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24/09/2009 - 11:28

O.N.E.: Empresário brasileiro conquista espaço no mercado americano com bebidas naturais e funcionais

Há quatro anos, o mineiro Rodrigo Veloso foi para Los Angeles e criou a One Natural Experience para levar a água de coco ao consumidor americano. O negócio prosperou e em 2008 atingiu a marca de US$ 10 milhões em vendas, com uma linha de produtos que inclui também sucos de açaí, café e caju

Los Angeles (CA) – Natural, saudável, saborosa, refrescante... quem não gosta de uma boa água de coco gelada? Há cinco anos, o empresário mineiro Rodrigo Veloso, de 29 anos, viu o potencial dessa delícia tropical e se mudou para Los Angeles, onde fundou a O.N.E. – One Natural Experience, para levar a água de coco ao mercado norte-americano, apostando em sua característica de ser um excelente isotônico natural e na imagem de saúde e beleza que é associada ao Brasil no exterior. O negócio vingou e em pouco mais de um ano a O.N.E. superava a marca de US$ 1 milhão de vendas. Em 2008, o faturamento chegou a US$ 10 milhões e a linha de produtos cresceu. Hoje, além da água de coco, a O.N.E. oferece outras bebidas a base de frutas tropicais, como açaí, café, caju e acerola, e se define como uma empresa de bebidas naturais e funcionais.

Tudo começou em 2005, quando Veloso fazia um MBA de empreendedorismo na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e deveria montar um plano de negócios de uma empresa exportadora de produtos brasileiros. Junto com um colega americano, Veloso criou o plano da O.N.E., vencendo um concurso de empreendedorismo da FGV. Confiante na qualidade do projeto, ele inscreveu o plano no concurso internacional Moot Corp, ligado à Universidade do Texas, venceu a etapa latino-americana e foi convidado para participar da competição global. O projeto não foi o vencedor, mas a participação no concurso rendeu a Veloso contatos preciosos para tocar sua idéia adiante. Com o aporte de capital de um investidor, contribuições de amigos e familiares e suas próprias economias, ele se transferiu para os Estados Unidos e criou a O.N.E. World Enterprises.

Uma das chaves do sucesso da O.N.E. é o fato de ter conquistado espaço no grande varejo, levando seus produtos a 40 mil supermercados nos Estados Unidos – até então, a água de coco e outros sucos tropicais eram encontrados somente em lojas especializadas em produtos naturais ou “étnicos”. Veloso, que coordena pessoalmente as degustações em pontos-de-venda e procura explicar as propriedades e benefícios das bebidas O.N.E. para os consumidores, trabalhou duro para entrar na grande distribuição, ligando diariamente para os gerentes das redes e conseguindo sua atenção pela insistência, acreditando na qualidade de seu produto para aproveitar as oportunidades que surgiam a partir destes contatos.

Ao mesmo tempo, a água de coco foi ganhando evidência por conta de diversas celebridades fotografadas enquanto consumiam a bebida ou elogiavam suas qualidades – um isotônico natural, excelente para repor eletrolíticos perdidos durante atividades físicas, períodos de stress ou doenças, além de ser a melhor cura para a famosa “ressaca”.

Com o crescimento da empresa, que neste ano deve faturar cerca de US$ 20 milhões, o investimento em marketing também está sendo intensificado, com ações de merchandising em programas de TV, como o reality show “Extreme Home Makeover”, na ABC, e The Closer, da TNT. Ao todo, a O.N.E. deve gastar US$ 1,6 milhão em marketing até o final de 2009, com alguma publicidade tradicional. No ano que vem, pretende lançar uma campanha em outdoors.

A estratégia da O.N.E. é baseada na diferenciação de sua marca pela qualidade superior, inovação, autenticidade e compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social. A água de coco, carro-chefe da O.N.E., produzida pela brasileira Amacoco, que tem uma plantação de 800 mil hectares no Pará, e também importada da Indonésia, é embalada na origem, o que garante sua frescura e sabor. Todos os produtos usam somente ingredientes naturais. Para a embalagem, a opção é por caixas Tetra Pak, que são renováveis, recicláveis e têm menor impacto ambiental, pois são mais leves, ocupam menos espaço e com isso permitem consumir menos combustível para seu transporte. Além disso, Veloso faz parte da direção da GIFFT (Global Innovations for Fair Trade), organização para comércio solidário, e contribui com entidades como a Brazil Foundation and Healthy Child.

A empresa também tem diversificado sua oferta de produtos. Além da água de coco e das bebidas à base de açaí e caju,a O.N.E foi a primeira empresa no mundo a lançar um suco de café, em 2008. Recentemente a empresa lançou também as linhas O.N.E. Splash (que combina a água de coco (pelo menos 85%) com quatro sabores de frutas – sucos naturais de manga, maracujá, goiaba e abacaxi), e O.N.E. Water, água mineral das fontes da Blue Mountain do Canadá e cujo lucro é revertido para ONGs, que o próprio consumidor pode escolher pelo site www.onewater.com.

Além do mercado americano, a O.N.E. também comercializa seus produtos no Canadá. A empresa não tem planos de lançar seus produtos no Brasil, por enquanto. A prioridade continua sendo o mercado americano, onde segundo analistas do setor de bebidas as vendas de água de coco estão somente no início e tem um enorme potencial de crescimento.

O.N.E. Criada em 2005 pelo empresário brasileiro Rodrigo Veloso, a O.N.E é uma companhia de bebidas funcionais naturais com sede em Los Angeles, Califórnia. Seu primeiro produto, O.N.E. Coconut Water (água de coco) foi lançado em 2006 e se transformou rapidamente em um sucesso de vendas no mercado norte-americano. Em pouco mais de um ano, a empresa atingiu a marca de US$ 1 milhão em vendas, e em 2008 o faturamento atingiu os US$ 10 milhões. Hoje, além da água de coco, a linha de produtos O.N.E. inclui diversas bebidas à base de frutas tropicais, como açaí, café, caju e acerola, e a linha O.N.E. Splash, de água de coco combinada com sucos de frutas em quatro sabores. Uma das bases da estratégia da O.N.E. é o compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social. A companhia procura trabalhar para promover um negócio sustentável e estabelecer relacionamentos com as comunidades dos locais onde adquire seus produtos. [Site www.onedrinks.com].

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