Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2009 - 11:03

Fórum discute vantagens e desvantagens dos minerodutos

As vantagens e desvantagens do transporte de minérios por duto e as dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental no Brasil, foram debatidos hoje na Rio Pipeline durante o fórum Minerodutos - transporte eficiente e moderno de sólidos. Quando eles devem ser a opção escolhida?. O debate teve moderação de Jay Chapman, vice-presidente da Pipeline Systems Incorporated.

José Mariano de Souza, engenheiro da Samarco, apresentou os resultados de produção de dois dutos que ligam Minas Gerais ao Espírito Santo, cada um com cerca de 400 quilômetros de extensão e instalados em 1977. Como vantagens, José Mariano mostrou que em 33 anos de uso ocorreram apenas seis pequenos acidentes nos dutos e poucos registros de impactos ambientais leves na região. Além disso, ele defende o uso de minerodutos pelo baixo custo de operação. "Operar dutos tem custo baixo, mais baixo que manter trens e ferrovias", afirma.

O segundo palestrante, Wilfred Brandt, presidente da empresa Brandt, especializada em tecnologia de resíduos e descontaminação de áreas, apresentou um passo a passo para se conseguir licença ambiental no Brasil. Brandt explicou que o país possui três componentes de avaliação para liberação de construção em áreas ambientais: jurídico, técnico e político-social. As etapas se dividem em licença prévia, licença de instalação e licença de operação. "É preciso ter foco na etapa de licença prévia porque o objetivo básico do licenciamento é a aprovação da viabilidade do projeto", explica.

Outro ponto abordado por Wilfred Brandt foi o uso da água como elemento de condução dos sólidos nos minerodutos, que considera a questão ambiental central. Ele explica que as autoridades ambientais questionam o grande volume de água utilizado para o transporte dos minérios. Como alternativas, Brandt propõe o aproveitamento da água do desaguamento para fins sociais, como abastecimento humano e agricultura, além de programas de recuperação da bacia hidrográfica da região.

O último palestrante, Adarlan Silva, da Anglo Ferrous, mostrou um projeto de implantação de mineroduto que está em andamento. Com pouco mais de quinhentos quilômetros de extensão, o projeto liga a região da Serra do Cipó, em Minas Gerais, ao norte do Estado do Rio. Entre as principais dificuldades para o início das obras de implantação dos dutos está o fato de a Serra do Cipó ser uma região de apelo turístico, especialmente ecoturismo. Além disso, proprietários de terras por onde os dutos passarão e que não possuem os registros de suas propriedades em dia atrasam o processo de regulamentação da obra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira