Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 10:51

Permutas na pós-crise mantêm fluxo de caixa

A crise econômica, se é que acabou no Brasil, deixou uma lição importante para as empresas: não se pode descuidar do fluxo de caixa. Assim, mesmo com a retomada do crescimento, a permuta de produtos - que não exige pagamento em dinheiro - ainda é uma boa alternativa para as empresas que querem manter a cautela e preservar seu fluxo de caixa.

Com a possibilidade de economizar até 15% do orçamento anual, empresas que já aderiram ao sistema de permutas multilaterais descobriram que o modelo é vantajoso não só em tempos de crise.

A Permute, empresa com seis anos no mercado, é especialista na intermediação de trocas multilaterais. Nesses doze meses de crise a empresa cresceu mais de 30% em volume de negócios e em novos clientes e espera crescer mais 10% até o final do ano.

Segundo Nádia Nunes, diretora da Permute, a insegurança do mercado ainda é grande:

“Com essa onda de insegurança a permuta se torna ainda mais atraente. Quanto mais serviços e produtos uma empresa puder trocar e, com isso, preservar seu fluxo de caixa, mais saudáveis serão suas finanças”, afirma Nádia.

Uma das empresas que tem se beneficiado com o sistema de permutas é o hotel Howard Johnson, localizado em São Paulo, que usa o sistema desde 2005. Entre as principais transações já realizadas estão: a troca dos colchões das camas de todos os quartos, criação de uma sala de televisão e a montagem de um jardim na entrada e cobertura do prédio.

Diversos empresários estão aderindo ao sistema de permutas multilaterais de produtos e serviços por perceberem as vantagens da operação. Atualmente, a Permute tem cerca de 600 empresas afiliadas ao sistema e 28 milhões de unidades de permuta (UPs) – créditos recebidos em troca de serviços e produtos -, equivalentes a R$ 28 milhões movimentados. Além de proporcionar economia, a troca possibilita a ampliação de suas redes de relacionamento, gerando novas oportunidades de negócios.

Permuta no mundo - As permutas são muito conhecidas em alguns países. Um exemplo é a Argentina, que durante a crise econômica da década de 1990 investiu no desenvolvimento desse mercado. Atualmente, existem dezenas de empresas gerenciadoras de permutas no país vizinho. Outro exemplo são os Estados Unidos, maior mercado de trocas do mundo. Por ano, mais de 350 milhões de negócios são realizados.

Perfil Permute - Intercâmbio sem o uso de dinheiro propriamente dito. Esse é o ambiente de negócios criado pela Permute, empresa brasileira, associada da chilena Barterhouse.

O sistema, diferentemente da tradicional permuta bilateral, é um intercâmbio organizado e dinâmico. Possibilita a conversão de produtos e serviços, em novas e rentáveis oportunidades de negócios.

As vendas são baseadas em Unidades de Permuta (UPs) – cada UP corresponde a um real -, ou seja, créditos recebidos em troca de produtos ou serviços. Os créditos acumulados são usados para substituir despesas da empresa e reter mais dinheiro em caixa. Dessa forma, a empresa gera economia nos custos variáveis, aumentando as margens operacionais e o lucro líquido.

Benefícios - O sistema de intercâmbio Permute proporciona vantagens financeiras e comerciais. Um dos principais benefícios é vender com risco zero de inadimplência, porque, por intermédio do sistema, as transações são 100% garantidas.

Realizar compras sem desembolsar dinheiro, preservando o fluxo de caixa; oferecer produtos e serviços para um novo mercado, onde todos têm objetivos semelhantes; aumentar a participação da empresa no mercado; fidelizar clientes; e, utilizar a capacidade ociosa a seu valor real para substituir gastos, são outros benefícios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira