Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2009 - 11:47

Engenharia industrial não para de crescer

Um ano após o início da crise, enquete realizada pela ABEMI revela otimismo das empresas do setor .

Um ano após o início da pior fase da crise econômica que reduziu significativamente o ritmo da economia mundial, o Brasil vem demonstrando sinais de retomada do crescimento. Na contramão desse momento de desaceleração mundial, as empresas brasileiras do segmento de engenharia industrial, em especial do setor de óleo e gás, continuam a crescer e a gerar empregos, e veem o ano de 2010 com muito otimismo. O panorama é resultado de enquete realizada entre as associadas da ABEMI - Associação Brasileira de Engenharia Industrial, que ouviu empresas atuantes em projetos, construção, montagem e fabricantes.

Segundo a enquete, 54,84% das empresas ouvidas estão contratando pessoal e registram aumento no número de profissionais de nível superior em seus quadros de funcionários.

Em relação à situação dos negócios, 50% das empresas pesquisadas informaram crescimento, 23,34% estão estáveis e 26,66% já sofrem alguma retração.

O indicador mais otimista foi a resposta sobre a possibilidade de crescimento no biênio 2009/2010: 77,42% das empresas consultadas responderam positivamente e acreditam que o período será de melhora nos negócios.

Para Carlos Maurício de Paula Barros, presidente da ABEMI, o objetivo da pesquisa era verificar como andam os negócios da engenharia industrial no Brasil. “O resultado é coerente com certa paralisia nos segmentos industriais de mineração, siderurgia e papel e celulose, muito afetados pela crise mundial, e refletem, por outro lado, a continuidade de investimentos brasileiros nas áreas de óleo e gás”, analisa.

Resumo das respostas.: 1. Neste momento, em sua empresa, o número de profissionais de Profissionais tem sido mantido? | Aumento 54,84% | Diminuição 16,13% | Estabilidade 29,03%.

2. Seria possível dizer de quanto (em %) foi o crescimento ou retração? | Crescimento 51,61% | Retração 25,81% | Estabilidade 22,58%.

3. Em sua opinião, há possibilidade de crescimento para os anos 2009/2010? Sim 77,42% | Não 22,58%.

Setor de atuação das empresas:Consolidado | Engenharia 34,48%| Construção Civil 20,69% | Montagem 44,83% .

Perfil: A ABEMI - Associação Brasileira de Engenharia Industrial reúne 120 associadas, que incluem algumas das maiores empresas de engenharia de projeto, construtoras, de montagem industrial e fabricantes de equipamentos do país. A entidade foi fundada em 1964 por um grupo de 12 empresários que visavam a desenvolver ações conjuntas de valorização do setor de engenharia e montagem industrial e conquistar representatividade junto aos contratantes, indústrias das áreas de energia, mineração, siderurgia, papel e celulose, química e petroquímica, petróleo e gás.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira