Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2009 - 11:30

Banco Nossa Caixa cria diretorias de Integração e de Mercado de Capitais

Objetivos das novas áreas são dinamizar o processo de integração ao BB e diversificar negócios do banco.

O Banco Nossa Caixa reestruturou a sua administração no dia 17 deste mês com a criação de duas novas diretorias, a de Integração e a de Mercado de Capitais. O banco permanece com dez diretorias, pois no processo duas das diretorias existentes foram incorporadas a outras: a área de Operações foi integrada à diretoria de Tecnologia da Informação, enquanto a de Controladoria e Riscos passou a fazer parte da diretoria de Crédito. O presidente da Nossa Caixa, Demian Fiocca, trouxe os executivos Celso Antunes da Costa para assumir a diretoria de Integração e José Cláudio Rego Aranha para comandar a área de Mercado de Capitais.

“As mudanças na estrutura administrativa têm o objetivo de reforçar as duas prioridades de nossa estratégia atual: de um lado, expandir o crédito e os ativos do banco e, de outro, caminhar com segurança no processo de integração”, diz Fiocca. “Ao dar maior robustez e senioridade a essas áreas, queremos cuidar dos aspectos de negócios, clientes e pessoas ao longo do processo de integração, além da eficiência na parte de processos”.

Uma estrutura voltada ao mercado de capitais vai permitir que a Nossa Caixa passe a operar com maior rapidez com produtos e estruturas de crédito hoje largamente utilizadas no mercado. “No entanto, nossa intenção não é estruturar operações, é apenas investir com segurança em instrumentos de renda fixa”, diz Fiocca.

Integração - Celso Antunes da Costa, diretor de Integração, chega à Nossa Caixa trazendo uma experiência de 32 anos no sistema financeiro e atuação tanto em bancos de varejo como de atacado. Em sua longa carreira no Banco Real, de 1975 a 2006, participou da coordenação de quatro diferentes processos de fusão e integração de grandes instituições financeiras, incluindo dois bancos públicos, o que lhe deu forte conhecimento nessa área. Foi membro de diversas diretorias setoriais da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Seu conhecimento profundo do sistema financeiro se consolidou com o trabalho de quatro anos em agência bancária e de 28 anos em áreas administrativas, operacionais, de auditoria, processos, vendas, desenvolvimento de produtos, vendas e gestão bancária.

No Banco Real, foi responsável por processos e sistemas de agências na América Latina, pela área de Administração e Operações, por desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços e pela coordenação e execução de integração do Banco ABN Amro, do Banco de Pernambuco e do Banco da Paraíba. Foi também membro do comitê executivo da integração do Banco Sudameris.

Durante o processo de integração do Banco de Pernambuco e do Banco da Paraíba ao Banco Real, ocupou a presidência dessas instituições com a missão de substituição de sistemas e adoção de método e gestão de vendas, renovação da marca e reposicionamento de mercado. Em sua gestão, no Banco de Pernambuco, a base de clientes saiu de 45 mil para 280 mil em três anos; no Banco da Paraíba, 100 mil clientes de cartões salário tornaram-se correntistas e a carteira de empréstimos cresceu de R$ 40 milhões para R$ 150 milhões em um ano. Nesses dois bancos, ele foi também responsável pela negociação com os governos estaduais para renovação de contratos de prestação de serviços, sendo vencedor em licitações.

Celso Antunes é administrador de empresas, com pós-graduação em Processos e Sistemas e MBA – Executivo Internacional (Universidade de São Paulo).

Mercado de Capitais - José Cláudio Rego Aranha é o diretor da nova área de Mercado de Capitais da Nossa Caixa. O executivo acumula experiência tanto no setor público como no segmento privado. Na área de governo, foi superintendente da área de Renda Fixa do BNDES e chefe do departamento de investimentos da BNDESpar. No segmento privado, trabalhou, entre outras empresas, na Promon Engenharia e na Caterpillar Brasil.

Entre as estruturações de que participou destacam-se a consolidação do pólo petroquímico do Nordeste para a Braskem; a implantação da estrutura física para exploração do campo petrolífero de Marlin para a empresa Marlin S.A.; o lançamento de debêntures para implantação de projeto de construção de novas aeronaves para a Embraer; a implementação para abertura de capital e associação com empresa atuante no setor para a Brasil Ferrovias; a implementação de abertura de capital com internacionalização da empresa para a JBS; a implantação da hidrelétrica Santo Antonio no Rio Madeira; e a consolidação e internacionalização da Bertin S.A..

O executivo teve atuação também em operações de reestruturação para o Grupo Klabin na área de celulose; das ferrovias Ferro-Norte, Novo Oeste e Ferroban; e em mais de outras vinte empresas nacionais e estrangeiras. Atuou também como representante em colegiados de diversas empresas.

José Cláudio Rego Aranha é engenheiro industrial mecânico, formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (Niterói), e possui MBA Executivo em Finanças pelo Coppead (Rio de Janeiro). Tem pós-graduação em Advanced Industrial Management, pelo Research Institute for Management Science (Holanda).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira