Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2009 - 13:42

Expoflora recebe a primavera com chuva de pétalas sobre favela Heliópolis, em São Paulo


As pétalas de rosas de aproximadamente 27 mil botões ou 2.250 dúzias de flores serão lançadas de helicóptero sobre a comunidade para dar às boas vindas à primavera, num simbolismo ao desejo da chegada de um novo tempo no qual prevaleça o amor que todos têm no coração.

Presentear com flores será sempre um gesto de amor. Por isso a Expoflora escolheu uma comunidade da capital paulista - a favela de Heliópolis -, palco de recentes conflitos que refletem a insegurança nos grandes centros, para ser presenteada, na entrada da Primavera, com uma Chuva de Pétalas, uma das principais atrações da maior exposição de flores e plantas ornamentais que acontece, anualmente, em setembro, em Holambra.

Para dar às boas vindas à primavera, a Expoflora lançará de um helicóptero, sobre aquela comunidade, às 17h da terça-feira (22), as pétalas retiradas manualmente de aproximadamente 27 mil botões (ou 2.250 dúzias) de rosas. O trabalho manual evita que impurezas e espinhos misturem-se às pétalas.

Diz a tradição, na Expoflora, onde o espetáculo da Chuva de Pétalas é realizado diariamente também às 17 horas nos dias da realização do evento, que quem pega uma pétala de rosa ainda no ar, antes que ela toque o chão, tem os seus desejos realizados.

Usando a energia que emana desse momento, no qual as pessoas pensam positivamente nas graças que pretendem alcançar, a Expoflora pretende, com esse gesto, levar àquela comunidade a crença em um novo tempo, que chega com a nova estação, para permitir que a esperança de um mundo melhor, com menos violência e mais amor, renasça em cada coração.

Chuva de pétalas na Expoflora - Esse divertido e emocionante espetáculo ocorre graças à união de 25 produtores de rosas de Holambra que, nos dias da exposição, doam 2,55 toneladas de pétalas. O trabalho de preparação começa cedo. Já às 7h, as rosas são levadas a um galpão onde uma equipe despetala, uma a uma, as cerca de 18 mil flores - ou 1.500 dúzias. O trabalho manual é necessário para retirar impurezas e evitar que espinhos se misturem às pétalas. Depois disso, elas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo para que as pétalas não murchem.

Para que esta chuva de magia caia sobre o público, a organização da Expoflora utiliza um equipamento especial que lança as pétalas a uma altura que varia de cinco a seis metros. Nos dias em que há vento, as pétalas parecem dançar no ar, provocando momentos de rara beleza e emoção. O aparelho é operado pelo Tulipo, personagem símbolo do evento, e as pétalas podem ser direcionadas num ângulo de 360 graus. O helicóptero, na Expoflora, é utilizado apenas nos finais de semana quando o número de visitantes é maior, para também fazer com que a chuva cai sobre as alamedas e praças destruídas pelos 250 mil metros quadrados do recinto da exposição.

Chuva de pétalas na Expoflora, realizada de quinta a domingo, às 17h. 28ª Expoflora, acontece até o dia 27 de setembro, de quinta-feira a domingo e no feriado de 7 de setembro, das 9h às 19h, Holambra (rodovia Campinas-Mogi Mirim - SP 340 -, Saída 140). | Ingressos na bilheteria: R$ 26,00. Crianças até 5 anos não pagam | Informações: telefone (19) 3817-2228 - [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira