Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Pesquisa do instituto qualibest avalia o que as pessoas pensam sobre o consumo consciente

O Instituto Qualibest realizou uma pesquisa para entender o comportamento dos internautas em relação à questão do consumo consciente.

Quatro categorias de produtos foram avaliadas: roupas, produtos de higiene pessoal, produtos eletro-eletrônicos e produtos para alimentação. Em todas essas categorias, qualidade e preço foram considerados os fatores mais importantes na decisão de compra.

Outros cinco fatores também foram avaliados: marca do produto, ser adequado para o meio ambiente (não poluir, não gastar excesso de água e energia) ser de uma empresa socialmente responsável, a disponibilidade do produto e o produto estar na moda.

Tivemos o seguinte quadro em relação ao fator considerado como o mais importante na hora da compra: Qualidade e preço são exigências principais nos itens roupa, higiene pessoal, eletro-eletrônicos e alimentação.

“Ser adequado ao meio ambiente”, item que revela a presença do consumo consciente, embora seja o 3º item mais importante em três das categorias avaliadas, não se encontra na mesma posição de destaque dada aos fatores qualidade e preço.

Os internautas também foram indagados sobre seu comportamento em relação a algumas atitudes relacionadas ao consumo, e foram constatados os seguintes fatos: 89% concordam que as pessoas costumam consumir muito por impulso | 65% declararam que procuram sempre comprar um produto que não desrespeite o meio ambiente | 43% concordam que ter mais coisas do que possuem hoje os faria mais feliz | 28% nunca pararam para pensar sobre a forma como consomem | 28% não se importam em pagar juros para comprar um produto que desejam muito | 12% acreditam ser muito importante ter um estilo de vida parecido com o de seus amigos.

Dados da Pesquisa: Coleta - Questionário enviado via web, de auto-preenchimento, com amostra de 4.350 entrevistas em todo o Brasil a partir da base de dados de pessoas que se cadastraram no site do QualiBest, entre os dias 11 de julho e 16 de agosto de 2006

Instituto QualiBest - Ao longo de sete anos de atividade no segmento de pesquisas de mercado via Internet, o Instituto QualiBest já conta com mais de 45 mil usuários cadastrados em todo o país e oferece uma série de ferramentas que podem servir como subsídio para futuras reportagens, tais quais: pesquisas quantitativas, discussões digitais, painéis online, relatórios de e-commerce, entrevistas dirigidas sobre mercados específicos, testes de qualidade de sites, estudos sobre posicionamento e reposicionamento de marcas e imagens, além de testes e estudos sobre a eficácia de campanhas publicitárias. Entre as organizações que já realizaram pesquisas com o Instituto QualiBest destacam-se as agências F/Nazca, JWT, Loducca e Lowe, Banco Panamericano, Basf, Abott, Euro Interaction, Terra , Intel, Telefonica e Nokia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira