Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2009 - 12:04

Ambiente profissional exige cuidados com o que vestir

É possível - e cada vez mais importante - transmitir uma boa imagem no mundo corporativo. Basta, para tanto, estar antenado com as tendências, ter bom senso e, é claro, respeitar o próprio estilo.

Brasília - Ter um bom currículo e uma vasta experiência profissional não é suficiente para quem pretende conseguir ou manter o emprego dos sonhos. Cada vez mais, as empresas têm valorizado pessoas que sabem se posicionar, seja por meio da fala, do comportamento ou da utilização da roupa adequada para cada ambiente organizacional. Muitos são os equívocos e dúvidas na hora de escolher a vestimenta mais apropriada para trabalhar. A crescente procura por profissionais especializados em Consultoria de Estilo - capazes de alinhar pessoas, roupas e imagem - sinaliza a necessidade de se voltar o olhar para as mensagens ocultas que a aparência do indivíduo pode transmitir.

Não existe uma "receita de bolo" para se definir um estilo ideal no ambiente de trabalho. "Vivemos um tempo em que as pessoas se afirmam pelo estilo que escolhem", analisa a personal stylist brasiliense Mariana Andrade, lembrando que adequar-se ao ambiente de trabalho não é perder a personalidade, mas criar uma imagem daquilo que se pretende passar como profissional.

"É muito importante usar o bom senso e entender que estilos como o sexy, com o corpo à mostra; o romântico, expostos em babadinhos e lacinhos; ou o criativo, com combinações inusitadas, podem passar mensagens de fragilidade, personalidade, atitude ou insegurança. Ter bom senso é saber que alguns estilos não combinam com o ambiente de trabalho", explica.

A consultora pontua, ainda, que saber o que usar em cada ocasião pode abrir muitas portas, além de aumentar a auto-estima e a sensação de bem-estar, construídas a partir de uma imagem pessoal fortalecida, sem que, para isso, seja necessário um alto salário.

De acordo com Mariana, a dinâmica do trabalho de um personal stylist prevê uma avaliação do guarda-roupa da pessoa, deixando, apenas, as peças que valorizem seu tipo físico e seu estilo de vida. "A partir daí, o profissional sugere inúmeras combinações, que até então não seriam cogitadas pela pessoa, e acrescenta acessórios como um lenço, por exemplo", explica a profissional. "Aquele vestido que só era usado para sair à noite, de repente pode ficar ótimo para ser usado de dia, com os acessórios que ficavam esquecidos na gaveta", exemplifica.

Entre as funções do personal stylist está, também, a de orientar os clientes a fazer compras inteligentes e escolher só aquilo que é realmente, sempre observando o que já está no armário.

O que elas não podem deixar de saber: -.Nunca exagere nos acessórios. Use os mais discretos possíveis (pois uma pulseira pode fazer muito barulho em uma reunião e desconcentrar as pessoas) | . Bolsas com brilho não combinam com trabalho formal. Também não use bolsas muito pequenas, de mão, pois pode parecer que você veio de uma festa e não trocou de bolsa | . Bolsas muito grandes, tipo saco, também não são indicadas. Opte por uma de tamanho médio e de preferência de couro. Evite materiais como palha, plástico e tecido | . Sandálias que mostram muito os pés são extremamente sexys. Por isso, deve-se optar pelas tiras mais largas, sem brilhos. As de amarras nas pernas e tornozelos estão proibidas | . Sapatos, bolsas e pastas de trabalho devem estar impecáveis, principalmente o saltinho do sapato, para não fazer barulho quando andamos por causa do desgaste da borracha | . Use calçados confortáveis, mas não uma rasteirinha. Tênis nem pensar! (Isso obviamente não vale para ambientes esportivos e afins) | . Colares enormes, tanto no material quanto no tamanho, vão esconder você! Evite-os | . Cintos com brilhos e fivelas chamativas também não são aconselháveis | . Se for usar meia cor da pele, ela deve ser um pouco mais escura que o tom da sua pele, para esconder possíveis imperfeições | . As meias com costura atrás fazem o estilo sexy elegante, por isso devem ser evitadas no ambiente de trabalho e usadas com um lindo vestido à noite | . Quando estiver usando meia-calça, use sempre com sapatos da cor da meia ou mais escuros \ . Se a roupa for clara, opte por meias marfim, quase transparentes | . Meias finas transparentes não combinam com botas | . Sandálias podem ser usadas com meias ou sem. Opte pela que não tem dedos e dê preferência às superfinas e em tom natural \ . Nunca use meias desfiadas, por menor que seja o furo | . A cor da meia quando usada com calça deve acompanhar a cor do sapato ou da calça. O ideal é que nunca use meia mais escura que o sapato. | Fonte: Mariana Andrade.

O que eles não podem deixar de saber: Para os homens, o terno pode ser impecável, a mas se a gravata não estiver em harmonia, certamente vai comprometer todo o look | . Fique atento à estampa, ao tamanho do nó e a qualidade da gravata | . A função da gravata é esconder a fileira de botões da camisa e a sua altura ideal é a ponta sobre o furo do cinto | . A gravata pode ser de fibra sintética, mas as melhores são as de seda | . Cuidado com a gravata muito larga. Pode parecer babador;

. Cuidado na hora da composição da estampa da gravata com o restante do look para não ousar demais e acabar chegando ao ridículo. Para não correr esse risco, opte por gravatas de fundo neutro (cinza, marinho) igual ao do paletó, com algumas cores para complementar no desenho | .Para acertar no comprimento, meça a parte mais fina que será referência. Depois dê a laçada com a parte mais larga | . Observe bem a costura interna da gravata para evitar que ela se abra | . A gravata borboleta é usada apenas em trajes black-tie ou então para reforçar um estilo, como faz o apresentador Jô Soares| . Para quem usa prendedores de gravata, a altura ideal é 20 cm acima da ponta da gravata, prendendo-a à camisa. | Fonte: Mariana Andrade.

Perfil da Mariana Andrade - Desde criança, a moda já fazia parte da rotina de Mariana Andrade. Antenada, promovia desfiles de boneca em casa com as amigas e dava palpites nas roupas usadas pelos pais e pela irmã caçula. Formou-se em Publicidade e Propaganda no Instituto de Ensino Superior e, logo em seguida, começou a trilhar seu caminho profissional no mundo da moda. Concluiu o curso de Design de Moda no Centro Universitário Unieuro e, em 2009, finalizou a pós-graduação em Fashiondesign pelo Instituto Europeo di Design, em Milão, na Itália. Mariana carrega no currículo atuações publicitárias em revistas de Brasília e organização. Como produtora de moda, realizou eventos, desfiles e editoriais para grifes renomadas na cidade e planejamento e desenvolvimento de coleção de grifes. A brasiliense acaba de se lançar no mercado como personal stylist e já é referência para políticos, executivos, empresários e socialites.[ Blog "Consultoria de Moda", com Mariana Andrade | http://moda-andrade.blogspot.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira