Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2009 - 08:12

Por que consolidar a segurança?

Um profissional de TI preocupado com a segurança de rede é confrontado por um crescente número de ameaças e de exigências legais. Além disso, precisa equilibrar sua habilidade de gerenciar as ameaças e muitos outros imperativos, como custo, espaço para centro de dados limitado e preocupações ambientais. A consolidação da segurança de rede utilizando uma plataforma de gerenciamento unificado de ameaças (UTM) tem se mostrado um caminho para as empresas enfrentarem esses desafios e oferecer uma segurança mais eficiente, redução de custo e um custo ambiental menor.

Dirigida pelo espaço, energia, orçamento e outras restrições, a consolidação se tornou um imperativo para profissionais de TI de todos os níveis, até para o CIO. O maior frenesi sobre o tema se concentra na sua aplicação nos banco de dados como um todo e nos servidores para aplicações em particular. Porém, esse foco deixa de lado uma área em que a consolidação oferece ainda mais vantagens: segurança de rede. A consolidação com uma plataforma UTM gerencia uma vasta gama de ameaças que confrontam as redes das empresas com notáveis benefícios de custo.

De acordo com o Gartner, a forma mais importante que as organizações de segurança iriam economizar dinheiro em 2008 era alavancando a convergência das funções de segurança estabelecidas nas redes - ou plataformas de segurança hospedadas que tenham múltiplas camadas de proteção em um único produto para proteger contra uma crescente variedade de ameaças às redes e ao conteúdo. O Gartner estima que até 2010 somente 10% das ameaças à segurança vai necessitar de soluções táticas pontuais, contra 80% em 2005.

A consolidação da segurança chega num momento em que os profissionais de TI se encontram no centro de uma tempestade causada pela convergência de três tendências. Primeira, o lento aumento dos orçamentos de TI; segunda, a complacência sobre a segurança de rede, se não sobre os profissionais de segurança, sobre a equipe que controla o orçamento; e terceira, e talvez a mais importante, a crescente complexidade da segurança de rede.

A consolidação melhora a segurança em três pontos: integração, gerenciamento mais eficiente e inteligência contra ameaças, pois incorpora múltiplas capacidades da rede, como protocolos de roteamento (RIP, OSPF, BGP), técnicas de tradução (NAT, PAT), switching, VLANs, priorização de tráfego, sistemas virtualizados e clustering.

A Virtualização é particularmente importante para destravar funcionalidades de segurança adicionais, como a habilidade de criar variados e separados domínios de segurança, de forma que os recursos com diferentes níveis de confiança possam ser isolados e tratados diferentemente.

Por meio da UTM, a consolidação da segurança traz uma melhor proteção para a rede, uso mais eficiente do capital orçado, menores custos operacionais, reduzindo o fardo de gerenciamento, bem como treinamento, suporte e custos com updates das ameaças e preservação do investimento, permitindo adicionar robustas funcionalidades de segurança com menor ou nenhuma necessidade de hardware adicional.

. Por: Frederico Tostes, gerente Regional da Fortinet Brasil. | Perfil da Fortinet - A Fortinet é uma empresa pioneira em aplicativos de segurança de rede e líder de mercado no fornecimento de sistemas de gerenciamento unificado (UTM - Unified Threat Management). As soluções da Fortinet foram desenvolvidas gradualmente para integrar múltiplos níveis de proteção - incluindo firewall, antivírus, prevenção de intrusão, VPN, prevenção de spyware e antispam - planejadas para ajudar os clientes a se protegerem de múltiplas ameaças, assim como de ameaças combinadas. Com uma interface unificada e um ASIC habitual, as soluções da Fortinet oferecem funcionalidade de segurança avançada, de escritório remoto às operadoras com gerenciamento e relatório integrados. As soluções da Fortinet ganharam diversos prêmios em todo o mundo e são os únicos produtos de segurança certificados oito vezes pela ICSA (firewall, antivírus, IPSec, SSL, IPS, detecção de antivírus, limpeza e anti-spyware). A Fortinet tem sede em Sunnyvale, Califórnia, e está presente no Brasil desde 2004.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira