Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2009 - 12:41

Movimentação do fomento mercantil mantém o mesmo nível de negócios

Queda na oferta de crédito, principalmente às pequenas empresas, não afeta o setor de factoring, que continua atuante e prevendo movimentação igual ao giro de 2008.

O mercado de crédito para as pequenas empresas apresentou queda de 4,3% de julho para agosto desse ano, com diminuição de 4% comparativamente ao mesmo período de 2008, isso devido à crise econômica que afetou diretamente esse segmento da economia, desde setembro do ano passado. Contudo, o setor de fomento mercantil, que dá apoio financeiro e administrativo aos pequenos e médios empresários, não interrompeu sua atuação, pelo contrário, continua mantendo a mesma movimentação do período anterior à crise, com previsão otimista para 2009.

“A crise econômica não foi completamente superada, por isso os bancos estão adotando critérios de elegibilidade mais rigorosos para conceder crédito, em especial às micro e pequenas empresas, por serem menores e apresentarem mais riscos quanto ao pagamento”, explica o presidente da ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring, Luiz Lemos Leite.

Ao contrário do resultado dos bancos em agosto último, o setor de fomento mercantil não apresentou queda na demanda de seus negócios, fechou o mês conforme as expectativas para 2009. “Nosso setor tem um foco diferente dos bancos. As empresas de fomento mercantil por suas características conceituais, acompanham as atividades de suas empresas clientes, de pequeno e médio porte, suprindo as suas deficiências, e compram os direitos creditórios gerados pelas vendas mercantis por elas realizadas, gerenciando sobretudo, os riscos dos sacados devedores. Nossas principais empresas-clientes são indústrias, que, para atender a demanda do comércio para refazer seus estoques, aumentaram sua capacidade de produção, tendo em conta as perspectivas de crescimento do PIB do último trimestre de 2.009 e das vendas das festas de final de ano. Ressalta o presidente da ANFAC, Luiz Lemos Leite.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira