Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

6ª edição Petrópolis Gourmet deve atrair 15 mil pessoas

Um coquetel recheado de delícias da serra marcou a abertura do VI Petrópolis Gourmet, na noite do dia 9 de novembro, no centro histórico da cidade. O maior festival gastronômico da região serrana fluminense dura dez dias e reúne 26 restaurantes do chamado Vale dos Gourmets. Todos prepararam cardápios exclusivos para o evento, incluindo produtos típicos do município, com destaque para verduras, legumes e frutas orgânicas. A chef Cláudia Mascarenhas, do restaurante Leopoldina, no hotel Solar do Império, por exemplo, vai sugerir salada de mini legumes (molho de tahine laranja com crocantes de massa de pastel) na entrada, camarões com Juliana de alho Poró (molho de tamarindo e arroz de jasmim com nirá) como prato principal e mousse de chocolate com especiarias como sobremesa.

Uma resposta ao desafio lançado aos chefs nesta edição do festival: descobrir o verdadeiro sabor da Cidade Imperial. A programação inclui ainda um leilão de vinhos raros e uma série de oficinas culinárias gratuitas, com temas regionais que vão da cozinha amazonense até a pantaneira. Segundo cálculos do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o VI Petrópolis Gourmet deve atrair 15 mil pessoas e garantir a injeção de mais de R$ 500 mil na economia da cidade. Responsável por 7% do PIB do município, o equivalente a 140 milhões por ano, o turismo será o setor que mais vai ganhar com a realização do festival gastronômico, que aumenta - em média - 20% da taxa de ocupação na rede hoteleira local.

Todas as oficinas são gratuitas. Elas acontecem a partir do dia 11 de novembro (sábado), em três espaços diferentes: Mercado Gourmet (uma cozinha experimental montada ao lado do Horto Mercado, em Itaipava), o Senac Itaipava e o Sesc do Centro Histórico ( em frente ao Palácio de Cristal).

Quanto ao leilão de vinhos, que faz parte da programação do VI Petrópolis Gourmet, será realizado no dia 18 pelos antiquários de Cristina de Orleans e Bragança e Miguel Salles, no Garage Salles, em Itaipava.

O leilão reunirá 130 lotes com preciosidades como o Madeira Vintage 1903, que tem lance inicial de R$ 2 mil. Os organizadores também vão leiloar seleções apuradas de safras portuguesas, como o Barca Velha, e ícones da vitivinicultura francesa, além de objetos afins, como taças de cristal e um suporte alemão para vinhos fabricado no século XIX. O evento começa às 19h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira