Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2007 - 09:29

Claro alcança rentabilidade recorde no primeiro trimestre e EBITDA cresce 147,2%

A Claro conquistou no primeiro trimestre deste ano os melhores resultados de sua história. Empresa do Grupo América Móvil, um dos cinco maiores de telefonia móvel do mundo, a Claro registrou EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 590 milhões, representando um crescimento de 147,2% em relação ao 1º trimestre de 2006. Este resultado equivale a mais de 55% do EBITDA de todo o ano passado e representa quase o dobro do registrado no 4º trimestre de 2006. A margem EBITDA atingiu a marca de 27,4%, resultado 14 pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado. O lucro operacional (EBIT) alcançou R$ 168 milhões no 1º trimestre. O crescimento consistente da Claro deve-se, sobretudo, à eficiência na gestão, focada em resultados.

"Uma empresa que opera serviço de autorização pública tem o dever de ser eficiente na gestão de seus custos para oferecer o melhor aos clientes. Estamos melhorando continuamente a eficiência na gestão em todos os níveis, buscando redução de custos para, assim, repassar essas vantagens aos clientes. Oferecemos o mais completo e inovador portfólio de serviços do mercado, com tarifas competitivas, e celulares de última geração a preços acessíveis. A Claro está imprimindo alta competitividade ao mercado brasileiro", afirma João Cox, presidente da Claro.

"Além disso, o nosso empenho em melhorar a qualidade do atendimento já apresenta resultados: entre os principais concorrentes, a Claro é a mais bem posicionada no ranking de atendimento da Anatel", explica o presidente, que assumiu o cargo em agosto de 2006. E completa: "Temos o desafio de servir cada vez melhor nosso cliente, que merece muito mais do que já oferecemos até agora".

Das adições líquidas no segmento pós-pago, Claro fica com 52,1% no 1º trimestre

A receita líquida de serviços da Claro no 1º trimestre avançou 25,5% frente ao mesmo período de 2006, alcançando R$ 1,984 bilhão. A receita líquida total atingiu 2,2 bilhões, avançando 21,1%.

A base de clientes da Claro cresceu 26,5% em relação ao 1º trimestre de 2006, passando de 19,4 milhões para 24,6 milhões. Com isso, a empresa alcança uma participação de mercado de 24,09%, aproximando-se cada vez mais da primeira colocada e em ritmo acelerado: nos últimos 12 meses, a Claro foi a operadora que mais cresceu em participação de mercado. No 1º trimestre deste ano, a empresa respondeu por 32,6% das vendas líquidas de novas linhas celulares no país. Levando em conta apenas o segmento pós-pago, a participação nas adições líquidas chegou a 52,1 %. Já o número de clientes pós-pagos cresceu 34,4%, enquanto o de pré-pagos cresceu 25%, na comparação com o 1º trimestre de 2006.

Claro é destaque em atendimento na Anatel, Inmetro/IBRC e Consumidor Moderno

A Claro tem investido fortemente na qualidade dos serviços e no atendimento ao cliente. Como conseqüência, tem melhorado de forma contínua seus indicadores de qualidade. No SAC da Anatel, entre as grandes operadoras do mercado, a Claro é a menos reclamada, com 0,17 queixa por mil assinantes. Em estudo realizado pelo Inmetro em parceria com o IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente) nos SACs das operadoras de telefonia móvel, a Claro foi a que obteve a melhor pontuação. No próximo mês, a empresa receberá a premiação de melhor em seu setor, segundo a revista Consumidor Moderno.

"Já somos a melhor operadora móvel em atendimento no Brasil. Mas vamos melhorar ainda mais. Nossa meta é ser referência em atendimento, não só no nosso setor", afirma João Cox.

Pioneira, Claro disponibiliza treinamento para atender deficientes auditivos - O foco no cliente, para a Claro, não se trata apenas de uma estratégia de crescimento no mercado, é uma questão de responsabilidade social. Pioneira no atendimento diferenciado aos deficientes auditivos em suas lojas, a Claro está ampliando seu projeto-piloto, iniciado no Rio de Janeiro, e disponibilizando treinamento a todas as equipes de atendimento em todo o país para qualificá-las ao relacionamento com os clientes surdos.

"A telefonia celular, por meio das mensagens de texto e multimídia, inseriu este público num novo mundo de possibilidades de comunicação. Nosso negócio tem uma função social importante", completa o presidente da Claro.

América Móvil alcança 131,2 milhões de clientes - No primeiro trimestre de 2007, a América Móvil, controladora da Claro, apresentou um aumento de 52% no lucro líquido, em comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 10,362 bilhões de pesos para 15,797 bilhões de pesos. Já o EBITDA do período cresceu 51%, atingindo 28,9 bilhões de pesos, com margem de 42,7%.

O número de clientes de telefonia móvel nas Américas chegou a 131,2 milhões de clientes, sendo 5,9 milhões de novos assinantes e 564 mil provenientes da aquisição da Telecomunicaciones de Puerto Rico. As operações que mais contribuíram para este resultado foram: México (1,8 milhão), Argentina (857 mil), Brasil (727 mil) e Colômbia (521 mil). A receita do grupo no período ficou em 67,7 bilhões de pesos, um aumento de 28,1% em comparação com primeiro trimestre de 2006.

Perfil da Claro - A Claro é uma das principais operadoras de telefonia celular do Brasil. Fundada em setembro de 2003, atua nacionalmente em 21 Estados e no Distrito Federal, está presente em mais de 2.300 cidades e atende a mais de 24,6 milhões de clientes. A Claro é líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além de infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM. A operadora mantém acordos de roaming em mais de 150 países para serviços de voz e em mais de 100 para tráfego de dados, nos cinco continentes. Juntas, estas operadoras movimentam mais de 90% do tráfego mundial de ligações.

A Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 131 milhões de clientes e atuação direta em 16 países (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil). Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em empresas de outros seis países da América Latina. | www.claro.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira