Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2009 - 13:26

MAUÁ sedia encontro do Comitê do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Encontro nos dias 25 e 26 de setembro no campus de São Paulo será o primeiro do Comitê no Brasil.

Membros do Comitê de Opções Técnicas (TOC) de Refrigeração, Ar condicionado e Bombas de Calor, que integram o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estarão reunidos, pela primeira vez no Brasil, nos dias 25 e 26 de setembro, para debater questões essenciais visando a preservação do meio ambiente. O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) sediará o encontro, no campus da Instituição em São Paulo-SP. A expectativa é de que pelo menos 20 membros do comitê, de diversos países, prestigiem o evento, que não é aberto ao público.

A iniciativa tem como objetivo avaliar o estágio atual das tecnologias alternativas de baixo consumo de energia para proteção da camada de ozônio e discutir a emissão dos gases de efeito estufa (CFCs e HCFC’s) no meio ambiente. “Esta é a primeira vez que o comitê se reúne no Brasil e isto significa uma oportunidade única de podermos contribuir de uma forma mais atuante para essas duas questões ambientais que afetam a todos nós, que são a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global”, assinala o pró-reitor acadêmico da Mauá, representante dos países em desenvolvimento e co-coordenador do Comitê, professor Roberto Peixoto.

Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o TOC de Refrigeração, Ar condicionado e Bombas de Calor, é um entre outros sete Comitês da área de Tecnologia e Economia, com o objetivo de auxiliar a implementação do Protocolo de Montreal. Durante a reunião em São Paulo serão debatidos temas que compõem um relatório, iniciado em 2008, e que no próximo ano será entregue aos países signatários do tratado.

De acordo o pró-reitor acadêmico da Mauá, este relatório é entregue a cada três anos e conta com as avaliações de mais de 200 especialistas, de um grande número de países, pertencentes a indústrias, governos e instituições acadêmicas e de pesquisa. “Nossa principal tarefa é a preparação desses relatórios técnicos, os Options Reports, que contêm uma avaliação específica das alternativas tecnológicas para eliminação do uso de SDOs (CFCs, HCFCs, metil clorofórmio, tetracloreto de carbono, brometo de metila), ou seja, a eliminação de substâncias sintéticas que contribuem tanto para a destruição da camada de ozônio como para o efeito estufa”, explica Peixoto.

Convidado a participar do Comitê há cerca de 11 anos, devido às pesquisas realizadas na área, o pró-reitor esclarece que durante o período de preparação do relatório são efetuados, no máximo, dois encontros presenciais. A maioria do trabalho é feito por meio da troca de informações dos membros via correspondência.

O Protocolo de Montreal já desenvolveu diversas ações bem sucedidas, como a eliminação do uso dos CFCs e halons nos Estados Unidos, Japão e Europa. O desafio agora é eliminar esses gases também dos países em desenvolvimento até 2010, além de extinguir totalmente os HCFCs, o que, segundo Roberto Peixoto, deverá ter um grande impacto, principalmente nos países com menos recursos.

Instituto Mauá de Tecnologia – IMT: O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira