Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2009 - 10:18

Perspectiva positiva para a indústria é destaque do 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Evento promovido pela ABTCP, que é o maior do setor na América Latina, será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

Maior evento do setor de celulose e papel da América Latina, o ABTCP-PI 2009 - 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e previsto para o período de 26 a 29 de outubro, em São Paulo, vai acontecer em um momento de perspectivas otimistas para este segmento da indústria no Brasil, na contramão da crise do setor no mercado internacional. É o que demonstram estudos e informações levantadas pela ABTCP junto ao setor no Brasil e no exterior, e que serão apresentadas no evento.

“A percepção das empresas que integram a cadeia produtiva do setor de celulose e papel no Brasil é a de que o mercado nunca esteve tão competitivo e há muitas oportunidades para expandir os negócios, mesmo com a retração do mercado internacional“, afirma Valdir Premero, diretor de marketing e exposição da ABTCP. Premero destaca que “o ABTCP-PI 2009 deve atuar como um termômetro da indústria, servindo como palco para gerar novas parcerias e oportunidades de negócios”.

Segundo relatório divulgado recentemente pela PricewaterhouseCoopers (PwC), a indústria mundial de papel e celulose sofreu no último ano uma das perdas mais significativas de sua história, passando de um lucro de US$ 14 bilhões em 2007 para uma perda de US$ 8 bilhões no ano passado. Neste cenário, o Brasil se fortalece como o principal fornecedor de celulose e deve começar a ditar preços no exterior no longo prazo. Ainda de acordo com o estudo, haverá um deslocamento maciço da produção do hemisfério Norte para os países emergentes.

Também no segmento de papel, os resultados financeiros da indústria papeleira nacional no primeiro semestre de 2009 apontam que as conseqüências da crise não foram tão avassaladoras quanto se esperava. A redução no preço do insumo no mercado mundial, motivada pela baixa da demanda, foi, de certa forma, benéfica para os produtores brasileiros, uma vez que alguns dos principais players norte-americanos, europeus e chineses acabaram abandonando ou reduzindo substancialmente suas operações de celulose por falta de competitividade no mercado internacional.

Já a situação global da indústria não é das melhores e a geografia mundial de papel e celulose já começa a mudar, com o fechamento de diversas plantas no hemisfério Norte. Em contrapartida, cresce o interesse dos fabricantes de todo o mundo por investimentos na América do Sul. “Neste cenário, é inevitável que ocorra um intenso movimento de reorganização global, onde o Brasil já se destaca por encabeçar a liderança”, afirma Afonso Moura, gerente técnico da ABTCP, ao destacar a melhora nas exportações do setor.

As vendas externas de celulose recuperaram o fôlego em abril de 2009, subindo 43,4% em relação a março último. O volume de 766 mil toneladas foi 139,4% superior ao registrado no quarto mês de 2008, quando chegou a 320 mil toneladas. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2009, as vendas externas foram 32,2% maiores do que o resultado obtido em igual período do ano passado, acumulando 2,57 milhões de toneladas, em comparação a 1,9 milhão em 2008, de acordo com dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

As vendas estão sendo puxadas principalmente pelo aumento da demanda da China, que, sozinha, elevou suas compras em 68,5% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação a igual período de 2008, totalizando 332 mil toneladas adquiridas.

As situações que estimulam perspectivas positivas no setor incluem o crescimento maior do mercado interno, comparativamente ao mercado externo; a substituição de produtos importados por outros fabricados aqui; o ingresso de empresas em novos mercados da América do Sul; a abertura de novas frentes de negócios e, inclusive, os investimentos das empresas nas áreas de energia e meio ambiente, que estão ampliando a demanda em segmentos específicos de serviços e produtos.

Nesse contexto, o 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel é uma importante frente para realização de novos negócios, contatos e conhecimento das novidades do setor. Mais de 150 empresas, de diversos segmentos fornecedores do setor de papel e celulose, vão apresentar seus produtos e serviços durante o ABTCP-PI 2009.

Levantamento junto a expositores aponta crescimento - Segundo levantamento realizado pela ABTCP junto aos expositores, e do qual participaram 67 empresas, 35% prevêem incrementar suas vendas ou ampliar o market share. Os demais disseram estar confiante nas oportunidades de mercado e realização de novas parcerias. Diversas empresas prevêem crescer até 10% neste ano. Por isso, cerca de 60% das 67 empresas que participaram do levantamento farão lançamentos de produtos e serviços durante o evento.

Segundo os expositores de diversos segmentos, como máquinas e equipamentos, automação e controle de processos, petroquímica, transporte e logística, entre outros, a feira permitirá a aproximação com clientes potenciais, além de ser uma excelente oportunidade de exposição da marca e de lançamentos, aprendizado sobre as inovações tecnológicas e intercâmbio de capital de conhecimento entre os profissionais do setor.

“A realização do 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel é a oportunidade de colocar em prática nossa missão de promover o desenvolvimento tecnológico e o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais do setor”, destaca Afonso Moura, gerente técnico da ABTCP.

As atividades do Congresso vão contemplar no mínimo nove eventos paralelos, que incluem mesas-redondas, encontros de estudantes e seminários, incluindo o Simpósio Internacional em Pesquisa e Tecnologia de Papel Reciclado, o Evento sobre Inovação e Sustentabilidade e o Panorama Setorial – que vai debater sobre a crise no setor. Os trabalhos apresentados nas sessões técnicas do Congresso abrangem diversas áreas, como meio ambiente, papel, celulose, automação e controle de processo, engenharia e manutenção e recuperação e utilidades com ênfase em Inovação.

Contando com a presença de fornecedores nacionais e estrangeiros e mais de 600 especialistas e técnicos de renome internacional, a expectativa da ABTCP é reunir 150 expositores e receber mais de 12 mil visitantes, reafirmando o evento como o principal encontro dos dirigentes, profissionais e especialistas de toda a cadeia produtiva e de serviços da indústria de papel e celulose. O evento, bastante aguardado, permitirá discutir tendências sobre os temas mais relevantes hoje para o setor e ampliar o relacionamento entre todas as empresas que fornecem ou participam da atividade de papel e celulose.

. [ 42º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, período da Exposição Internacional: 26 a 29/9, das 8h30 às 20, no Transamérica Expo Center, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, S. Paulo | Programação do Congresso: http://www.abtcp-pi2009congressoexpo.org.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira