Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2009 - 12:00

Dilma afirma que construção de moradias é pré-estreia para crescimento superior a 5%


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, garante que os financiamentos habitacionais do governo chegarão neste ano a R$ 38 bilhões – 65% acima do valor do ano passado. Ela também considerou “factível” a erradicação do déficit habitacional – de oito milhões de moradias – no prazo de 15 anos e afirmou que o programa Minha Casa Minha Vida “é uma pré-estreia do espetáculo do crescimento”, superior a 5% ao ano, anunciado pelo presidente Lula no primeiro mandato.

“O programa Minha Casa Minha Vida é uma pré-estreia do que o presidente Lula disse uma vez – e foi muito ironizado – do espetáculo do crescimento. (…) Se nós conseguirmos fazer um milhão (em um ano), faremos nos próximos anos moradias suficientes para saldar o déficit”.

Em discurso a empresários numa feira de imóveis em São Paulo, onde dividiu o palco com o governador José Serra, pré-candidato do PSDB à sucessão presidencial, Dilma recorreu a outras falas famosas do presidente Lula e também do presidente norte-americano Barack Obama.

Ao falar sobre a meta de investimentos em habitação, afirmou que “o Brasil pode erguer a cabeça e dizer: Sim, é possível. Sim, nós fizemos”, numa evocação ao mote da campanha presidencial de Obama (”Sim, nós podemos”).

Em outro momento, ao enfatizar que, por ser brasileira, não se conformaria com os investimentos de R$ 38 bilhões, a ministra propôs um adendo a um slogan usado em propaganda do Governo Lula:

“Aquela propaganda, que diz que o brasileiro não desiste nunca, tem de ser completada. O brasileiro não se conforma nunca”.

Serra também recorreu a uma expressão que o presidente Lula usa quase sempre para marcar as diferenças de seu governo sobre os anteriores. Sucessor de vários governadores eleitos por seu partido, o PSDB, Serra afirmou que “nunca se fez tanto em São Paulo pela habitação” quanto em seu governo.

O governador destacou as parcerias do estado com o governo federal na construção de moradias populares, mas enalteceu os governos tucanos.

“A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), de São Paulo, é talvez a primeira do Brasil a dar ênfase total, há muitos anos, a moradias para famílias de até três salários mínimos, que agora o governo federal também está adotando”.

Apesar da disputa nos discursos, os dois pré-candidatos à Presidência se mostraram cordiais. Dilma e Serra se cumprimentaram com dois beijinhos no rosto e caminharam pela feira de imóveis, no parque Anhembi.

“Vamos fazer o sucessor”

A pré-candidata do PT à Presidência manifestou duas convicções em relação à disputa de 2010: a de que o partido vencerá as eleições e a de que o PMDB apoiará a candidatura petista.

A confiança na vitória foi demonstrada por Dilma ao comentar os resultados das mais recentes sondagens eleitorais.

“Pesquisa é retrato do momento. Vamos conseguir fazer o sucessor do presidente Lula. Estamos a um ano da eleição. Muita água vai correr debaixo dessa ponte”, afirmou.

Sobre a aliança do PMDB com o PT a ministra destacou que as lideranças peemedebistas “não escondem o apoio ao governo Lula e também não escondem apoio à sucessão do presidente Lula”.| Bconfidencial

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira