Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2007 - 09:12

Banco Mundial participa do Gas Summit para divulgar GGFR na América Latina

O Banco Mundial já confirmou sua presença no Gas Summit Latin America com o objetivo de divulgar as ações da Parceria Global para Redução da Queima de Gás (GGFR, da sigla em inglês). Organizado pela IBC, o Gas Summit acontecerá em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de maio, com o apoio das Nações Unidas, Olade e IGU. Participam representantes da indústria de gás natural e dos governos de diversos países latino-americanos.

Para os organizadores, além do número significativo de executivos inscritos e confirmados para o encontro, o alto nível dos palestrantes e a quantidade de países representados foram fatores decisivos para que o Banco Mundial optasse por participar do Gas Summit Latin America. No próximo mês, estarão em São Paulo executivos do Brasil, Bolívia, Venezuela, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, México e Equador.

'A queima de gás gera perdas de recursos valiosos e prejudica o meio-ambiente' afirma o gerente do programa GGFR do Banco Mundial, Bent Svensson. 'O Brasil é um dos países que mais queima gás na América Latina. Nossa experiência em outras partes do mundo nos mostra que a queima de gás pode ser reduzida se a iniciativa privada e o setor público trabalharem juntos para colocar em prática uma combinação adequada de regulação e incentivos', explica Svensson.

A iniciativa do Banco Mundial - Lançada durante o Encontro Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, a Parceria Global para Redução de Queima de Gás reúne representantes de governos dos países produtores de petróleo, empresas estatais e as principais companhias petroleiras do mundo, com o propósito de vencer os obstáculos que dificultam a redução da queima de gás, através do intercâmbio de boas práticas internacionais e da execução de programas específicos para os países onde há queima de gás.

Na América Latina, apenas o Equador e a Guiana Francesa participam do programa. Contudo, os maiores 'queimadores de gás' do continente ainda não aderiram: Brasil, México e Venezuela. A queima de gás ocorre durante o processo de extração do petróleo cru, quando a substância sobe à superfície. Este gás pode ser utilizado na planta de extração como combustível de geradores, devolvido ao subsolo ou distribuído e comercializado por gasodutos. Em geral, nas regiões onde não há infra-estrutura ou mercados adequados, este gás é liberado na atmosfera, queimado ou descartado sem qualquer tipo de aproveitamento.

Todos os anos escapam ou são queimados 150 bilhões de m3 de gás natural, quantidade que equivale a 25% do consumo de gás dos EUA ou a 30% de consumo de gás da União Européia. Por outro lado, os 40 bilhões de m3 de gás queimados na África equivalem à metade do consumo anual de energia daquele continente.

A queima de gás - A queima de gás acrescenta 390 milhões de toneladas nas emissões anuais de CO2, com impacto direto sobre as mudanças climáticas da Terra. Se todos os projetos propostos pelo 'Kyoto's Clean Development Mechanim' fossem colocados em prática hoje mesmo, a redução das emissões anuais de CO2 não atingiria tal volume.

A luta contra a pobreza é outra parte importante do programa da GGFR, engajado na busca de soluções para que as comunidades locais possam utilizar o gás natural ou o GPL que se desperdiça. Algumas alternativas para a utilização do gás em pequena escala já foram analisados pelo programa, em diversos países.

Alguns resultados positivos já foram alcançados pela GGFR, e outros projetos em andamento devem ampliar a atuação da parceria global. A divulgação da iniciativa do Banco Mundial durante o Gas Summit Latin America visa obter maior participação latino-americana no projeto. A conferência organizada pela IBC terá mais de 50 palestrantes, três dias de debates e expectativa de público superior a 300 executivos.

Apóiam o encontro entidades como ONU, IGU, Olade, Cadal, CBH (Bolívia), AGN Chile, Naturgas (Colômbia), Acigra e IEA (Argentina), CSPE, Anace, Abegás, CTDUT, Abraget, APMPE, ABGNV, Apine e Onip (Brasil). O patrocínio do encontro é da PDVSA, SHELL, Andrade Gutierrez, ECOPETROL, Banco Mundial e Gáslocal.

Gas Summit Latin America 2007, de 21 a 23 de maio, no Hotel Blue Tree Towers Morumbi - São Paulo – SP. Organização: IBC | Informações: (11) 3017-6808 ou [email protected] | Website: www.gassummit.com.br. Para mais informações sobre o GGFR, contate o Sr. Maurício Rios na sede do Banco Mundial em Washington:Tel: +1-202-458-2458 | e-mail: [email protected]

Perfil: A IBC - International Business Communications - está no Brasil há 10 anos, atuando como catalisadora de conhecimentos para o mercado empresarial, por meio de conferências, seminários e workshops para executivos em todos os setores da economia. Fundada em Londres em 1964, hoje a IBC integra o grupo Informa (FTSE-250: INF), líder mundial em informação empresarial. www.ibcbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira