Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2009 - 08:09

Tecnologia Verde da Hitachi Data Systems


Existem muitos fatores por trás da tendência de tornar os Data Centers das empresas mais amigáveis, mais “ecológicos”, projetados para utilizar a energia de forma eficiente, reduzindo o seu impacto no meio ambiente. Um dos mais significativos deles é o fato de muitas organizações já terem alcançado, ou estarem perto de alcançar, o limite da sua capacidade energética e de resfriamento em seus Data Centers, tendo como conseqüência a dificuldade na ampliação de sua infraestrutura de TI.

Outra preocupação é com os custos da energia, que são altos e estão aumentando tanto que atualmente a energia e os sistemas de resfriamento representam uma porcentagem importante dos custos operacionais de TI. Entretanto, ainda respondem às demandas de serviços, que crescem continuamente, requerendo cada vez mais servidores, armazenamento e elementos da rede.

A preocupação com essa demanda crescente de energia dos Data Centers, o seu encarecimento e o consequente impacto ambiental chamou a atenção da Hitachi Data Systems, empresa que tem como um dos foco principais oferecer em seu portfólio soluções que usam a tecnologia verde, direcionada para manter o consumo de energia no nível mais baixo possível.

A série de produtos “verdes” da Hitachi Data Systems são os chamados de USPV (Universal Storage Platform V, segundo suas siglas em inglês), que por meio da consolidação e da virtualização otimizam a eficiência da energia, chegando à máxima produção do trabalho por watt consumido. Isso ajuda na redução dos custos operacionais da empresas e atende as crescentes demandas do negócio, sem exigir energia ou resfriamento adicional. Para tanto, a Hitachi Data Systems, ainda contribui para a criação de uma consciência na indústria e no mercado sobre a adoção de “Tecnologias Verdes”, respondendo ao interesse das empresas em diminuir os efeitos negativos ao meio ambiente.

De acordo com um estudo da Forrester, empresa independente de pesquisa de mercado e consultoria em negócios e tecnologia, 59% das empresas aplicam atualmente critérios ambientais quando avaliam e selecionam as suas compras de TI. Os responsáveis pela tomada de decisões em tecnologia justificam cada vez mais as soluções da Green IT por aspectos diferentes aos benefícios de eficiência da informação e os custos.

O Gartner afirma que as TIC são responsáveis por 2% das emissões de CO2 em âmbito mundial, desses 2%: 39% corresponde a PCs e monitores, 23% a servidores, 15% a telecomunicações fixas, 9% a telecomunicações móveis e 7% a LAN e telecomunicações de escritório, por último, 6% a impressoras.

O Green IT surge a partir da busca pela adoção de diversas práticas em benefício do meio ambiente e a Hitachi compromete-se a ajudar na redução do consumo elétrico nos Data Centers das empresas, economizando dinheiro e melhorando o meio ambiente de forma simultânea.

Um dos principais fatores na estratégia de armazenamento eficiente em termos energéticos da Hitachi Data Systems tem a ver com a forma na qual os seus produtos o usam. A Hitachi Universal Storage Platform™ V, por exemplo, virtualiza o armazenamento e oferece abastecimento de acordo com as necessidades. Estas inovações permitem aos clientes chegarem aos mais altos índices de utilização utilizando menos discos rotatórios, reduzindo o consumo de energia.

A empresa também oferece a funcionalidade de spin-down (passar para o estado de hibernação) inteligente em seus produtos de armazenamento de categoria média. Desta forma, os dados acessados com menor frequência podem ser colocados em unidades que entram em estado de hibernação (spun down) consumindo pouquíssima ou nenhuma energia.

A Hitachi tem uma das iniciativas energéticas globais mais ambiciosas e extraordinárias. O seu Harmonious Green Plan (Plano ambiental equilibrado) e o Projeto CoolCenter50 têm por objetivo reduzir em 330.000 toneladas as emissões de carbono e reduzir o consumo energético em 50% para o ano 2012. Nenhuma outra empresa da indústria de armazenamento aproxima-se destes números.

Isso significa que a Hitachi compensará o carbono produzido por suas fábricas de produção com a redução das emissões dos produtos durante o ciclo de vida e a posterior eliminação destes. Além disso, a empresa implementará medidas como fábricas e escritórios verdes. Ou seja, a empresa está desenvolvendo produtos eficientes em termos energéticos e assumiu o compromisso de alcançar a neutralidade no que faz às emissões de carbono.

Por Marcello Bosio, Gerente Técnico da Hitachi na área de pré-vendas e serviços profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira