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26/09/2009 - 11:00

Minimalismo invade alfaiataria Ricci&Colella

Nos anos 90, o minimalismo trouxe à tona o fundamentalismo nas artes e cultura, especialmente nas artes visuais, design, arquitetura e até música e literatura. A base era simples, de conceitos bem definidos. Como a idéia do fundamental permeia a alfaiataria, é nesse movimento que a Ricci&Colella busca inspiração para sua coleção verão 2010. Com toques dos anos 80, é possível ver peças com linhas arquitetônicas, suavemente esculpidas, reforçando o cuidado em manter uma alfaiataria artesanal e impecável, sempre em tecidos nobres. Para celebrar o verão, a marca traz a seda pura á alfaiataria – um diferencial ao mercado brasileiro.

As formas e detalhes inusitados do minimalismo são traduzidos nas lapelas longilíneas, nos comprimentos diferenciados - de calças, macacões, saias, vestidos, paletós, blazeres – e também nas peças coordenáveis entre si com apelo multifuncional, ou seja, podem ser utilizadas em reuniões de negócios até eventos mais sofisticados.

Outro diferencial da marca, são as modelagens contemporâneas em alfaiataria, como modelos de saruel, carrot pants e o boyfriend, presente em calças e blazeres. “Nossa idéia é criar looks sofisticados e atuais, adequados para a mulher urbana, dinâmica e independente que usa Ricci&Colella”, lembra a estilista da marca Carmem Tanno.

Peças com pregas ganham um charme a mais nas saias e blusas. Os modelos safári ganham tons descontraídos como o nude e rosa. Aliás, a paleta de cores busca referências clássicas dos neutros como offwhite, tons de bege e cáqui, além de branco e rosa para destacar ainda mais as modelagens. Nas estampas, a inspiração modernista brinca com cores contrastantes de roxo, laranja e azul.

Nos tecidos, seda mista e pura, albene, linhos, crepes, shantung de seda, algodão com metal e algodão com elastano, além do lançamento da poliviscose com fibra de bambu. Segundo Carmem, trata-se de um tecido especial desenvolvido em modernos teares que agrega mais conforto às peças, já que proporciona caimento impecável aliado à praticidade térmica, pois o tecido não esquenta.

Ricci&Colella - A marca é comandada pelos alfaiates descendentes de italianos Nicola Colella e Wilson Ricci, desde a década de 1960 quando, àquela época, os ternos eram produzidos exclusivamente sob medida, com processos 100% artesanais. Atualmente, para manter a nobreza dos costumes, blazers e calças, a empresa utiliza maquinário de alta tecnologia sem abrir mão de procedimentos manuais, assegurando o caimento perfeito, tradição da marca que pode ser vista na produção de mais de 300 mil peças/ano entre as linhas masculina e feminina.

Para garantir a qualidade de seus produtos e respeitando os princípios mais puros da alfaiataria, a marca privilegia a silhueta do corpo em peças que chegam a ter 120 etapas de produção. São cerca de 420 funcionários num parque fabril de 4.500m² com todos os processos realizados internamente e sem nenhuma etapa de terceirização, o que é um diferencial no mercado de moda brasileiro.

A receita de sucesso da marca é o resultado do sério trabalho dos sócios, sobretudo no cuidado com o acabamento e em parcerias tradicionais com os principais lanifícios do mundo como o brasileiro Paramount e o italiano Reda (um dos mais antigos do mundo, sendo referência mundial no assunto).

À frente de suas coleções, a Ricci&Collela tem a estilista Carmem Tanno, conhecida pela atuação em grifes nacionais e internacionais como Grupo VF, Zoomp, Le Lis Blanc, Grupo Valddac, entre outros. Carmem estudou estilismo industrial na Esmod (École Supérieure des Arts et Tecniques de La Mode), Design no Bunka Fashion College, estamparia Têxtil pela faculdade Santa Marcelina e Moulage na Casa Rhodia. Viveu em países como Inglaterra, Japão, Alemanha, Dinamarca e Itália, onde se dedicou a cursos de design, idiomas, pesquisa de moda e comportamento. | www.ricci&colella .com.br

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