Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 09:30

Prioridade da Intel: Uma experiência de computação totalmente móvel


Novos chips para notebooks e programas para desenvolvedores de software são revelados.

Intel Developer Forum, San Francisco – Na sua conferência para desenvolvedores em San Francisco, A Intel Corporation demonstrou como, de PDAs e netbooks para tarefas simples de computação até os laptos ultrafinos que balanceiam performance e estilo, a empresa oferece a combinação certa de prioridades para todos os tipos de experiência em mobilidade. O discurso de David (Dadi) Perlmutter, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Arquitetura da Intel, no Intel Developer Forum, também marcou a estréia de três novos processadores super rápidos e inteligentes Intel® Core™ i7 para notebooks.

“Permanecer conectado em uma gama cada vez maior de dispositivos móveis tornou-se a parte mais empolgante e de rápida evolução da tecnologia”, declarou Perlmutter. “A Intel está possibilitando a experiência móvel total em cada dispositivo, oferecendo diferentes níveis de desempenho e consumo em tamanhos pequenos e ótima compatibilidade, uma experiência superior na Internet móvel e de banda larga wireless com a WiMAX embarcada. Estamos verdadeiramente levando a mobilidade a um nível ótimo”.

Baseados na premiada micro-arquitetura Nehalem da Intel, os novos processadores Intel® Core™ i7 e o novo chipset incluem características como a Tecnologia Intel® Turbo Boost¹ e a Tecnologia Intel® Hyper-Threading². Os chips quad-core oferecem capacidade de processamento sem concorrência durante deslocamentos para os usuários mais exigentes que criam vídeo digital, se divertem com jogos intensos ou rodam aplicativos empresariais pesados.

Perlmutter também destacou a próxima geração de processadores móveis da Intel, codinome “Arrandale”, que leva a micro-arquitetura Nehalem para notebooks convencionais. Esses chips integrarão a CPU dual-core e os gráficos em um pacote que utiliza o processo tecnológico de 32nm e a segunda geração dos transistores high-k metal gate para melhor desempenho e eficiência no consumo de energia para notebooks convencionais. Essa integração dos componentes da plataforma continuará no futuro com um processador totalmente monolítico de 32nm, codinome “Sandy Bridge”.

Citando uma combinação de melhorias na arquitetura, design e processo de manufatura, Perlmutter detalhou o progresso da plataforma “Moorestown” da Intel, programada para chegar ao mercado em 2010 e voltada para MIDs e smartphones. Ele discutiu como algumas das técnicas inovadoras que a Intel está implementando, como as Distributed Power Gates, melhoram o desempenho e oferecem grandes reduções no consumo e no pacote térmico.

Essas tecnologias ajudam a obter uma redução de até 50 vezes no consumo inativo da plataforma em comparação à primeira geração da plataforma “Menlow” da Intel. As reduções estão permitindo que a Intel estabeleça novos parâmetros em consumo ultrabaixo ao mesmo tempo em que permite rodar aplicativos de mídia de alta qualidade e todo o poder da Internet em dispositivos portáteis.

Perlmutter também abordou a terceira geração da plataforma de consumo ultrabaixo da Intel, codinome “Medfield”. Esperada para 2010, a Medfield será um design system-on-chip (SoC) de 32nm, em um único chip, que possibilitará designs muito menores e com consumo inferior ao do Moorestown ajudando a Intel a entrar com mais força nos segmentos de smart phones.

Perlmutter demonstrou uma nova tecnologia de cabo ótico de alta velocidade que deverá estar pronta no próximo ano para conectar dispositivos eletrônicos de consumo, como notebooks, monitores HD, câmeras, reprodutores de vídeo, iPods*, estações base e drives em estado sólido (SSDs) uns com os outros utilizando fibra ótica ao invés de cabos de cobre, pavimentando o caminho para a nova geração de desempenho extremo de entrada e saída (I/O). Desenvolvida pela Intel e conhecida como “Light Peak”, essa tecnologia fomentará uma nova geração de desempenho computacional I/O extremo, oferecendo 10GB/s de largura de banda, com a habilidade potencial para chegar até 100Gb/s ao longo da próxima década. Com 10Gb/s, o usuário poderia transferir um filme completo de Blu-ray* em menos de 30 segundos. A empresa pretende trabalhar com a indústria para determinar a melhor maneira para tornar essa nova tecnologia em um padrão amplamente disponível.

Além disso, Perlmutter anunciou a Tecnologia Anti-Furto da Intel® (Intel® AT) versão 2.03, uma tecnologia inteligente no hardware que desabilita o acesso a dados criptografados no notebook, caso ele seja perdido ou roubado. Colaborando com os principais ISVs de segurança, a Intel AT permitirá uma maior proteção dos dados e dificultará o roubo de PCs para consumidores, bem como de um grande número de notebooks corporativos e pessoais dos principais OEMs de PC em 2010.

James: Desenvolvimento contínuo das plataformas da Intel: No segundo discurso do dia, Renee James, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Software e Serviços da Intel, revelou o Programa para Desenvolvedores Intel Atom. Esse esforço encoraja os fabricantes independentes de software a criarem aplicativos móveis. A Intel está trabalhando em parceira com fabricantes, incluindo Acer* e ASUS*, para criar múltiplas lojas onde os aplicativos e os building blocks dos aplicativos para netbooks e PDAs baseados na Intel serão vendidos.

“O Programa para Desenvolvedores Intel Atom fomentará novos e inovadores aplicativos para consumidores e novas oportunidades de receita para os desenvolvedores de software”, declarou James. “O novo programa facilita a criação de aplicativos que os consumidores podem usar com confiança, sabendo que eles foram otimizados e validados para dispositivos baseados no processador Intel Atom”.

Microsoft* Silverlight e Moblin: Além disso, o suporte para o sistema operacional Silverlight da Microsoft* será ampliado para incluir o Moblin* no começo do próximo ano. O Moblin é um sistema operacional de código aberto para netbooks, PDAs, smartphones e computadores automotivos. Usando a base cross-plataforma do Silverlight, os desenvolvedores poderão escrever aplicativos uma única vez e utilizá-los em dispositivos com Windows e Moblin, ampliando o alcance dos aplicativos Silverlight para mais dispositivos e consumidores, demonstrando assim a continuação da tendência rumo a PC, TV e telefone.

Demonstrando o bom momento da indústria para netbooks e para o sistema operacional Moblin, James anunciou que o Dell* Inspiron Mini 10v com o Ubuntu Moblin Remix Developer Edition pré-instalado estará disponível a partir do dia 24 de setembro. James também anunciou que fabricantes de sistemas operacionais, incluindo Canonical, CS2S, Linpus, Mandriva, Novell, Phoenix e Turbolinux, anunciaram que os sistemas operacionais baseados no Moblin versão 2 já estão disponíveis.

A Intel [Nasdaq: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. [www.intel.com/pressroom e blogs.intel.com | http://twitter.com/intelbrasil]

Intel e Atom são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e outros países.Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

¹ A Tecnologia Intel® Turbo Boost (Intel® TBT) requer um PC com um processador da Intel com capacidade TBT. O desempenho da Intel TBT varia de acordo com as configurações de hardware, software e do sistema geral. Consulte o seu fabricante de PC para saber se o seu sistema cumpre os requisitos da Intel TBT. Visite www.intel.com/technology/turboboost para mais informações.

² A Tecnologia Intel® Hyper-Threading requer um sistema com um processador Intel com suporte à Tecnologia Intel® Hyper-Threading e um chipset, BIOS e sistema operacional compatíveis com a Tecnologia HT. O desempenho variará de acordo com o hardware e o software utilizados. [www.intel.com/info/hyperthreading].

³ Tecnologia Anti-Furto da Intel® (Intel® AT). Nenhum computador pode fornecer segurança absoluta sob todas as condições. A Tecnologia Anti-Furto da Intel® (Intel® AT) para a proteção de PCs (também chamada de “pílula de veneno”) requer que o computador possua chipset, BIOs e firmware habilitados para a Intel® AT e um Provedor de Serviço/ISV com capacidade para a Intel AT e uma assinatura ao serviço. A Intel® AT (Proteção de PCs) desabilita o acesso aos dados criptografados ao prevenir que o material criptografado seja acessado ou apagado necessário para acessar dados anteriormente criptografados. O software com capacidade para a Intel AT fornecido pelo ISV pode armazenar o material criptografado no chipset do PC. Para poder recuperar os dados quando o PC é recuperado, esse material criptografado deve estar salvo anteriormente em outro dispositivo ou servidor fornecido pelo provedor de serviço/ISV de segurança. Os mecanismos de detecção (gatilhos), resposta (ação) e recuperação funcionam apenas depois que a funcionalidade Intel® AT for ativada e configurada. O processo de ativação requer um procedimento específico para a obtenção de uma licença do provedor de serviço/ISV de segurança autorizado para cada PC ou conjunto de PCs. A ativação também requer a instalação e a configuração pelo comprador ou provedor de serviço e pode necessitar outras instalações no console. Alguma funcionalidade pode não ser oferecida por alguns ISVs ou provedores de serviços. Alguma funcionalidade pode não estar disponível em todos os países. A Intel não assume nenhuma responsabilidade por dados e/ou sistemas perdidos ou roubados ou quaisquer outros danos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira