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26/04/2007 - 09:00

Produtos de marca própria ampliam participação nas vendas dos supermercados

Pesquisa apresentada hoje revela que esses produtos foram responsáveis por 5,5% das vendas dos supermercados que os comercializam no ano passado.

Levantamento realizado pelo instituto de pesquisas Nielsen, apresentado hoje, mostra que das 500 empresas supermercadistas consultadas em todo o país, para o 30º Ranking Abras, 155 possuem algum produto de marca própria, ou seja, quase um terço oferece a seus clientes mercadorias com o nome da própria empresa ou com uma marca exclusiva. O faturamento desses 155 varejistas corresponde a 35,89% do total apurado pelo setor no ano passado.

Outro dado da pesquisa comprova que o consumidor brasileiro, em 2006, incluiu a opção de marcas próprias em sua cesta de compras. Na pesquisa, pela primeira vez nos últimos sete anos, as vendas dessas mercadorias ultrapassaram a barreira dos cinco pontos porcentuais de participação no faturamento das empresas supermercadistas que comercializam em suas lojas itens de marca própria. De acordo com a Nielsen, o total das vendas desses itens representou 5,5%, em média, do faturamento total das companhias que declararam comercializar esse tipo de produto.

“O aumento das vendas de produtos de marca própria demonstra a evolução constante da inovação e dos processos de qualidade da indústria fornecedora dos supermercados e o aumento, já revelado em pesquisas realizadas nos últimos anos, da confiança do consumidor nas mercadorias que trazem o nome do estabelecimento ou são uma marca exclusiva do varejo onde eles fazem suas compras”, afirma Neide Montesano, coordenadora pela indústria do Comitê Abras de Marcas Próprias (Compro).

Marcas próprias ampliam participação nas vendas dos supermercados: 4,7% - 2000 | 4,0% - 2001 | 4,6% - 2002 | 4,8% - 2003 | 4,6% - 2004 | 4,7% - 2005 | 5,5% - 2006 *Fonte: Nielsen

Perfil do Comitê Abras de Marcas Próprias (Compro) - Composto por empresas supermercadistas, atacadistas e da indústria fornecedora de produtos de marca própria e apoiado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o comitê foi criado no ano 2000, para promover o encontro entre fornecedores e varejistas e desenvolver a capacitação técnica de ambos, definir parâmetros de garantia de qualidade, construção de marca e marketing, embalagem, níveis de preço, comunicação e o atendimento às legislações vigentes.

Algumas empresas integrantes do comitê: Pão de Açúcar, Carrefour, Wal-Mart, Coop – Cooperativa de Consumo, Unisuper (varejo), Makro, Martins Atacadista (atacado), ACNielsen, American Safety Razor (ASR), Bigfoods, Boa Vista, Brasfrigo, Camil, Cinalp, Multiformas, Dental Prev, Polares, Poly Epoxy, SGS, Total Química e Virmont (serviços e indústria).

No Brasil existem cerca de 40 mil produtos de marcas próprias, que representam 6% das vendas totais do varejo brasileiro, correspondente a quase R$ 7 bilhões. Além de instrumentos de fidelização do consumidor, contribuem significativamente para o trabalho de diferenciação do varejista diante de seus concorrentes, desenvolvem a indústria nacional, colocam à disposição dos consumidores mercadorias de qualidade com preços mais competitivos e aprimoram o mercado de varejo.

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