Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2009 - 10:48

Porto de Itajaí pode se tornar opção para transbordo

Para que o Porto de Itajaí possa realizar transbordo de cargas será necessário um esforço conjunto para redução de custos e tarifas, adequando o “custo Itajaí” aos praticados pelos portos que oferecem essa opção de serviço.

O transbordo de cargas, que é uma operação praticamente inexistente hoje no Porto de Itajaí e bastante valorizada em muitos portos do Brasil e do mundo [a exemplo dos portos de Rio Grande e Montevidéu], pode ser mais uma opção para incrementar a atividade portuária na cidade. A idéia surgiu durante visita do diretor Comercial do Porto de Itajaí Robert Grantham a empresas de navegação em São Paulo, onde os representantes dos armadores manifestaram o desejo de trazer este tipo de para Itajaí.

Segundo Grantham, hoje o local preferido para o transbordo de cargas no Sul do Brasil é o Porto de Rio Grande, devido à sua competitividade para esse tipo de serviço. “Mas a intenção dos armadores realizarem essa operação em Itajaí ficou evidente, desde que apresentemos custos semelhantes. E a abertura de mais esse nicho de mercado em Itajaí vai representar significativo aumento em nossas operações”, informa o diretor.

Entretanto, para que o Porto de Itajaí possa realizar transbordo de cargas, será necessário um esforço conjunto [envolvendo autoridade portuária, trabalhadores e demais elos da cadeia logística] para a redução de custos e tarifas, adequando o “custos Itajaí” aos praticados pelos portos que oferecem essa opção de serviço. “Agora nossa próxima ação nesse sentido será a elaboração de uma política de custos que contemple as necessidades dos armadores, mas para isso precisamos de um trabalho conjunto envolvendo toda a cadeia”, afirma o diretor.

Dragagem – Em suas reuniões com os armadores o diretor também comunicou o término dos serviços de dragagem [neste final de semana] e a consequente retomada dos parâmetros de navegação anteriores às enchentes de novembro passado. Grantham também informou os armadores do cronograma das obras de reconstrução apresentado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), com termino previsto para abril de 2010, e da retomada gradativa das operações no Porto de Itajaí. | João Henrique Baggio [Crédito/foto:Ronaldo Silva Junior | site: www.portoitajai.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira