Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2009 - 08:11

Tarefa árdua


Ser policial no Brasil é uma tarefa árdua, principalmente das últimas três décadas para cá, quando se deu o crescimento organizado das facções criminosas diante da inércia do Poder Público. O atual cenário mostra de um lado o tráfico estruturado enquanto o Estado ainda patina em discussões políticas e eleitoreiras. E se até aqui a imagem dos agentes policiais já andava desgastada perante a sociedade, hoje eles próprios já não conseguem perceber o valor de sua profissão.

Recente pesquisa nacional com profissionais de segurança pública, divulgada durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança (Conseg), demonstrou em números essa realidade. Dos mais de 64 mil entrevistados, a autoestima em baixa foi detectada na maioria. Dos oficiais da PM, 66,8% disseram ter sofrido preconceito por causa da profissão e 62,4% dos agentes civis responderam o mesmo.

Ainda segundo o estudo, tal sentimento é tão predominante que deixou para trás reivindicações importantes e justas como melhores salários e condições de trabalho. Obviamente, isso é fácil explicar, pois qualquer profissional quer ver o seu trabalho reconhecido, principalmente uma função que tem como prioridade a proteção do cidadão e a manutenção da ordem.

É notória a necessidade de um trabalho de conscientização na qual o povo possa conhecer os bastidores da vida dos policiais e reconhecer o seu valor. Afinal, eles vivem no limite e na linha de frente do confronto. Melhores condições de trabalho, salários e treinamentos, são prioridades, mas uma mudança no olhar da população faria muito bem a esses profissionais, hoje com o orgulho ferido.

. Por: Marcos Espínola, Advogado Criminalista | www.espinolaadvogados.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira