Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2009 - 07:23

Computerworld anunciou ranking dos melhores líderes de TI no Brasil

Em sua nona edição, a premiação destacou a excelência em TI de doze empresas e instituições financeiras .

A Computerworld, publicação do Now!Digital Business, e a consultoria IDC (International Data Corporation) anunciaram ontem, em São Paulo, o resultado da nona edição do Prêmio IT Leaders. Doze executivos de empresas de grande porte e tradicionais investidores em tecnologia da informação dos segmentos de Comércio, Governo, Indústria Farmacêutica, Agronegócio e Mineração, Saúde, Indústria Automotiva e Autopeças, Educação, Serviços, Indústria de Alimentos e Bebidas, Indústria de Bens de Consumo, Finanças e Indústria Manufatura se destacaram por investir nas melhores tecnologias e em modernos processos de gestão para dar sustentabilidade aos negócios.

Para chegar ao resultado, cerca de 340 CIOs responderam um questionário com 60 questões que cobriram os mais variados temas da área como gestão de pessoas, pensamento estratégico, inovação, gestão de tecnologia, projetos, entre outros. A pontuação pelas características acima gerou a primeira prévia, que determinou os 60 finalistas da pesquisa. A partir daí, iniciou-se a segunda fase, na qual foram atribuídas pontuações extras por tempo no cargo e tamanho da empresa. Cada um dos finalistas foi entrevistado pela equipe editorial da Computerworld que detalhou projetos executados, principais desafios enfrentados e planos de suas áreas de TI para os próximos anos. O resultado destas entrevistas serviu de matéria-prima para uma análise, realizada pela IDC em conjunto com a equipe da Computerworld, que, mais uma vez, atribuiu notas de 0 a 200 ao conjunto de desafios e realizações de cada executivo, definindo assim os vencedores do IT Leaders 2009.

“Os vencedores se destacaram por apresentarem os projetos mais inovadores e desafiadores”, declara Ralphe Manzoni Jr., editor-chefe da Computerworld.

Vera Marques, diretora de TI da Roche para América Latina, foi a vencedora na categoria Indústria Farmacêutica. Já premiada anteriormente no Prêmio IT Leaders, Vera conta que um dos principais projetos realizados em 2008 não teve relação direta com os negócios da Roche, mas com normas regulatórias. A implantação da nota fiscal eletrônica e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) exigiram atenção da área de TI.

Na categoria Bancos e Serviços Financeiros, o profissional de destaque pelo segundo ano consecutivo foi o vice-presidente executivo do Bradesco, Laércio Albino Cézar. O executivo conta com um orçamento bilionário e a capacidade de transformar TI em negócios. No último ano seu principal desafio foi a mudança da arquitetura utilizada na infraestrutura de tecnologia da informação, com o uso da arquitetura Orientada a serviços (sOa).

O Prêmio IT Leaders destacou também o CIO da Fundação Bradesco, Nivaldo Marcusso, como o vencedor na categoria Educação. A organização utiliza a tecnologia de ponta e metas agressivas para ser a melhor instituição de ensino do País. Para Marcusso, o principal projeto de 2008 foi Implantação do projeto de BPM Paperless, que reformulou todos os processos de tecnologia, administrativos e pedagógicos da empresa.

Outro destaque da nona edição do Prêmio IT Leaders foi o diretor da Secretaria de Informática do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), Eduardo Kenzi Antonini, que ganhou na categoria Governo e Serviços Públicos. Desde que assumiu o cargo, Antonini vem proporcionando o desenvolvimento da adoção de melhores práticas em processos e desenvolvimento colocando o Tribunal Regional do Trabalho de Porto Alegre no mesmo patamar das empresas privadas. Em breve, seu principal desafio será assumir a Coordenação-Geral do Comitê Executivo 2014, responsável pela Copa do Mundo 2014 no Rio Grande do Sul (sede Porto Alegre).

Marcelo Tort, CIO da Mondial Assistance, foi o vencedor na categoria Serviços. Com 14 anos de empresa e desde 2005 no cargo, Tort conta que 2008 foi um dos anos mais complicados de sua carreira. Em apenas 14 meses, a Mondial Assistance concluiu as mudanças das plataformas de aplicativos em paralelo à substituição do banco de dados. As mudanças abriram caminho para adoção de novas soluções e expansão de negócios.

Na categoria Indústria Automobilística, Cláudio Martins, CIO da General Motors para o Mercosul, foi eleito tricampeão no primeiro lugar do ranking. Seu principal projeto foi a implantação do sistema GSIP, que permite às fábricas funcionarem ininterruptamente enquanto o backup é realizado, sem qualquer parada na linha de produção. Martins prepare-se agora para levar o sistema de VoIP, implantado na planta brasileira em 2006, para Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela.

O Prêmio IT Leaders premiou também o CIO da M5 Têxtil, empresa dona da M.Officcer, Jair Lorenzetti, na categoria Comércio. Sob liderança do executivo, a M5 Têxtil realizou a revisão da estrutura organizacional, implementação de sistemas de gestão e inteligência de negócios. O próximo passo de Lorenzetti é fazer a implementação de sistemas de análise de desempenho de negócios e ampliação de práticas de governança.

Fernando Brocaneli, diretor de tecnologia da informação para Brasil e América Latina da Kraft Foods, foi premiado na categoria Indústria de Alimentos e Bebidas. No último ano Brocaneli esteve focado na substituição do sistema de gestão e adoção de uma solução para automação da força de vendas no modelo de software como serviço. Dar continuidade à troca do ERP nos demais países da América Latina é a próxima meta.

André Doro, CIO da Electrolux, foi outro executivo destacado pelo Prêmio IT Leaders. Vencedor na categoria Indústria de Bens de Consumo, Doro acredita que aproximar as áreas de TI e de Negócios foi fundamental para alcançar resultados positivos em todos os projetos.

Na categoria Saúde, Neusa Ferreira da Rocha, diretora de TI da Amil, ganha o Prêmio IT Leaders. Neusa se destacou pelo trabalho de migração do sistema corporativo. Seu principal projeto para o futuro é realizar a substituição de todo o sistema de gestão corporativa da Amil e modernização do data center.

Renato Braga Nunes, gerente executivo de TI da MSOL Jaguar Mining e Jedey Alves Miranda Jr, diretor de tecnologia de informação para América Latina e diretor global de telecomunicações da Eaton Corporation, são os vencedores das categorias Agronegócio e Mineração e Indústria de Manufatura respectivamente. Depois de um ano com foco na revisão de todos os aplicativos ligados ao sistema de gestão, com foco na automação de ferramentas e processos, Nunes tem como principal projeto assumir toda a área de automação da companhia, levando a TI para as minas de ouro. Já Miranda, busca dar continuidade a implantação de um projeto global de comunicações unificadas.

Referência no mercado, a publicação com o resultado do Prêmio IT Leaders pode ser adquirida na loja online do Now!Digital Business (www.nowdigital.com.br), por R$ 20,00.

Now!Digital Business – Grupo de mídia 100% nacional, atuou como subsidiária do International Data Group (com o nome de IDG Brasil) de fevereiro de 1976 a fevereiro de 2007, quando se transformou em licenciado local do IDG mantendo a exclusividade na publicação de seus títulos e reprodução do conteúdo internacional no Brasil e adotou o nome Now!Digital Business. Atualmente, o grupo contabiliza mais de 1,3 milhão de leitores únicos, editando as revistas PC World, Computerworld e CIO e seus respectivos websites; o site de notícias IDG Now! e a versão online da Macworld. Além das publicações impressas e online, o Now!Digital Business promove os eventos CIO Perspectives Focus, CIO Perspectives Conference e Digital Age 2.0, e os prêmios IT Leaders e Melhores Empresas para Trabalhar TI e Telecom, em parceria com o GPTW. A companhia fica em São Paulo. [ www.nowdigital.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira