Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2009 - 11:27

Apex-Brasil moderniza rede de comunicação com tecnologia Furukawa

Soluções do fabricante garantem alta velocidade e segurança no tráfego das informações, rápido atendimento aos usuários e expansão futura.

São Paulo - A Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos foi reestruturada no Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e trabalha com o objetivo de estimular as exportações brasileiras e buscar investimentos externos para o País. Sua proposta une a promoção comercial e a atração de investimentos para os setores produtivos brasileiros direcionando recursos e apoio técnico para áreas exportadoras e para a inclusão das médias e pequenas empresas no comércio internacional. A Agência executa projetos em parceria com diversas entidades de classe representativas de setores da Indústria e Serviços, contribuindo para os resultados da balança comercial por meio da diversificação da pauta exportadora, abertura de novos mercados, consolidação e ampliação dos mercados tradicionais e, particularmente, do crescimento notável nas vendas de itens com maior valor agregado.

A Apex-Brasil leva empresários brasileiros para expor e negociar seus produtos em mais de 60 países, com ações continuadas que fazem com que o Brasil esteja representado em alguma parte do mundo todos os dias. Em 2008 foram executadas 741 ações entre Feiras Setoriais, Missões Comerciais e de Prospecção, Rodadas de Negócios, Estudos de Mercado, Ações Especiais e Road Shows. Entre projetos e eventos, a Apex-Brasil trabalha com aproximadamente 6,5 mil empresas exportadoras, representantes de 70 setores da economia brasileira.

Diante de tal crescimento e desafio, a Agência precisou modernizar sua infraestrutura física e de comunicação, transferindo no começo deste ano a sua operação para um novo local - que utiliza quatro andares de um prédio (subsolo, terreo, sobreloja e garagem) em Brasília. Além de um espaço físico que concentrasse todas as áreas da Agência (da Presidência à prospecção de negócios, inteligência comercial, eventos, logistica e comunicação, entre outras), a Apex-Brasil necessitava integrar informações com mais velocidade e segurança.

"A Apex-Brasil teve um crescimento expressivo, inclusive no quadro de colaboradores, saltando de 120 em dezembro de 2006 para quase 300 atualmente. Além disso, tivemos um sensível aumento nas demandas de acessos para fornecedores e parceiros. Precisávamos mudar físicamente para um predio maior e aproveitamos o momento para atualizar e resolver os problemas de nossa infraestrutura de TI focando nas melhores práticas de cabeamento estruturado para atender as novas necessidades da Agência", diz Maurício Paranhos, coordenador da Unidade de TI da Apex-Brasil.

Para isto, a Agência abriu licitação para a execução de um projeto próprio e moderno de infraestrutura de rede de comunicação estruturada, que incluisse acesso à internet e telefonia IP (Internet Protocol) aos seus colaboradores. Em setembro do ano passado, a CDT Comunicação de Dados, integradora credenciada pela Furukawa venceu a licitação e iniciou a execução do projeto, que foi entregue em duas fases: a primeira, em janeiro deste ano. E a conclusiva, em abril passado.

"Tinhamos uma rede antiga, com muitos ajustes não convencionais adotados em função do rápido crescimento da Agência", conta Rafael Marques, analista de Gestão e Negócios da área de TI da Apex-Brasil. "Hoje, temos uma rede organizada, com gerenciamento na camada física, totalmente estruturada para um suporte ágil para o dia-a-dia das operações da Agência e grande eficácia no atendimento aos nossos usuários", completa o analista.

Para Maurício Paranhos, um dos pontos fortes da nova infraestrutura, além do tempo de resposta na identificação de problemas que diminuiu drasticamente, é a sua escalabilidade e fácil mudança de layout. "A Agência já prevê a entrada de 50 novos colaboradores no curto prazo. Do ponto de vista técnico, isto significa mais estações de trabalho em operação e já estamos prontos para esta nova demanda. Hoje o cabeamento chega nos pontos de consolidação e de lá segue diretamente para as bases dos usuários. Para implementarmos as mudanças de layout solicitadas pelos usuários são necessários apenas pequenos ajustes no que tange ao cabeamento. Além disso, temos uma rede totalmente documentada, com um inventário de rede que nos permite total controle e gerenciamento do ambiente, o que nos deixa bastante confortáveis para a entrada de novas tecnologias e aplicativos", garante o coordenador de área de TI da Agência.

Modernização - A nova rede de comunicação da Apex-Brasil está construida com avançada tecnologia de cabeamento estruturado Furukawa Categorias 6 e 6A Gerenciáveis, mais Patch Panel Inteligente para o gerenciamento da camada física. Foram interligados um total de 4210 pontos: 2070 pontos em CAT.6 horizontal para cabeamento de zona, terminados em pontos de consolidação, 740 pontos em cabeamento de extensão para conectividade direta de estações de trabalho multimídia, 1248 pontos de espelhamento e 152 pontos em CAT.6A para conectividade de servidores e estruturação de backbone entre as Salas de Telecom e o Data Center próprio da Agência.

Na rede de acesso já estão integradas 300 estações de trabalho multimídia, servindo dados a uma velocidade de 100 MBPs e VoIP (Voz over Internet Protocol). No backbone, trafegam as informações dos servidores corporativos a 1GBPs. "Era premissa do projeto construir uma rede preparada para o futuro. Nosso atual sistema de comunicação suporta até 10GBPs e a Apex-Brasil não terá que se preocupar com sua infraestrutura de cabeamento nos próximos anos", observa Maurício.

No processo de construção do novo ambiente tecnológico, a Furukawa proveu total suporte ao seu integrador credenciado. "A relação com a Furukawa é sempre muito boa. Neste projeto, por exemplo, em todos os momentos tivemos excelente apoio da marca - do processo de licitação à entrega", declara Wellington da Rocha Mello, da CDT. "O apoio da Furukawa foi particularmente importante nos momentos mais difíceis, pois todo o processo de engenharia de comunicação é complexo, com prazos rigorosos, que exigem uma condução muito bem orientada para garantir a satisfação do cliente", completa o executivo.

Tal missão foi concluida com êxito. "O processo de implantação do sistema de comunicação, apesar do curto prazo para a execução da obra (dois meses) foi finalizado com sucesso. Hoje temos uma rede de comunicação moderna, com tecnologia de ponta que atende perfeitamente ao crescimento futuro da Apex-Brasil. Além disso, a Unidade de TI da Agência pode, rapidamente, identificar e localizar um problema para solução imediata, sem impactar nos processos de trabalho e na produtividade dos usuários", conclui Maurício Paranhos. | Sites: www.apex-brasil.com.br | www.furukawa.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira