Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2009 - 10:45

Anefac entrega Troféu Transparência às companhias de maior clareza contábil

Embraer, Bandeirante Energia e Albras foram as vencedoras do prêmio Destaque do Troféu Transparência 2009.

A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) realizou no dia 24 de setembro (quinta-feira), a 13ª edição do Troféu Transparência – Prêmio Anefac-Fipecafi – Serasa Experian. Foram premiadas as 20 companhias que apresentaram maior transparência contábil em seus balanços. Este ano, a premiação inovou e acrescentou mais uma modalidade de classificação aos destaques (passou de duas para três). Agora, as empresas de capital aberto concorrem em duas categorias distintas: com faturamento acima e até 4 bilhões. As de capital fechado somam a qualificação.

O presidente da Anefac, Carlos Matavelli, iniciou a premiação enfatizando a importância do evento. “Nesta época de mudanças significativa das práticas contábeis, esta certificação e reconhecimentos públicos são um modelo a ser seguido por outras que estejam firmemente dispostas a obter a confiança e refletirem a integridade que o mercado, principalmente de capitais e a sociedade esperam de nossas corporações”.

Durante um agradável jantar, que reuniu cerca de 400 convidados, entre representantes das empresas, parceiros da Anefac e imprensa, as vencedoras receberam os troféus. As atenções estavam dobradas para quais seriam os três destaques. No final da noite, elas foram reveladas: Albras levou o troféu na categoria capital fechado, Bandeirante Energia S/A, capital aberto com faturamento até 4 bilhões, e capital aberto acima de 4 bilhões foi Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A – Embraer.

Os representantes dos Destaques finalizaram a celebração. “Estou aqui representando 17 mil funcionários. É uma honra muito grande receber este prêmio. Conseguimos ousar mais uma vez este ano, dessa vez demonstrando com muita clareza a nossa contabilidade”, afirmou o vice-presidente executivo financeiro e de relação com investidores da Embraer, Luiz Carlos Aguiar. “Primamos pela transparência. O trabalho da empresa em conjunto nos fez ganhar esse prêmio”, afirmou o gestor executivo de consolidação e contabilidade da Bandeirante Energia S/A, Sérgio Martins. Já o diretor e vice-presidente da Albras, Maeda Takeshi agradeceu a todas as empresas que participaram e concluiu “Espero nos vermos aqui novamente o ano que vem. Será uma honra”.

As vencedoras do Transparência 2009 por categoria são.: Destaques: Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A –Empresa aberta com faturamento acima de 4 bilhões | Bandeirante Energia S/A - Empresas abertas com faturamento abaixo de 4 bilhões | ALBRAS - Alumínio Brasileiro S/A - Empresa Fechada.

Empresas abertas com faturamento acima de 4 bilhões: Brasil Telecom S/A | Braskem S/A | Grupo Pão de Açúcar | CPFL Energia | CSN - Companhia Siderúrgica Nacional | Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A | Gerdau S/A | Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A | Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A - Usiminas | Vale.

Empresas abertas com faturamento abaixo de 4 bilhões: Bandeirante Energia S/A | BM&F Bovespa S/A | Cemig Geração e Transmissão S/A| Marcopolo S/A | Saraiva S/A Livreiros Editores.

Empresas Fechadas: ALBRAS - Alumínio Brasileiro S/A | Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S/A | Eletrosul Centrais Elétricas S/A | Liquigás Distribuidora S/A | Furnas Centrais Elétricas S/A

Histórico: O Troféu Transparência (ou Prêmio Anefac - Fipecafi - Serasa Experian) é um dos prêmios mais valorizados no mercado empresarial brasileiro. Nasceu em 1997 com o objetivo de ser um reconhecimento público da melhor demonstração financeira publicada no Brasil em duas categorias: empresas de capitais aberto e fechado. Esta ação deu início à nova cultura organizacional baseada na responsabilidade contábil, bem antes dos grandes escândalos corporativos que deram origem às regras da Sarbanes-Oxley.

Para a Anefac não importa se a empresa é de capital aberto ou fechado. O futuro aponta um cenário de objetividade nos números apresentados à sociedade de modo alinhado à globalização da economia. Para alcançar esse objetivo algumas empresas envolvem o corpo funcional, modificam estruturas internas, reforçam as consideradas melhores práticas e implantam outras na busca de maior aprimoramento.

A apuração das empresas com demonstrações contábeis efetivamente mais claras realizada para o Prêmio Anefac Fipecafi Serasa registra que as companhias estão mais precisas com seus números. Neste ano, das 584 empresas abertas registradas na CVM, 131 passaram pelo rígido crivo da premiação e tiveram os seus dados submetidos à análise derradeira que selecionou as dez companhias mais transparentes. O número se mantém estável em relação aos últimos anos, mas tem uma qualidade cada vez melhor, o que pode ser interpretado como sinal de que as empresas abertas estão atentas ao valor demandado pela sociedade, logo pós-escândalos econômicos da segunda metade da década passada e do início deste século. No ano passado se manteve a média de empresas de capital fechado de grande porte que abrem os seus números, mesmo desobrigadas pela lei. O importante é que cada vez mais os balanços têm maior quantidade de dados detalhados. As notas nos relatórios têm sido cada vez mais explicativas. E isto pode ser notado na comparação dos relatórios de uma mesma empresa nos diversos anos em que foi analisada.

Perfil da Anefac: A Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – está há mais de quatro décadas atuando entre as entidades líderes em prol de uma sociedade melhor, promovendo iniciativas de impacto no ambiente de negócios. Através de educação executiva continuada prática sobre assuntos do momento, em reuniões técnicas abordando temáticas corporativas, sociais e de gestão e networking, une executivos de gestão, contábeis, e financeiros em seminários, palestras, estudos e análises.

A sua missão é integrar e desenvolver uma rede de executivos que façam a diferença como profissionais e cidadãos, contribuindo para uma sociedade ética, justa e sustentável. Promove e divulga a transparência nos balanços através do Prêmio Anefac - Fipecafi - Serasa Experian (Troféu Transparência) desde 1997.

Já o Prêmio Anefac Profissional do Ano, criado em 1985, reconhece e agracia profissionais das áreas Administrativa, Contábil e Financeira que tenham se destacado pelas suas realizações durante o ano, além de anualmente realizar o Congresso Anefac, com a presença dos associados e respectivas famílias. A entidade realiza ainda reuniões técnicas sobre os temas: Tributos, Economia, Tecnologia, Normas Internacionais de Contabilidade e Controladoria. A associação assegura um espaço caracterizado pela pluralidade de opiniões, estudos, premiações por mérito e sondagens relevantes garantindo sua perenidade. | www.anefac.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira