Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 09:37

Brasil, Argentina, Chile, Peru e Japão aprovam a criação do Fórum Internacional ISDB-T

Após apresentação de uma proposta pelo Fórum SBTVD, projeto deverá avançar em novo encontro previsto para março de 2.010.

Em reunião com autoridades da Argentina, Chile, Peru e Japão, países que aderiram ao padrão de TV digital nipo-brasileiro, tecnicamente chamado ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), realizada no dia 21 de setembro, em Lima, no Peru, foi aprovada a proposta de criação do Fórum Internacional ISDB-T, apresentada pelo governo brasileiro em parceria com o Fórum do Sistema de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

Na ocasião, representantes do Fórum SBTVD apresentaram uma proposta de projeto do Fórum Internacional ISDB-T e também detalharam sobre a estrutura e funcionamento da entidade brasileira, que se caracteriza por ser independente, com representantes dos setores de radiodifusão, transmissão, recepção, governo e academia.

A partir disso, o projeto ainda deverá passar por um período de maturação, com novo encontro previsto dentro de seis meses, quando serão discutidos possíveis ajustes. Além disso, a idéia é que cada país crie seu próprio fórum, de acordo com lei, objetivos, características e necessidades locais, podendo dispor de total apoio do Fórum SBTVD.

O principal objetivo do Fórum Internacional ISDB-T será garantir a harmonização das normas técnicas entre todos os países que adotarem o padrão nipo-brasileiro. “A existência dos mesmos padrões para todos os países envolvidos é a base para garantir o fortalecimento da indústria latino-americana”, explica Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD.

Encontro de cooperação técnica - A reunião para apresentação da proposta de criação do Fórum Internacional ISDB-T, que também foi aberta a representantes dos demais países convidados, na condição de observadores, aconteceu em paralelo ao Encontro de Cooperação Técnica, que reuniu em Lima autoridades, radiodifusores, empresários e especialistas de diversos países da América do Sul.

De acordo com Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum SBTVD e uma das palestrantes do evento, o encontro surpreendeu pelo envolvimento político principalmente das autoridades peruanas.

Segundo informações do Ministério das Telecomunicações, essa foi a primeira vez que os ministros Hélio Costa, do Brasil, Henrique Cornejo, do Peru, Lissandro Sallas, da Argentina, René Cortázar, do Chile e Kazuhiro Haraguti, do Japão se reuniram para tratar da implantação da TV digital por meio de uma cooperação ampla dos técnicos dos países sul-americanos.

Em sua fala, na abertura evento, Alan Garcia, presidente do Peru, enfatizou o trabalho conjunto a ser realizado no Fórum enquanto que o ministro peruano, Henrique Cornejo, pediu que a primeira tarefa do novo Fórum fosse a consolidação de uma norma única.

No meio da tarde o evento foi interrompido para a assinatura formal pelos cinco países do que foi chamado de “Declaração de Lima”. Trata-se de um documento de formalização da intenção dos cinco países ISDB-T na promoção, cooperação e apoio ao lançamento da TV Digital.

Os ministros que assinam esta declaração, representantes de seus correspondentes governos, por ocasião da realização, na cidade de Lima, do 1º Fórum Internacional ISDB-T, expressam o seguinte: 1. Sua satisfação por haverem adotado o sistema de televisão digital ISDB-T em seus respectivos países porque representa um poderoso sistema de modernidade, democratização e integração regional. | 2. Reafirmam sua vontade de trabalhar juntos para a adequada implementação do sistema ISDB-T e desenvolver, para este propósito, atividades de cooperação conjunta. | 3. Reiteram seu convite a que outros países da região se incorporem à decisão e aproveitem os benefícios e potencialidades que oferece o sistema ISDB-T. 4. Declaram que realizarão todos os esforços possíveis para estabelecer marcos regulatórios comuns, que permitam consolidar o sistema de televisão digital ISDB-T latino-americano e aproveitar as economias de escala que serão gerados a partir daí.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira