Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 10:09

Petrobras: Diretor Barbassa participa de Fórum sobre matrizes energéticas em São Paulo


(esq./dir.) João Carlos de Luca, do IBP, Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe - UFRJ e Almir Guilherme Barbassa, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras

O diretor financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, participou no dia 24 de setembro (quinta-feira), em São Paulo (SP), do Exame Fórum - O novo cenário energético mundial e as oportunidades para o Brasil, realizado pela revista Exame, da Editora Abril. O evento teve como objetivo discutir o futuro das matrizes energéticas no Brasil.

Barbassa fez parte da sessão de debates "O futuro do petróleo e do pré-sal - Como a nova ordem mundial altera a demanda por esse tipo de energia?", que teve também as participações de Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe - UFRJ, e de João Carlos de Luca, do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo).

O diretor financeiro afirmou que o modelo regulatório proposto para exploração e produção de petróleo e gás abaixo da camada de sal. "É um modelo que ao propor a Petrobras como única operadora, com participação mínima não inferior a 30%, alinha os interesses do Estado, dos acionistas, de potenciais investidores, da própria Companhia e de seus acionistas", disse Barbassa, que destacou a importância da Petrobras nesse novo cenário, com destaque para sua experiência em explorar e produzir em águas ultra-profundas e o conhecimento das bacias exploratórias no Brasil. Atualmente a Companhia é a principal operadora em águas profundas no mundo e conta com a maior frota de navios para produção de petróleo e gás natural.

Barbassa também afirmou durante o debate que a regulação proposta contempla caráter estratégico ao indicar no sentido de um desenvolvimento econômico do país. "Os investimentos em petróleo e gás natural não serão isolados, pois envolverão o desenvolvimento da indústria naval local e demais fornecedores de equipamentos e serviços, com custos competitivos, proporcionados pelo ganho de escala que as grandes encomendas previstas no plano de negócios 2009-2013 da Companhia, somadas as novas perspectivas que o novo modelo regulatório de exploração e produção vai proporcionar", afirmou.

A criação da nova estatal de petróleo também foi um dos temas do Fórum. O Diretor salientou que esta nova empresa, cuja função será de gerir os interesses do Estado, se alinhará aos demais atores no que se refere a busca de eficiência, através do controle dos custos de produção, beneficiando o país, os acionistas, investidores e parceiros.

No Fórum Exame também foi discutido o tema "Energias Alternativas", que teve a participação de João Nobert Noschang Neto, Gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustiveis, José Goldemberg, Presidente do Conselho Consultivo do Centro de Referência de Biomassa, Camila Ramos, Gerente Geral da News Energy Finance, Sérgio Marques, Diretor-Presidente da Bionenergy e Roberto Simões, Presidente da Santo Antonio Energia.

João Noberto Noschang ressaltou que é um caminho natural das empresas de petróleo buscar fontes alternativas de energia. "A Petrobras tem a preocupação permanente de investir em combustíveis limpos, como o biodiesel e o etanol", disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira