Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2009 - 10:25

Brasscom lança o mais completo relatório do setor brasileiro de Tecnologia da Informação

Com o apoio da Apex-Brasil, pela primeira vez uma entidade setorial desenvolve um estudo desse porte, com dados que devem ser referência para quem busca informações a respeito do mercado brasileiro TIC .

Tags: Brasscom, relatório, Tecnologia da Informação, estudo, referência, mercado, Brasil TI-BPO Book, BPO, serviços, outsourcing

Fatos relevantes: . Brasscom, com o apoio da Apex-Brasil, lança o mais completo material do setor brasileiro de TIC, com panoramas comparativos dos mercados nacional e internacional. Material será referência para empresas, governo e investidores estrangeiros na busca por informações sobre o setor brasileiro.

. Mercado brasileiro de TI-BPO está entre os mais fortes e maduros do mundo, representando cerca de 7% do PIB nacional (somado a comunicações). .Objetivo do governo de aumentar as exportações de TI-BPO para US$ 3,5 bilhões até 2010 (em 2008 foi de US$ 2,2 bilhões) está próximo de se concretizar.

São Paulo - Para dar ao mundo uma fotografia real da indústria brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), lança o Brasil TI-BPO Book (Brazil IT-BPO Book, na versão em inglês).

Fruto da extensa base de informações criada pela entidade nos últimos anos, o livro traça panoramas comparativos dos mercados nacional e internacional, apresenta dados primários indispensáveis para a atuação dos agentes da indústria e dos investidores, além de dar especial ênfase aos aspectos de infraestrutura, recursos humanos e políticas voltadas para esta indústria, destacando o importante papel do governo brasileiro, do setor privado e das universidades.

"O material tende ser a referência para quem busca elementos a respeito do setor nacional de TI-BPO e faz parte de um amplo trabalho de inteligência de mercado promovido pela Brasscom. O livro é um retrato da realidade e mostra o crescente desempenho de destaque do Brasil enquanto provedor de tecnologia, evidenciando o quanto a TI é fundamental para estimular o desenvolvimento econômico e social de qualquer país que deseja inserir-se no mercado global", afirma Antonio Gil, presidente da Brasscom.

"Um dos pilares das ações eficazes de promoção de exportações e investimentos é um conjunto de informações setoriais que seja abrangente e bem estruturado. Para o potencial cliente ou investidor, a informação completa e correta é fundamental para o processo de tomada de decisão. Nesse sentido, o Brasil TI-BPO Book chega como uma importante fonte de referência do setor brasileiro de serviços de TI, e certamente vai contribuir para alavancar o potencial de geração de negócios das nossas empresas", diz André Limp, gestor de projetos de Tecnologia da Apex-Brasil.

Com mais de quatro décadas de desenvolvimento, o Brasil projeta-se hoje como centro estratégico em Tecnologia da Informação, tornando-se o oitavo maior mercado mundial. O melhor exemplo dessa força e desse dinamismo é a indústria que reúne serviços de TI e terceirização de processos de negócio (BPO), cujas previsões de crescimento mantiveram-se elevadas mesmo em um cenário de crise global. Em 2008, o setor de TI-BPO movimentou US$ 59,1 bilhões, incluindo as exportações e as áreas de TI que integram a estrutura de empresas brasileiras de todos os setores econômicos.

O mercado de TI-BPO brasileiro está entre os mais fortes e maduros do mundo, e somado a comunicações, representa cerca de 7% do PIB nacional. Nas últimas décadas vem evoluindo em porte, abrangência e complexidade, alinhado aos demais setores da economia. Atuam no país grandes e fortes empresas nacionais, além das mais representativas multinacionais de diversas origens.

A iniciativa privada e o governo brasileiro estão sintonizados em torno de objetivos ambiciosos na direção de posicionar o país como player global cada vez mais relevante e estratégico em TI-BPO. Aos poucos, as metas definidas pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), têm sido cumpridas.

"Este estudo reafirma a posição de vanguarda do Brasil como centro estratégico de TI no cenário mundial. A Apex-Brasil é parceira do setor, que, com excelência e maturidade, contribui para o desenvolvimento do país e a geração de novos empregos. Temos convicção de que, em breve, o objetivo fixado pelo governo brasileiro para 2010, que prevê o aumento das exportações de TI-BPO de US$ 2,2 bilhões, em 2008, para US$ 3,5 bilhões, deve se concretizar", afirma Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil.

A Brasscom tem acompanhado essa tendência e trabalha para potencializar os avanços no setor de TI-BPO. Com o apoio da Apex-Brasil, a associação desenvolveu este material, que apresenta o potencial do mercado brasileiro de TI e serve como instrumento de informação para todos aqueles que atuam nessa indústria ou que desejam investir no país. "Fizemos uma série de reuniões com analistas, clientes, prospects e imprensa nos EUA, promovendo o nosso mercado e divulgando as oportunidades do Brasil. Temos de aproveitar esta boa fase e continuar o nosso trabalho. Tenho certeza de que o livro nos ajudará a mostrar que o país ganha cada vez mais uma posição de destaque no mercado global", diz Ricardo Asse, diretor de Marketing e Exportações da Brasscom. Para os interessados em ter acesso ao estudo disponibilizaremos a versão em PDF, se solicitado. Para a solicitação de fotos, entre em contato.

Brasscom - A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) representa as grandes empresas de TI-BPO - tanto nacionais como internacionais - que, juntas, somam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do setor, além de centros de pesquisa, universidades e parceiros institucionais. Criada em 2004, a entidade trabalha para posicionar o Brasil entre os três centros estratégicos globais de TI-BPO. Para isso, busca aproximar as políticas públicas da atuação do setor privado, os mercados local e internacional, bem como estimular a cooperação com trabalhadores e suas entidades representativas. Sua agenda está estruturada em torno do objetivo de projetar a excelência e a capacidade inovadora da indústria de TI-BPO brasileira, essencial para o aumento da eficiência e da produtividade em todos os setores da economia. Em cinco áreas (Marco Regulatório, Educação e Recursos Humanos, Convergência Digital e Internacionalização, Promoção de exportações e investimentos) a Brasscom atua para consolidar no Brasil a representatividade do setor de TI-BPO. | www.brasscom.org.br

Perfil: A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia mais de 70 setores da economia brasileira, entre os quais o de Tecnologia da Informação. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 700 eventos - tanto no Brasil quanto no exterior. | www.apexbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira