantes de veículos utilizem os mesmos visores em plataformas diferentes, mantendo a característica de cada marca e plataforma por meio de programação de software. Visores reconfiguráveis também permitem que o motorista escolha sua aparência de acordo com suas preferências. Futuros veículos podem até utilizar técnicas de reconhecimento de face para personalizar conteúdo e permitir acesso ao veículo baseado na presença de um motorista específico.

Expectativa para as estradas: visores reconfiguráveis estão começando a aparecer no mercado. Informações maiores e mais convincentes sobre o visor aparecerão conforme a tecnologia se desenvolve e deve estar nas estradas é em 2011.

– Visor Head-up Reconfigurável – A mais nova geração de visores head-up da Delphi aumenta a segurança ao projetar um conjunto de informações sobre o veículo diretamente no parabrisas do motorista. O visor pode ser configurado e conecta o condutor aos dados adicionais referentes aos sistemas de entretenimento e de navegação. No veículo conceito ICP da Delphi, o sistema fornece um menu de infotainment simplificado e direcionamento no navegador por símbolos de setas. Além disso, pode sobrepor gráficos para mapear a estrada e efetuar advertências. Para aumentar a comodidade, o visor é mapeado para controle de multifunções, simplificando a interface do usuário.

Expectativa para as estradas: os visores head-up da Delphi estão nas estradas desde 1988. A tecnologia reconfigurável foi introduzida em veículos selecionados. Esses dispositivos estão sendo aprimorados e é esperado que sejam oferecidos aos condutores a partir de 2013.

– Chaveiro com conexão Bluetooth – O veículo ICP da Delphi também apresenta um chaveiro que permite a comunicação de duas formas entre o usuário e o veículo via entrada Bluetooth. Utilizando um aparelho portátil como um telefone celular, o motorista pode checar o status de várias funções do veículo, incluindo nível de combustível e temperatura, abrir janelas, ajustar a temperatura interna e programar o destino no sistema navegador, mesmo que remotamente. A confirmação das operações é recebida em um visor de fácil utilização.

Expectativa para as estradas: o Chaveiro com conexão Bluetooth da Delphi deve estar disponível em 2011.

– Radio Multimídia – A Delphi possui uma ampla base mundial de conhecimento de sistemas de entretenimento, comunicação, recepção e segurança que permitem prover alto valor aos clientes, além de sistemas integrados de informações e entretenimento. A Delphi fornece uma base de hardware e software sólida para unidades de multimídia e está desenvolvendo unidades multifuncionais com um conjunto de recursos de conectividade, entretenimento e navegação, bem como boa relação custo-benefício. Seu conjunto de características permitirá aos fabricantes fornecer rádios multimídia concebidos para um segmento específico do veículo – desde veículos de entrada a modelos premium.

Expectativa para as estradas: a primeira unidade multimídia da Delphi será em breve lançada na China e na Europa em 2010.

– Comunicação Carro-para-Carro e Carro-para-Infraestrurura – Milhares de fatalidades ocorrem todos os anos por causa de veículos desgovernados ou que trafegam sem segurança por cruzamentos. O interesse em comunicação Carro-para-Carro (C2C) e Carro-para-Infraestreutura (C2X) está crescendo devido ao seu potencial em aumentar a segurança no trânsito e ajudar a diminuir os acidentes, os ferimentos e as mortes. Este recurso também tem o poder de reduzir a emissão de CO2 ao melhorar a eficiência do trânsito. Os veículos do futuro incluirão unidades de comunicação de bordo que coletem dados transmitidos sobre a estrada e outros veículos, para alertar os condutores sobre suas condições. Com a experiência em integração de sistemas, arquitetura de software e de fluxo de dados, a Delphi está disposta a apoiar o desenvolvimento de comunicação C2C e C2X, usando uma arquitetura de software altamente customizada, de rápida implementação e criação de protótipos de aplicações que são eficazes mesmo nas mais severas condições ambientais.

Expectativa para as estradas: espera-se que as Comunicações C2C e C2X sejam introduzidas em 2015 e que talvez, no futuro, sejam obrigatórias por lei a fim de proteger os motoristas.

– Controles de Multifunção Avançados – Conectando o visor head-up e controles de multifunções avançados, o veículo protótipo ICP da Delphi possui um sistema de controle no volante que fornece aos motoristas um fácil acesso às informações enquanto mantêm os olhos na pista e as mãos na direção.

Expectativa para as estradas: controles de multifunções estão atualmente disponíveis nos veículos. Espera-se que esta avançada e integrada tecnologia HMI (Interface Homem-Máquina) esteja nas estradas no início de 2021.

– Iluminação Interna LED – A Delphi oferece novas tecnologias de iluminação que possibilitam às montadoras criar o interior de veículo de forma única e atraente. Um grande número de cores – fixas ou configuráveis – permite infinitas possibilidades de design de interiores. Essa tecnologia está começando a ser disponibilizada para os veículos e oferece infinitas marcas e opções de personalização para o futuro.

Expectativa para as estradas: a tecnologia de iluminação LED está atualmente disponível em alguns veículos e espera-se que ganhe popularidade nos próximos anos.

– Visor Reconfigurável com Touch Screen e Tecnologia “Haptic” – O visor reconfigurável com touch screen e tecnologia haptic (hápico vem do grego Haptikós, próprio para tocar, sensível ao tato) permite que múltiplas funções sejam controladas através de um dispositivo único, eliminando botões e fornecendo mais recursos e funções. Sensores anteciparão a intenção do usuário e automaticamente fornecerão o menu adequado. Por exemplo, um menu diferente poderia ser exibido no caso da ação ter sido sentida a partir do lado do passageiro do veículo e não do lado do condutor.

Expectativa para as estradas: essa tecnologia deve estar disponível a partir de 2010.

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