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26/04/2007 - 08:40

IBOPE apresenta novo serviço para análise de mercado

O Pyxis - Indicador de Potencial de Consumo e de Despesas - mapeia o consumo de centenas de categorias de produtos e serviços, indicando as melhores oportunidades em todos os municípios do país

São Paulo - O Grupo IBOPE anunciou hoje o lançamento de sua mais nova ferramenta: o Pyxis (“bússola” em grego), um software que analisa as despesas dos brasileiros com centenas de categorias de produtos e serviços nos 5.564 municípios brasileiros e compatibiliza estes dados com o investimento publicitário realizado em diversas áreas monitoradas pelo Grupo IBOPE.

“Desenvolvemos uma metodologia inovadora, que atualiza e reúne os dados de diversas fontes como o Censo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE com os dados do Levantamento Sócio-Econômico do IBOPE, uma pesquisa anual exclusiva para verificar a distribuição das classes sociais no país, e atualizamos todos os valores encontrados para julho deste ano”, explica Marcelo Coutinho, diretor executivo do IBOPE Inteligência.

Para fornecer um primeiro exemplo dos dados que o Pyxis pode levantar para mapear o mercado nos seus mais diversos segmentos, o executivo apresentou um case inédito sobre o aumento da importância das classes C e D no mercado de consumo. Por conta disso, setores como o mercado financeiro, Internet, cultura, turismo e serviços ao consumidor têm muito que aprender com as experiências de empresas no segmento de construção e alimentação.

“A estabilidade econômica, o barateamento do preço dos alimentos e a oferta de crédito contribuíram para liberar parte da renda das classes C/D para o consumo de outros produtos. Ao mesmo tempo, a saturação observada em algumas categorias nas classes de renda mais elevada, combinada com a valorização do real está levando as empresas a buscarem o mercado interno e, dentro dele, as classes populares”, afirma Marcelo Coutinho, diretor-executivo do IBOPE Inteligência.

Participação das Classes Sociais no gasto total do setor

Setor / Classes Sociais A/B | C/D | E

Internet: 93,9% | 6,0% | 0,1%

Mercado financeiro e seguros: 87,3% | 12,6% | 0,1%

Cultura lazer esporte turismo: 82,3% | 17,2% | 0,5%

Informatica : 85,5% | 14,4% | 0,1%

Servicos ao consumidor: 71,3% | 28,4% | 0,3%

Telecomunicaçoes: 69,1% | 30,6% | 0,3%

Brinquedos e acessorios: 63,2% | 36,6% | 0,2%

Vestuario e textil: 62,3% | 37,4% | 0,3%

Farmaceutica: 59,0% | 40,5% | 0,5%

Higiene pessoal e beleza: 59,3% | 40,3% | 0,4%

Bebidas: 60,2%| 39,1% | 0,7%

Construçao e acabamento: 57,0% | 41,8% | 1,3%

Alimentaçao: 49,5% | 49,9% | 0,6% * Fonte: Pyxis (IBOPE)

Analisando a cesta de consumo de cada classe para o país como um todo, foi possível observar que em setores como Internet (provedores de acesso), Mercado Financeiro, Cultura, Lazer e Turismo e Informática, as classes A/B respondem por mais de 60% de tudo o que é gasto, embora representem 26% dos consumidores. “No geral, são compostos na maior parte por empresas que possuem experiência em se comunicar com as classes de maior renda, mas para conquistar o consumidor de baixa renda deveriam observar os cases bem sucedidos de empresas de segmentos como alimentação e construção”, complementa Coutinho. Neste segmentos, as classes C/D (67% dos consumidores), respondem por quase 50% de tudo o que é consumido no país.

Além de dados como o consumo por classe para cada município, o Pyxis apresenta também informações sobre o investimento publicitário nos principais mercados consumidores do Brasil. Os dados mostram que para algumas categorias existe uma distribuição do investimento muito acima ou abaixo do potencial de consumo da região. “Conforme o tipo de produto, o Pyxis mostra que pode ser interessante realocar parte da verba para regiões com uma maior concentração de consumidores das classes C e D, por exemplo”, afirma o diretor do IBOPE. Além das diversas ferramentas de análise de dados, o software do Pyxis traz embutido um conjunto de mapas facilmente customizável, facilitando a visualização da distribuição do consumo e mercados.

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