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27/04/2007 - 09:06

Unipac apresenta portifólio de soluções para setor de alimentos

Para evitar perdas de mercadorias na movimentação e armazenagem, a empresa desenvolve produtos – entre eles, embalagens plásticas e contêineres colapsíveis que unem as vantagens do plástico ao aramado - e serviços completos de gestão logística e locação.

Do campo à mesa do consumidor, cerca de 25% das hortaliças colhidas podem parar no lixo, em decorrência, inclusive, do uso de embalagens inadequadas para a condução, movimentação e estocagem da mercadoria. Apenas nesse trajeto, 12% da cenoura, 14% do tomate e 18% do pimentão são desperdiçados, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As embalagens plásticas próprias para essa finalidade ganham mercado justamente por evitar perdas e garantir um produto com melhor qualidade na mesa do consumidor. Em São Paulo, desde o dia 7 de fevereiro deste ano, as caixas que acondicionam frutas, verduras, legumes e tubérculos devem seguir normas específicas de fabricação e higienização. A nova Lei Municipal n° 14.264/07 determina as novas regras exigidas para que o acondicionamento de alimentos “in natura” não cause danos à saúde pública, com a proliferação de fungos que eventualmente se instalem em caixas descartáveis e retornáveis. A recente publicação segue as mesmas orientações previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Partindo do propósito de gerar soluções inovadoras, que integrem serviços e tecnologias de aplicação de polímeros para agregar valor à cadeia, a Unipac apresenta ao mercado um leque variado de soluções práticas para o setor de alimentos, com o uso exclusivo de embalagens plásticas retornáveis - entre eles, paletes e contêineres colapsíveis que unem as vantagens do plástico ao aramado. Oferece ainda uma consultoria completa - efetuada por técnicos especializados - para o cliente que precisa de uma gestão logística personalizada, composta por análise, planejamento, implementação, controle do fluxo de matérias-primas, confecção, locação ou venda dos itens para transporte e armazenagem e a administração das mesmas.

Todo o sistema de movimentação desde empilhamento, carregamento até a colocação na gôndola do supermercado causa impacto no produto. Os altos índices de prejuízos devido ao transporte e acondicionamento de hortifrutícolas no Brasil, chegam a R$ 4 bilhões ao ano. O uso de caixas plásticas, específicas para hortifrútis, pode reduzir em 17% as perdas depois da colheita, segundo teste da Embrapa Hortaliças, de Brasília. “Temos visto que, em média, a redução percentual de custos está em torno de 20%, mas há casos que chegam a 35%”, revela Marcos Antonio Ribeiro, diretor de negócios da Unipac.

Vantagens para o setor - As embalagens plásticas para transporte apresentam diversas vantagens frente a outros materiais como o vidro, o alumínio e a madeira. São práticas, duráveis – oito anos, em média - eliminam o problema de descarte, não propagam pragas florestais, facilitam o empilhamento, são mais resistentes ao desgaste natural do tempo - o que diminui a necessidade de reposição. Permitem uma maior capacidade de carga, possibilitam aproveitamento máximo em carregamentos de produtos e oferecem máxima proteção com diminuição dos riscos que possam comprometer a qualidade das mercadorias. A adoção da logística reversa, além de otimizar o espaço, reduz os gastos com armazenamento e movimentação.

Por serem retornáveis e permitirem a higienização, as caixas plásticas são indicadas para o mercado interno e externo e possuem forte apelo ecológico, pois atendem à gestão de resíduos de países que querem o retorno da embalagem ao seu destino de origem – para evitar o descarte inadequado em seu território - e substituem as de madeira - que, por serem disseminadoras de pragas florestais quarentenárias, requerem o tratamento e a certificação fitossanitária da madeira utilizada como embalagem ou paletes nas transações comerciais, para atender a Norma Internacional de Medida Fitossanitária (NIMF) nº 15, editada pela Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), das Nações Unidas.

Entre as soluções da Unipac para a logística do setor, estão o Aramóbil, a linha Unipalete, entre outros. Produto exclusivo mundialmente, o Aramóbil é um contêiner - criado para reduzir custos - que tem base de plástico reforçado e laterais aramadas de aço galvanizado. A base de polietileno recebe protetores de aço nos vértices para minimizar os impactos dos garfos de empilhadeira, aumentando a resistência. A capacidade de carga é de 700 ou 1.000 kg, volume que pode ser adequado à demanda do cliente. “A Unipac projeta e fabrica diversos tipos de separadores, colméias, lonas divisórias e outras caixas plásticas, mas cada caso é estudado minuciosamente, sempre em parceria com o cliente. Fornecer ao mercado resultados sistêmicos, de bens e serviços, sempre foi o foco da Unipac”, informa Ribeiro.

Soluções personalizadas - A Unipac ao longo dos a nos adquiriu um importante know-how no segmento de transformação de plástico. A empresa possui hoje uma vasta flexibilidade industrial que permite produzir exatamente o que seus parceiros desejam. Produtos e serviços logísticos personalizados são sugeridos de acordo com o tipo de produto a ser transportado e com o setor de atuação de cada cliente. No estudo de cada caso, a Unipac além de executar um trabalho de consultoria do gerenciamento logístico, também é responsável pelo retorno e manutenção das embalagens – que inclui higienização e limpeza das caixas e paletes.

Serviços com rastreabilidade - Embalar o produto do cliente no recipiente retornável; acondicionar e estufar (lacrar) os contêineres; transportar e disponibilizar o produto no local de destino – terrestre, marítimo ou aéreo; recolher as embalagens retornáveis; e disponibilizar novamente para uso. Estes são exemplos dos benefícios do gerenciamento logístico proposto pela Unipac. O processo inclui ainda a identificação das embalagens, que pode ser feito por hot-stamping (marcação indelével) ou, juntamente com o processo de injeção, onde são adicionadas cores que proporcionam diferenciais em alguns componentes das caixas. Antes de seguir para seu destino, todas recebem um chip ou plaqueta com código de barras para serem rastreadas - que armazena todos os dados da nota fiscal e detalhes do produto a ser transportado. “O sistema é seletivo e detalha se o conteúdo pode sujar, contaminar, se é frágil ou se precisará seguir para uma determinada linha de produção”, explica Ribeiro. Este serviço de gerenciamento de embalagens, tanto no Brasil como no exterior, também está à disposição dos clientes.

Perfil da Unipac - Há mais de 30 anos, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico e no fornecimento de resultados sistêmicos, de bens e serviços, aos seus parceiros. Tem como propósito prover soluções inovadoras, que integram serviços e tecnologias de aplicação de polímeros e agregam valor à cadeia. É referência para empresas nacionais e internacionais e considerada uma das indústrias mais completa do país, pois executa oito processos de transformação em seu parque fabril: Sopro, Injeção, Injeção Espumada Estruturada, Extrusão, Termoformagem, Rotomoldagem, Borracha e Cerâmica. Atua nas especialidades de embalagens para indústrias químicas, fotoquímica e alimentícia; automobilístico e autopeças - componentes técnicos; agropecuária, consumo e laticínios; área médica, odontológica e laboratorial; soluções logísticas; e componentes técnicos feitos de borracha e cerâmica para indústrias de alta tecnologia. Conta com cerca de 900 funcionários e 126 máquinas de transformação de plástico, instaladas em um total de 30.000 m2 de &a acute;rea construída, nas três unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma in house.

Seu centro de pesquisa de engenharia avançada de materiais e processos plásticos antecipa as necessidades de seus clientes, com soluções completas e individualizadas. A Unipac já desenvolveu mais de 2.000 moldes dos mais variados tamanhos, pesos e geometrias, numa variação de produtos que vão desde frascos de 60 ml, até tanques de 5500 litros. Esta capacitação permitiu à empresa alcançar um aumento de produtividade de 9% em 2006, índice que deve se repetir neste ano. A expectativa para 2007 é de que a empresa registre um faturamento em torno de 11%, taxa superior ao conquistado em 2006 em relação ao ano anterior. A Unipac integra o Grupo Jacto, formado por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transportes, equipamentos para limpeza (alta pressão), ferramentaria e meio ambiente. | www.unipac.com.br

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