Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2009 - 12:10

Tradição ou inovação? O que as pessoas buscam na hora da compra?

O mercado está cada vez mais competitivo e com isso o público avalia quais são as marcas que oferecem vantagens .

A 9ª edição do Best Global Brands, realizada pela Interbrand, revelou que as empresas que não investiram em inovação e nem em custo benefício ao cliente, durante o período de dezembro de 2008 a julho de 2009, perderam espaço no mercado.

Grandes marcar como a Motorola e a Fedex nem aparecem no ranking do top 100. A primeira baseou sua estratégia em modelos de celulares com “flip”, não levando em conta o crescimento de empresas concorrentes do mesmo segmento, como a Samsung. Já a Fedex atribui sua queda no ranking devido à diminuição de encomendas nos Estados Unidos, seu maior mercado.

E é dentro desse contexto que empresas de planejamento e inovação atuam, através do conceito de elevar a marca ao patamar necessário e desejado pelos consumidores. A CO.R Inovação, dirigida por Rita Almeida, atua com inovação e ativação de marcas, colecionando cases de sucesso como Mastercard, Nokia, Sadia, Oi, Nextel, São Paulo Fashion Week, entre outros.

A Oi, por exemplo, quando decidiu entrar no mercado, precisou desenvolver uma estratégia, já que a maior parte das pessoas já estava vinculada a outras empresas do setor. Para atrair consumidores, a empresa focou em um target com uma mentalidade aberta, disposto a mudanças. Para isso, nada melhor que o público jovem.

Para atingir esse público, a estratégia foi criar uma rádio que conversasse com essas pessoas. Rita Almeida fez uma pesquisa nas principais galerias de arte e casas noturnas de São Paulo para detectar o que o target em questão gostaria de ouvir no rádio. Captou então que os jovens gostariam de ter maior diversidade musical. Assim surgiu a rádio Oi FM, de conteúdo alternativo, como estratégia de ativação da marca Oi.

A Nextel também aposta em uma ativação diferenciada e, para isso, solicitou à CO.R uma pesquisa para detectar o comportamento do brasileiro em cada estado do país.

O que acha de uma matéria sobre o assunto? Mostrar as diversas ativações de marcas e ter os comentários de Rita Almeida, precursora do planejamento criativo no Brasil?

Rita Almeida: Publicitária, Rita Almeida foi uma das precursoras do planejamento criativo no Brasil. Fez história em agências como Talent, Loducca e AlmapBBDO. Foi sócio-fundadora e presidente do Grupo de Planejamento do Brasil. Participou de campanhas como “Brastemp. Não tem comparação”, “Os japoneses criativos da Semp Toshiba” e de lançamentos de marcas como Pepsi Twist, Gatorade e do FOX, da Volkswagen.

Há pouco mais de um ano lançou a CO.R, uma empresa de estratégias de inovação em sociedade com a Talent. Rita e sua equipe dedicam-se a criar propostas inovadoras que transformem seus clientes para que eles possam transformar o mercado e a sua relação com seus targets.

Na CO.R Rita lidera uma equipe de profissionais multidisciplinares cuja paixão e curiosidade pelo novo são uma ponte de atualização constante de seus clientes. Em pouco tempo de existência a CO.R já conquistou clientes como oi, NET, Semp Toshiba, Nokia, Nextel, Nestlé, MasterCard, Diageo, Sadia, Ipiranga, além de trabalhar com as mais influentes agências de propaganda do mercado.

Perfil da CO.R: Fundada no final de 2007 pela publicitária Rita Almeida e agência Talent, a CO.R Inovação é uma empresa de planejamento estratégico e ativação de marcas e produtos. Através da metodologia co-criativa, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar para manter uma marca em constante processo de inovação e interação com seus mercados e consumidores. Em seu portifólio, empresas como Sadia, Nokia, Oi, Luminosidade SPFW, Mastercard, Nestlé entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira