Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 09:50

China deverá importar 90% do minério de ferro do mercado internacional

Os altos investimentos em infraestrutura na China indicam boas perspectivas para o mercado de commodities minerais. A previsão é do Analista da Goldman Sachs, Paul Gray. “A China é exceção no cenário econômico e apresenta expectativa de crescimento anual de 8%. Estimamos que o país vá importar até 90% do minério de ferro do mundo nos próximos anos”, afirmou.

O Consultor e ex-Primeiro Ministro da Austrália Ocidental, Hon Richard Court, da GRD Minproc, lembrou que a Austrália fornece hoje 40% do minério importado pela China. Segundo Court, os exportadores, inclusive o Brasil, devem ficar atentos para manter os preços competitivos. “Só assim será possível evitar perda para mercados como a África, que tem atraído crescentes investimentos por parte da China”, alertou. Os especialistas participaram do painel Novos Desafios para a Mineração, no segundo dia do 13º Congresso Brasileiro de Mineração (www.exposibram.org.br), que será realizado até 24 de setembro, no Expominas em Belo Horizonte (MG).

Redução de custos é arma para competir no mercado externo - A competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional foi o principal assunto do Talk Show “A mineração e o novo cenário socioeconômico”, no 13º CBM. O debate reuniu o Chairman da BHP Billiton Brasil, Eleazar de Carvalho Filho, pelo Diretor-Superintendente da Votorantim Metais, João Bosco Silva e pelo Presidente da IMS Engenharia Mineral, Juvenil Félix.

“Os empresários não influenciam o câmbio, nem determinam o preço do minério. A única forma de se ampliar a competitividade é reduzir os custos de produção”, observou Bosco. Segundo Félix, os investimentos em infraestrutura, a ampliação do crédito e a redução da carga tributária são fundamentais para o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira