Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2009 - 10:42

Ministro Lobão avalia que o desafio de explorar o pré-sal "será vencido" com esforço da Petrobras

O seminário Pré-sal e o Futuro do Brasil continuou no dia 23 de setembro (quarta-feira), com a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES), Eduardo Campos (PE) e Jaques Wagner (BA). Participam ainda os deputados Antonio Palocci, Henrique Alves, Arnaldo Jardim, Arlindo Chinaglia e o senador Renato Casagrande.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, abriu o segundo dia do seminário Pré-sal e o Futuro do Brasil, em Brasília (DF). Lobão ressaltou que o novo cenário exigirá enorme esforço de pesquisa da Petrobras e das outras empresas, mas que o desafio “será vencido”, gerando uma verdadeira revolução no setor e oportunidade de crescimento para a indústria nacional. Lobão acrescentou que o governo avaliou que a capitalização da empresa se tornou necessária.

“A capitalização permitirá à Petrobras aumentar sua capacidade de investimento e obter novos recursos no mercado financeiro”, apontou. Ao falar da proposta de criação do Fundo Social, Lobão ressaltou que a riqueza a ser gerada pelo pré-sal pertence à União e por conseqüência ao povo brasileiro. “É fundamental que o governo possa gerir os recursos”, defendeu.

Citando o bom momento econômico vivido pelo país, Lobão afirmou que o caráter estratégico das riquezas do pré-sal justifica a criação da Petrosal e uma maior participação da Petrobras. “Temos que ter em conta que o petróleo é uma reserva estratégica tanto aqui como em qualquer parte do mundo. É fiel da balança geopolítica. Com essas considerações justifica-se a criação de uma empresa estatal que vai permitir gestão política do pré-sal e maior participação da Petrobras na exploração”, disse Lobão, ressaltando que a Petrobras detém o conhecimento das bacias sedimentares brasileiras.

O evento tem como objetivo discutir pontos da proposta de novo modelo regulatório de exploração e produção do petróleo, como a implementação do modelo de partilha e a atuação da Petrobras como operadora única de todos os campos do pré-sal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira