Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2009 - 08:10

SPED: obrigação ou benefício?

Há uma dúvida que paira no ar hoje nas empresas no âmbito contábil e fiscal: o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é apenas um cerco fiscal ou pode trazer ganhos às empresas? As opiniões ainda estão divididas, mas aos poucos muitos têm percebido que a imposição de enviar as informações ao Fisco também pode trazer vantagens operacionais às organizações.

De acordo com o portal da Receita Federal do Brasil, um dos principais objetivos da implantação do SPED – que é composto por três pilares (NFe – Nota Fiscal Eletrônica, SPED contábil e fiscal) – é promover a integração dos fiscos federal, estaduais e municipais, e dos órgãos fiscalizadores, como CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Banco Central, além de racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes e tornar mais clara a identificação de ilícitos tributários.

Como diz o ditado, “depois da tempestade (do acontecimento) vem a bonança (do benefício)”. No caso do SPED, a situação é a mesma. As vantagens que esta ferramenta impõem as empresas são várias, incluindo incentivar o relacionamento eletrônico entre o sistema empresarial, reduzir o uso de papel, otimizar custo e tempo, aumentar a competitividade entre as empresas, e possibilitar a melhoria e o aperfeiçoamento dos processos internos e na relação com órgãos fiscalizadores.

Estes fatores citados acima mostram como é importante a modernização das empresas brasileiras em um mundo globalizado e que ainda é preocupante a pouca quantidade de organizações que se adequaram ao SPED. Portanto, para aquelas empresas que ainda não se adaptaram ao novo sistema, tornou-se preponderante que isso aconteça já.

Enquanto muitos apostam no insucesso do SPED, outros se preparam para a nova fase do sistema. E o fato é que cada vez mais os setores contábeis e ficais vão se tornando importantes em uma organização e que a escolha de profissionais atuantes nessas áreas também. Nesse caso, uma parceria com uma empresa de BPO (Business Processes Outsourcing) passa a ser cada vez mais interessante dentro deste cenário.

. Por: Adão de Matos Júnior é gerente da filial Belo Horizonte (MG) da Trevisan Outsourcing. E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira