Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2009 - 10:21

ShotSpotter propõe tecnologia que localiza disparos de armas e permite redução da criminalidade

Sistema acústico, que está chegando ao Brasil, reduz em até 40% a taxa de homicídios e mais de 70% a troca de tiros em áreas públicas de grandes metrópoles, possibilitando reorientar políticas públicas de segurança.

São Paulo – Grandes regiões metropolitanas no Brasil, como São Paulo, Rio, Belo Horizonte ou Brasília, já podem contar com uma nova tecnologia capaz de localizar onde houve ocorrência de disparos de armas de fogo e reduzir consideravelmente índices de violência. Trata-se do sofisticado Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo®, desenvolvido pela empresa norte-americana ShotSpotter, que, através de sensores instalados em grandes áreas urbanas, permite a implantação de programas de proteção e reorientação de políticas públicas voltadas à segurança. A ShotSpotter, Inc. é a líder mundial no fornecimento deste tipo de tecnologia e vem implantando o sistema há mais de 10 anos em cidades norte-americanas, como Los Angeles, Washington D.C., Chicago, Boston e São Francisco, entre outras.

Pelo Sistema de Detecção de Disparos (SDD), sensores de áudio são camuflados e instalados em áreas urbanas de forma a garantir cobertura total e permanente das regiões escolhidas pelos órgãos governamentais. Em caso de disparo de arma de fogo no perímetro coberto pela tecnologia, tais sensores, em um sistema acústico, detectam e emitem alertas imediatos a uma central da polícia ou órgão de segurança (call centers, centrais de despacho de viaturas ou centros de comando). Os alertas também podem ser enviados para dispositivos portáteis utilizados por policiais que estejam em diligência. A sofisticação dos instrumentos permite ainda distinguir imediatamente, com alto grau de precisão, o que é disparo de arma de fogo ou tiroteio do que é fogo de artifício ou outro evento, de acordo com a assinatura acústica.

Nas 45 cidades norte-americanas em que foi instalado, o SDD tem ajudado as comunidades a reduzir consideravelmente a incidência de tiros, o que torna tais metrópoles mais seguras. Dados em tempo real e informações históricas fornecidas pelo sistema permitem que as autoridades localizem, analisem, priorizem e respondam de forma rápida e adequada a incidentes isolados e a tendências gerais de criminalidade.

Tal tecnologia permite, ainda, que os órgãos governamentais e a comunidade disponham de diversos benefícios, como o fornecimento de informações imediatas sobre ocorrências que, de outro modo, seriam de difícil conhecimento da polícia. Também assegura maior eficácia no envio de viaturas policiais para diligências, identificação precisa dos locais onde aconteceram os disparos, melhoria das condições de segurança na atuação dos policiais, que respondem aos incidentes munidos de informações críticas sobre a situação que vão enfrentar, entre outros. O trabalho quase imediato também provê a estes agentes a possibilidade de gerar provas para processos criminais, salvar vidas em risco, dada a rapidez da resposta, e entrevistar testemunhas antes que elas deixem o local.

“ShotSpotter auxilia os órgãos governamentais a reduzir os índices de violência e a mapear os incidentes de forma mais precisa, além de utilizar os recursos, em geral limitados, nas áreas em que realmente há necessidade de ação”, descreve James G. Beldock, Presidente e CEO da ShotSpotter. “As autoridades constataram mais de 30% de redução em crimes violentos, bem como 70% na diminuição de tiroteios. Algumas cidades norte-americanas conseguiram baixar em 40% a taxa de homicídios após a instalação do sistema”, conclui.

ShotSpotter - Líder mundial no fornecimento de sistemas de detecção de disparos de armas de fogo para segurança pública e defesa, a ShotSpotter vem há mais de 10 anos desenvolvendo e implantando programas que possibilitam os órgãos governamentais a aperfeiçoar suas estratégias de combate à violência e de prevenção ao crime. Seus sistemas estão em operação em 45 cidades dos Estados Unidos, entre elas metrópoles como Los Angeles, Chicago, São Francisco, Boston e Washington D.C. Os significativos números comprovam a redução de disparos de arma de fogo nas regiões cobertas pelo sistema e a consequente melhoria nos índices de criminalidade e violência nas metrópoles atendidas. ShotSpotter é uma companhia privada baseada em Mountain View, na Califórnia (EUA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira