Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 09:44

Utilização de banda larga cresce 16% no Brasil em 2009

São Paulo – A Cisco anuncia hoje a 12ª edição do Barômetro Cisco da Banda Larga, apontando um crescimento de 16% no primeiro semestre de 2009. Até o mês de junho o país totalizou 13,6 milhões de conexões. Contribuem para essa evolução a popularização dos computadores nos lares brasileiros e a percepção de que a banda larga passa a ser um serviço essencial para a população.

A desoneração tributária sobre computadores também continua sendo fator de incentivo. Mesmo em um período de incertezas para diversos setores da economia, o mercado de banda larga continuou apresentando forte evolução, tendo crescido em 1,13 milhão de conexões fixas e em 680 mil de acessos móveis durante o período analisado.

Destaques: Na análise dos 12 meses, no período compreendido entre junho de 2008 e junho de 2009, o crescimento observado foi de 36,5%.

O acesso por meio da telefonia móvel também segue em forte trajetória de expansão. A quantidade de assinaturas móveis atingiu 2,6 milhões em junho de 2009, um aumento de 34,2% em relação ao semestre anterior – acessos móveis em desktops, notebooks e netbooks.

No primeiro semestre de 2009, o número de acessos em banda larga fixa aumentou em mais de 1 milhão de assinantes, o que representa um crescimento de 12% em relação ao semestre anterior e 25% se comparado ao ano anterior.

Somando os acessos móveis e fixos, o Brasil atingiu 13,6 milhões de conexões de banda larga, o que deixa o país a apenas 1,3 milhão conexões de alcançar a meta de 15 milhões, estimada pelo Barômetro Cisco da Banda Larga para 2010.

. A velocidade média de navegação continua aumentando, ainda que timidamente. Nota-se um incremento de mais de 3% na presença de velocidades acima de 2 Mbps, que apresentou maior crescimento na base de assinantes, representando agora 16% das conexões.

.A penetração das conexões de banda larga por 100 habitantes apresentou ligeiro acréscimo em relação ao último Barômetro, passando de 5,16% para 5,8% nacionalmente. O estado de São Paulo continua detendo o maior número de conexões, comparando com o resto do país, tendo atingido 11% de penetração, seguindo a tendência do segundo semestre de 2008.

.São Paulo também lidera no quesito “acessos residenciais”, com 33% de penetração, índice comparável ao de países como Polônia, Hungria e Portugal. A média nacional, de 17,85%, também representa uma evolução, ainda que melhorias sejam necessárias para se alcançar benefícios substanciais.

.Novamente, o semestre analisado acentuou a predominância do segmento residencial sobre o corporativo na distribuição das conexões móveis. O acesso em residências cresceu 5% em relação a dezembro, chegando a 76,6% das conexões, contra 23,4% do setor corporativo, destacando o apelo desta modalidade para o uso pessoal.

Os preços dos serviços de banda larga se mantiveram estáveis durante o semestre. Algumas empresas aumentaram a banda oferecida dentro das mesmas ofertas de preço.

De acordo com a última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), desenvolvida pelo IBGE, 17,95 milhões de domicílios brasileiros, 31,2% do total, já possuíam microcomputador em 2008.

Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil, comentou que “Os resultados mostram que existe no país forte demanda pelos serviços de banda larga, mesmo em um cenário de instabilidade. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e conectividade em geral devem ser consideradas como parte da infraestrutura básica de qualquer país, tão essenciais quanto os recursos de energia, água e transporte. Mercados emergentes, como o Brasil, tendem a se tornar mais competitivos e expandir seu PIB se investirem em infraestrutura tecnológica, não como uma alternativa, mas como o alicerce para programas de desenvolvimento econômico e social. O aumento na penetração de banda larga para regiões hoje sem cobertura fomentará uma nova economia, estimulando assim a geração de empregos e a inclusão social.”

O Barômetro - Patrocinado pela Cisco e realizado pela IDC Brasil (www.idc.com), o Barômetro Cisco da Banda Larga é publicado a cada seis meses, com o objetivo de mensurar a evolução do mercado brasileiro de banda larga. Como parte desta visão – a de promover o crescimento desse serviço no Brasil –, a Cisco propôs alcançar a meta de 15 milhões de conexões de alta velocidade até 2010 e, assim, impulsionar o desenvolvimento econômico do país e aumentar sua competitividade e produtividade.

Para esta 12ª edição do Barômetro, foram entrevistados os principais provedores de acesso à Internet (ISP). A avaliação é resultado de uma pesquisa primária com analistas especializados, de ampla experiência no mercado local de telecomunicações, e de uma pesquisa secundária que envolveu estatísticas oficiais, agências de regulamentação e mídia especializada.

A metodologia do Barômetro considera IP dedicado, ADSL, cabo modem, wireless fixo e satélite como conexões de banda larga fixa, enquanto as móveis incluem os pacotes de acesso vendidos a PCs e não a telefones 3G.

Cisco Systems- A Cisco (Nasdaq: CSCO) é líder global em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Informações sobre a Cisco podem ser encontradas no endereço http://www.cisco.com/br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira