Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2009 - 12:41

Chemtech oferece programa aos universitários e garante preparação para o mercado de trabalho

Um processo seletivo que, obviamente, seleciona alguns. Porém, acima de tudo, ensina a todos. É com essa fórmula inovadora que a Chemtech - empresa de engenharia e TI do grupo Siemens - recruta seus estagiários, através do programa Trilha do Sucesso, um curso gratuito que tem o objetivo de capacitar os universitários formandos, recém-formados e estudantes de nível técnico para o ingresso no mercado de trabalho, utilizando uma abordagem moderna e dinâmica.

Criado há cinco anos pela empresa de consultoria de treinamento profissional de mesmo nome, o Trilha do Sucesso já passou por 13 cidades do País e atendeu cerca de 1300 pessoas. No curso, durante 16 horas (12 para o nível técnico) divididas em dois dias, os participantes passam por um verdadeiro processo de autoconhecimento, além de aprenderem a se comportar numa dinâmica de grupo e trabalharem a eficiência em entrevistas de emprego e processos seletivos. Todos têm o seu perfil traçado e enviado à Chemtech, que seleciona os mais adequados aos projetos e metas da empresa. A próxima edição no Rio de Janeiro será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, e as inscrições encerram-se em 23 de setembro.

“O nosso trabalho é de longo prazo, já que ensinamos as técnicas de inserção no mercado de trabalho. Se o estudante não se adequar à Chemtech agora, pode usar o que aprendeu aqui no futuro, inclusive em processos seletivos de outras empresas. Ninguém sai perdendo”, afirma o engenheiro químico Carlos Rosa, diretor do Trilha do Sucesso.

Uma das “professoras” do curso é a psicóloga Sílvia Sousa, responsável por passar aos universitários as principais definições de liderança, planejamento, prioridades, comunicação, trabalho em equipe etc. No entanto, para ela, o ensinamento mais importante e eficiente é o autoconhecimento.

“O curso abrange todos os aspectos, currículo, dinâmica de grupo, entrevista, entre outros. Eu fico impressionada como os estudantes passam a se conhecer melhor em tão pouco tempo, e como trabalham bem as suas fraquezas. A maioria tem dificuldade em falar em público e se expor, isso é uma novidade no início. Mas depois passam a ter foco, perdem a timidez e até fica difícil pararem de falar”, conta Sílvia.

De acordo com a psicóloga, por causa dos ensinamentos transmitidos, a Chemtech só tem a ganhar apoiando o Trilha do Sucesso. Através do programa, a empresa já recrutou aproximadamente 350 estudantes.

Pode-se dizer que o Trilha do Sucesso deu outro rumo à vida do engenheiro mecânico Bernardo Garrozi. Em novembro de 2007, ainda universitário, ele participou do curso em Florianópolis e acabou selecionado para um estágio na matriz da Chemtech, no Rio de Janeiro. Menos de um ano depois, teve que se mudar de vez, pois foi contratado em definitivo pela empresa.

“Era estudante da UFSC e vi um cartaz do Trilha do Sucesso no corredor da faculdade. Achei interessante e resolvi me inscrever. O curso nos passa muita confiança e nos ensina a fazer nosso marketing pessoal, revelando nossos pontos fortes. Muito do que aprendi eu levo até hoje para o meu dia a dia no trabalho”, diz Bernardo.

. [ Para participar do Trilha do Sucesso, é necessário ter o CR superior a 7,0 e estar cursando do 6º ao 8º período de todas as engenharias e ciência da computação. Os interessados devem acessar o site www.trilhadosucesso.com, verificar as datas e prazos, preencher o formulário e mandar seu histórico para o email [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira