Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2009 - 12:50

Festival do Rio começa nesta quinta com 300 filmes de mais de 60 países

Fonte inesgotável de cultura e arte de todos os tipos, o Rio de Janeiro passa mais uma vez de capital nacional do turismo para sede do circuito mais importante da cinematografia da América Latina. O Festival do Rio reúne este ano [do dia 24 de setembro a 8 de outubro] , um acervo de 300 curtas e longas-metragens vindos de mais de 60 países. Nesta edição, a nação francesa será homenageada.

O festival é sempre divido em mostras temáticas, que trazem diversas opções para o espectador. No total, são 27, sendo pelo menos quatro delas sobre a França. Noventa películas do país serão exibidas nas salas de cinema, e como convidada de honra, o evento receberá Jeanne Moreau, protagonista de grandes tramas do diretor Louis Malle, como Os amantes, de 1958. Além dele, a francesa fez história ao lado de outros grandes cineastas, de François Truffaut a Luís Buñel, passando por Michelangelo Antonioni e Orson Welles. A atriz terá uma mostra exclusiva.

Assim como nas edições anteriores, filmes de várias nacionalidades serão exibidos, incluindo lançamentos e sucessos já consagrados. Pelo nome, pode-se perceber que uma das mostras mais aguardadas pelo público, a Expectativa 2009, traz as apostas da cinematografia internacional, incluindo longas que só estreiam ano que vem. Há também grupos divididos por música, documentários, entre tantos outros.

Apenas uma mostra é competitiva: A Première Brasil. Nela, os filmes podem ser premiados em várias categorias, sendo analisados por um corpo de jurados ou por voto popular. Vários filmes são lançados nessa época, revelando uma nova safra de diretores e atrizes, como foi o caso de 2008, em que o troféu mais importante do evento foi levado pelo jovem de 20 anos, Matheus Souza, diretor de Apenas o Fim.

Mas além da diversão, o Festival do Rio é importante vitrine para os negócios. Muitos produtores, empresários e demais representantes do ramo visitam o Brasil, atraindo, assim, uma grande quantidade de atores e diretores estrangeiros, um atrativo a mais para quem circula pelas salas de cinema e pode, de repente, esbarrar em um ídolo das telas. Um dos diretores que confirmou a presença este ano é Quentin Tarantino, que traz o filme Bastardos Inglórios, estrelado por Brad Pitt.

O Festival do Rio abrirá ainda uma série de debates entre cineastas e público no pavilhão do evento, que fica na Avenida Barão de Tefé, na Saúde, Zona Portuária do Rio.

Em 2008, o público do Festival alcançou a marca de mais de 220 mil espectadores.

. A programação completa pode ser consultada no site www.festivaldorio.com.br/site2009.| Por Juliana Dargains/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira